--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
In.Esdi

Programa de Educação Continuada em Design - Design para negócios inovadores

Período: 2023.1

Carga horária: 60h ao total, sendo 2h por encontro, valendo 4 créditos.

Datas

Encontro 1: quarta-feira, 22/03, de 16h às 18h
Demais encontros: segundas-feiras, 27/03 a 03/07, de 16h às 18h

EMENTA: Inovação: definição, tipologias. Empreendedorismo: conceito, tipologias, oportunidades ao campo do design, designers e trabalhadores criativos. Indústria criativa: conceito, agentes econômicos, principais autores, dinâmica nacional e internacional. Economia de impacto e a emergência dos negócios de impacto socioambiental positivo. Tripé da sustentabilidade. ODS/ONU e os fatores ESG. Design thinking aplicado para modelagem de negócios. Captação e geração de valor para negócios. Modelagem de negócios: conceito, ferramentas, casos reais. Tecnologias sociais. Tecnologias assistivas. Marco legal das tipologias organizacionais no Brasil. Tripla hélice ampliada, Ecossistema de inovação. 

I. OBJETIVOS: ao final da disciplina, espera-se que os educandos sejam capazes de assimilar conceitos-chave e identificar oportunidades de inserção produtiva, aplicando-os ao seu tema de interesse no Mestrado ou Doutorado e estimulando-os a revisitarem seus posicionamentos de carreira.

II. PROGRAMA:

Conteúdo

1 Sistema de inovação

2 Economia de Impacto socioambiental positivo

3 Empreendedorismo inovador no campo criativo e de impacto

Plano de aulas a serem confirmadas, todas serão abertas ao público e terão supervisão da prof. Ruth, apoio da equipe da incubadora, prof. Rodrigo Coelho e Marcello Borio.

1 - Início do semestre - 22/03 com aulas presenciais;

2 - Inscrições até as 23h59 de 20/03/2023;

4 - Término do semestre  - previsto para 06/07.

Encontro 1, 27/03_ Empreendedorismo inovador e a emergência do impacto socioambiental positivo, com Ruth Mello

Bio: Doutoranda em design pela ESDI. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2006), especialista em Políticas Públicas e Governo pelo IUPERJ (2003) e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2000). Desde 2012, é professora do Instituto de Administração e Gestão (IAG) da PUC-Rio em disciplinas ligadas a ambientes de inovação, inovação social, educação empreendedora, empreendedorismo de impacto socioambiental, desenvolvimento local e planejamento de negócios. É conselheira da Rede Academia B e da Academia ICE de Negócios de Impacto Socioambiental. Foi coordenadora de negócios de impacto social e da área de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis (incubadora de empresas) da PUC-Rio. Foi tutora da Empresa Junior da PUC-Rio de 2009 a 2018. Atuou na coordenação geral do Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura do RJ de incubação de empreendimentos criativos do Estado.

Encontro 2, 03/04_ Modelagem de negócios aplicada ao Modelo C, com Prof. Marcello Borio

Bio: Pesquisador que dará apoio à mediação/tutoria (pro bono) do curso NIS em 2020.2, no âmbito de seu estágio docente do seu programa de doutoramento. Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis - PPSIG pela Universidade Federal Fluminense/UFF; mestre em Sistemas de Gestão pelo LATEC/UFF. com ênfase em estratégia, inovação e negócios de impacto; MBA em Organização e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense e Administração pela Universidade Veiga de Almeida; Pesquisador membro do GEOPI (Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação) da Escola de Engenharia/UFF.; Conselheiro de Administração, formado pelo IBGC e mentor de negócios certificado pela ABMEN. Mais de 25 anos de experiência como executivo de organizações de varejo e produtos de consumo e como consultor de estratégica e gestão em diversas organizações do segmento de Varejo; Farmacêutico de bens de consumo, tecnologia da Informação e de consultoria. É Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), reeleito por 6 mandatos e foi Diretor da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). É sócio fundador da L6 Capital Partners e Intelix Soluções, empresas de Consultoria. Integrou a primeira turma do Curso NIS, em 2019, como aluno.

