--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
In.Esdi

Chamada para Articulador(a) Territorial na Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ

Histórico e Contexto

A INSDI foi a primeira incubadora de Desenho Industrial surgida em 2007 no Rio de Janeiro e consiste em um programa para estímulo à criação para novos projetos e/ou empreendimentos. Inserida no ambiente acadêmico da ESDI, a incubadora de Empresas possui ênfase em pesquisa, metodologia e análise crítica com a finalidade de estimular a inovação e a criatividade.

Comprometida com o desenvolvimento de projetos em P&D avançados, a INESDI é uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico – UDT e emprega tecnologia e metodologia para alcançar resultados em inovação. Além disso a INESDI promove cursos e eventos para contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional do corpo de alunos da ESDI e outras instituições e disseminar, assim, a cultura empreendedora.

A partir de sua implantação inicial, de maneira pouco estruturada, e desde 2021, de modo mais sistemático e assertivo, a INESDI passou a acolher negócios de impacto socioambiental, em alinhamento com a Agenda 2030 e os 20 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em articulação com movimentos e instituições deste campo, a Incubadora visa ser uma facilitadora para empreendedores que desejam resolver problemas sociais e/ou ambientais do seu bairro, cidade, estado ou região.

Visão geral:

 Os(as) articuladores(as) territoriais da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ  atuarão no Projeto “Hub de design ESDI: ensino, pesquisa e extensão voltados à inovação  para o impacto socioambiental positivo” com ênfase na aproximação de alunos e  empreendedores com os problemas de favelas e periferias do estado do Rio de Janeiro.

 O projeto visa incentivar que adolescentes e jovens adultos se engajem na resolução de  problemas sociais e/ou ambientais nas suas comunidades, por meio do desenvolvimento de  produtos, serviços ou experiências inovadoras. Ou seja, busca fomentar a cultura  empreendedora e a criação de negócios de impacto socioambiental.

 Tarefas e atribuições do cargo:

 Os(as) articuladores(as) territoriais devem fazer parte da realidade de uma favela ou  subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e arredores (como a Região Metropolitana, Baixada  Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos, Região Médio Paraíba, etc). Isto quer  dizer, serem moradores(as) e ter contato frequente com as instituições, projetos sociais,  jovens e lideranças locais. Devem ser pessoas comunicativas, pró-ativas, realizadoras, e ter  acesso a diferentes redes locais interessadas em resolver problemas locais e gerar valor  para a comunidade. Estas pessoas estarão pontualmente vinculadas à Incubadora da ESDI.

 Atividades:

  Mapear e articular a rede de empreendimentos (projetos ambientais, sociais e/ou culturais,

 ONGs, coletivos) e produtores locais e seus contatos;

  Contribuir com a divulgação das atividades do projeto;

  Facilitar contato e trocas entre a Incubadora da ESDI/UERJ e os jovens, empreendedores,  agentes sociais e culturais e produtores locais;

  Apoiar os treinamentos e formações oferecidos pela Incubadora da ESDI/UERJ; 

• Desenvolver estratégias de mobilização e engajamento com jovens, empreendedores,  agentes sociais e culturais e produtores locais;

  Apoiar a inserção da equipe da Incubadora no território.

 Requisitos do cargo:

 Formação: Ensino Médio completo

 Idiomas: português  TI: Pacote Office e Internet

 Específicos do cargo:

 Deve ser representante da favela ou bairro do subúrbio, fazer parte da realidade local.

 Deve conhecer as instituições, organizações, projetos e líderes comunitários locais.  Ter alguma experiência no Terceiro Setor (em ONGs ou instituições que geram impacto  socioambiental positivo).

 Ter alguma experiência em articulação e/ou mobilização para

 Requisitos comportamentais:

  Excelente habilidade de comunicação verbal;

  Excelente habilidade para interagir com diferente públicos;  • Versatilidade para lidar com diferentes contextos e situações.

  Ser altamente proativo(a) e motivado(a);

  Saber trabalhar de forma autônoma e colaborativa;

  Capacidade de ser versátil e criativo.

 Desafio (Hackathon)

 O desafio tem objetivo de criar soluções para problemas socioambientais nos campos do  design e/ou da arquitetura e urbanismo. O Hackathon é uma maratona na qual hackers se  reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar  códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou  mesmo de hardware.

 Neste caso, não vamos nos limitar às soluções em tecnologia da informação, mas  contemplar todas as possibilidades que o design e a arquitetura e urbanismo oferecem em  termos de soluções para problemas socioambientais. Importante salientar que o  desenvolvimento das mesmas deverá acontecer de maneira alinhada com os 17 ODS ( Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das  Nações Unidas).

 Metodologia:

 Nos Desafios, será utilizado o Double Diamond, uma ferramenta para diversos projetos em  que há um problema complexo a ser resolvido.

 Ela corresponde a um diagrama de quatro triângulos conectados que formam dois  diamantes e indicam as quatro fases do processo (em inglês): descobrir ( discover) , definir  ( define) , desenvolver ( develop)  e entregar ( deliver ).

 Em “descobrir” e “desenvolver” se utiliza o pensamento divergente, fazendo um  brainstorming para levantar várias hipóteses e resoluções. Nessa etapa o objetivo é gerar o  máximo de insights e ideias.

Já em “definir” e “entregar” é utilizado o pensamento convergente. Nessas fases, são  filtradas as ideias e possibilidades levantadas durante a fase divergente para manter  aquelas que de fato são viáveis.

Formato:

 Os Desafios serão online, abertos e gratuitos, com limite para 100 participantes em cada um  deles. Visando garantir a diversidade nos grupos de trabalho, incluindo conhecimento  técnico e envolvimento com o problema, será dada prioridade para empreendedores  sociais, agentes culturais, gestores de projetos e estudantes e professores de design e  arquitetura e urbanismo.

Inscrições:

 Envie seu currículo para incubadora@esdi.uerj.br com o título “Candidatura a  articulador(a) territorial” e informando seu local de moradia e atuação.  Outras formas  de envio não serão consideradas.

 Para cada Hackathon, serão contratados 2 articuladores(as) territoriais. Cada contrato de  trabalho será  temporário, com duração de 45 dias,  carga horária semanal de 30h,  regime PJ, e remuneração total de R$3750.

 Visando promover a superação de desigualdades, a Incubadora de Empresas de Design da  ESDI/UERJ incentiva a candidatura de pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência  e LGBTQIA+ para essa vaga.

 Para se candidatar, envie seu currículo e uma carta de intenção para o e-mail:  incubadora@esdi.uerj.br

 O prazo para sua inscrição será o dia 31/01/2022.

 Para maiores informações acesse o site:  https://www.esdi.uerj.br/incubadora

Publicado em 12 jan 2023