COVID-19: Iniciativas a respeito do projeto #ESDIUERJquarentena

A Escola Superior de Desenho Industrial tem se mobilizado na luta para o combate ao COVID-19 e agradece a cada colaborador que tem se empenhado e ajudado em torno dessa mobilização.

O Projeto #ESDIUERJquarentena iniciou em conjunto a essas práticas ao combate do COVID-19, quando as aulas presenciais foram paralisadas durante o distanciamento social. A professora Helena de Barros pensou numa forma alternativa de continuar a comunicação com os alunos para passar esse tempo de maneira ativa. Assim por meio de comunicação à distância o projeto ganhou vida, além da troca de conhecimento, foram produzidos materiais de comunicação que auxiliam e esclarecem a população sobre o COVID-19.

ESDIUERJquarentena é uma rede da comunidade esdiana que estimula a produção e reflexão em design a serviço da sociedade ao longo da quarentena por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19).

O propósito é colaborar com pessoas e instituições desenvolvendo propostas de design, dar visibilidade às ações e produções e constituir um espaço colaborativo de troca e construção de novos conhecimentos durante o período de suspensão das aulas.

As ações incluem produção de materiais de apoio aos profissionais de saúde pública, especialmente nas Instituições relacionadas à UERJ, entre elas o Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE/UERJ e a Policlínica Piquet Carneiro, seja no desenvolvimento de produtos, seja na elaboração de serviços e/ou peças de comunicação que contribuam para a proteção e esclarecimento da população.

Até agora foram produzidos 17 produtos gráficos nesse projeto, e na última semana 20 novas artes foram produzidas numa ação relâmpago para a Marcha Virtual pela Ciência, onde convidaram a comunidade Esdiana nas redes sociais para fazer interpretações visuais a partir de frases elaboradas.

As professoras Helena de Barros e Bianca Martins atuam na coordenação e os alunos da Esdi contribuem de forma voluntária com esse projeto, os alunos mais ativos são André Lobo, Aghata Kall, Valentina Teixeira, Maria Eduarda Pessoa, Maria Ostrower, Rafael Inocencio e Lucas Machado. Pelas redes sociais colaboraram a Ana Gláucia Paulino, Rafaele de Carvalho, Gabriela de Laurentis. Contam também com Daniel Cherpe, bolsista de extensão do projeto Design na Escola.

Todos os alunos, professores e ex-alunos da ESDI são bem vindos a participar da rede e colaborar criativamente. Quem tiver interesse de participar basta entrar em contato com as professoras Helenas de Barros ou Bianca Martins nas redes sociais.

Publicado em 25 mai 2020