ESDI ABERTA #UERJRESISTE

A Escola Superior de Desenho Industrial convida todos para o evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE.

No momento da reabertura da Escola para a Rua do Passeio, marcando sua tradição e vitalidade no Rio de Janeiro, o evento vem investido de profunda consciência. É uma festa que almeja também uma resistência, uma festa atenta à CRISE à qual a universidade pública vem sendo submetida. Inúmeras dificuldades afrontam a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tratada pelo poder público com aviltante descaso. Esclarecemos que a UERJ NÃO se encontra em greve, mas que as condições atuais (salários e bolsas em atraso, falta de repasse de verbas para manutenção, não pagamento de funcionários terceirizados, etc.) não permitem seu funcionamento. Entendemos, no entanto, que a universidade, mais do que nunca, deve estar disponível à população e por isso ESDI ABERTA #UERJRESISTE aponta para possíveis formas de permanência.

O evento, que acontece no dia 12 de fevereiro, das 9h às 23h30, promoverá, ao longo do dia, diversas atividades com a intenção de mobilizar e conscientizar a sociedade, convidar alunos, professores, técnicos, ex-alunos e amigos para estarem aqui neste momento, mantendo a Esdi ativa, crítica e pulsante.

Ao longo do dia, diversas atividades estão sendo programadas para envolver os presentes em ações que interfiram imediatamente na escola e sua interface com a rua, como, por exemplo, a PINTURA COLETIVA DO MURO DA ESCOLA, localizado de frente aos Arcos da Lapa. OFICINAS de criação de peças gráficas, objetos e ideias para debatermos design, educação e universidade. DESCONFERÊNCIAS autoorganizadas para debater a situação da Esdi e da UERJ e as propostas para enfrentar a situação atual. AULA ABERTA "Design moderno: tempo e perspectivas" com o professor e ex-diretor da Esdi Pedro Luiz Pereira de Souza (16h30).

No início da noite, às 18h, acontecerá uma cerimônia para marcar a inauguração do novo acesso da Escola para a Rua do Passeio, a reativação da AexDi - Associação de professores, ex-alunos e amigos da Esdi, o lançamento do novo website e da identidade visual para a Escola, além de uma homenagem ao Professor Karl Heinz Bergmiller, um dos fundadores da Escola.

Finalizando este dia de celebração e reivindicação, um show com a presença confirmada de vários artistas: Ava Rocha, Bem Gil, BNegão, Cabelo, Dadi, Domenico, Exército de Bebês, Frejat, Jards Macalé, Kassin, Mãeana, Maíra Freitas, Negro Leo, Pedro Miranda etc.

Assim, este é um primeiro passo para uma contribuição ativa e permanente para a manutenção das atividades da Esdi. Afirmando o nosso compromisso com a defesa da educação pública e de qualidade, em especial da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, um patrimônio de todos os cidadãos fluminenses.

Domingo, 12 de fevereiro de 2017
Rua do Passeio, 80, Centro, Rio de Janeiro
Ingresso: contribuição consciente

Programação:

9h-18h: pintura do muro da Rua Evaristo da Veiga (Arcos da Lapa)

12-18h: oficinas, desconferências e aula do Professor Pedro Luiz Pereira de Souza (Design moderno: tempo e perspectivas, às 16h30)

18h-19h: Cerimônia: 1) inauguração do novo acesso da escola para a Rua do Passeio; 2) reativação da AexDi; 3) lançamento de novo website e identidade visual; 4)  homenagem ao Professor Karl Heinz Bergmiller

19h-23h30: show com artistas convidados:  Ava Rocha, Bem Gil, BNegão, Cabelo, Dadi, Domenico, Exército de Bebês, Frejat, Jards Macalé, Kassin, Mãeana, Maíra Freitas, Negro Leo, Pedro Miranda.

Publicado em 10 fev 2017