--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Arcos Design, vol. 15 n.1 já está no ar

A revista Arcos Design acaba de publicar seu volume 15, número 1. Em parceria com o DesEduca lab, buscamos pensar as relações entre design e educação a partir de um ponto de vista crítico considerando os encontros, os “desvios e atravessamentos” entre os dois campos.

Reunimos 10 artigos temáticos completos e 2 de iniciação científica que contribuem para aprofundar a discussão:

1- Design gráfico para atravessar muros: o processo criativo de um livro em diálogo com mulheres em situação de cárcere

2- Mídias Sociais como uma possibilidade Conectivista para fomentar e propagar o Design Centrado no Humano

3- Notas para uma educação transmídia

4- A professora artífice ou Sobre Dramaturgias ‘docentesdiscentes’

5- Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola

6- O Design e os materiais de manipulação na Educação Infantil

7- Gamificação como estratégia de engajamento em Núcleos de Pesquisa: o estudo de caso do Fabrique durante a Covid-19

8- A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas

9- Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis do Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire

10- A reapropriação da subjetividade e a pedagogia da autonomia em ações extensionistas no campo do design

11- Conexão feminista: dispositivo de conversação como forma horizontal de organização e debate em ambientes de aprendizagem12- Projeto “Obesidade Infantil”: um problema muito além da balança

12- Projeto “Obesidade Infantil”: um problema muito além da balança

A capa desta edição conta com a foto da graduanda da Esdi,  Camila Niemeyer, e com o novo projeto gráfico da doutoranda do PPDESDI, Dan Souto. Ela simboliza nossa intenção de incluir cada vez mais os estudantes nas ações de divulgação científica. Seguimos no compromisso de abrir frentes interdisciplinares e espaço para as diversas vozes.

Boa leitura!

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/issue/view/2631

Publicado em 15 mar 2022