Encontro 3, 10/04_ Indústria Criativa, com Prof. Julia Zardo e Oswaldo Neto_ Firjan

Bio Julia Zardo: Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.

Bio Oswaldo Neto: Engenheiro, especialista em Gestão e Geração de Valor na Nova Economia, MBA em Branding e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Possui experiência com economia criativa, gestão de redes e comunidades, captação de recursos, branding, gestão estratégica, elaboração e consultoria de projetos. Trabalhou em organizações como RJ Criativo, Benfeitoria e Auíri. Fez parte da equipe responsável pela publicação da última edição do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, em 2022.

Encontro 4, 17/04_ Propriedade Intelectual & inovação no Brasil, com Prof. Renata Angeli, UERJ 

Bio: Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Desenvolveu seu projeto de pós-doutorado na área de Propriedade Intelectual, Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia na Agência de Inovação da UFRJ onde participou de processos de avaliação de tecnologias na área biomédica para seu patenteamento, busca e redação de patentes, negociações com empresas, além de ministrar palestras para a difusão da Propriedade Intelectual da universidade. Desde 2014 é Professora (atualmente Adjunta 4) da UERJ atuando nos temas: propriedade intelectual, empreendedorismo, patentes, biotecnologia e monitoramento tecnológico. É professora permanente do Mestrado Profissional em Ciência Ambientais da UERJ onde ministra a disciplina de Legislação Ambiental e Empreendedorismo e do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação ? PROFNIT onde ministra e coordena a disciplina de Propriedade Intelectual e Políticas Públicas para Inovação. Desenvolveu junto ao Sebrae o projeto de Bioeconomia baseado em criar um ambiente de empresas de base biotecnológica em parceria com as universidades. É bolsista PROTEC (FAPERJ) com o projeto intitulado: Observatório Virtual de Inovação em Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável. Coordena o grupo de pesquisa chamado: Movimento da Universidade para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (MUDEI). É pesquisadora e palestrante nos temas Inovação, Empreendedorismo, Universidade Empreendedora, Propriedade Intelectual, Startups. Atualmente é assessora da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ.

Encontro 5, 24/04_ Economia criativa e do entretenimento, com Prof. Leo Feijó/Criativo 

Bio: É empreendedor, jornalista e mestre em Empreendedorismo Criativo com ênfase em Indústria da Música pela Goldsmiths, University of London. É apaixonado por música e por ações de impacto cultural, urbano e social. Foi Subsecretário de Cultura no Governo Estado do Rio de Janeiro. É diretor da Escola Música & Negócios, parceria com o Instituto Gênesis da PUC-Rio. Criou espaços como Teatro Odisseia, Cinematheque e Casa da Matriz. A convite do British Council, foi ao Reino Unido em 2012 e em 2018 para workshops e rodadas de negócios. Visitou feiras de música como SxSW e Womex. Está lançando o livro “Diversidade na Indústria da Música no Brasil” (Editora Dialética). Publicou "Rio Cultura da Noite " (Ed. Leya, com Marcus Wagner). Coordenou a publicação de “1976 Movimento Black Rio” e “Memória Afetiva do Botequim Carioca” (Ed. José Olympio).

Encontro 6, 8/05_ Ecossistema “UERJ´esdiano” de apoio à geração e desenvolvimento de startups criativas de impacto positivo, com Julia Cavalcanti/In.ESDI

Bio: Julia Cavalcanti é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRJ, tendo passado 7 meses em intercâmbio na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, no curso Information & Communication. Possui pós-graduação em Web Intelligence & Digital Ambience pela COPPE/UFRJ. Atuou por mais de 5 anos em ambientes de inovação do estado do Rio de Janeiro, com destaque para o Templo.cc, o primeiro coworking do Brasil e berço de dezenas startups, onde foi gestora de comunidade; o Rio Criativo, a primeira incubadora de economia criativa na América Latina, onde foi coordenadora de educação; e a Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ, a única incubadora de design e arquitetura da região sudeste do Brasil, onde é gestora. Também possui experiência empreendendo, tendo cofundado a CHAMA, uma agência-rede de comunicação, mobilização e produção cultural para movimentos sociais e causas.

Encontro 7, 15/05_ Negócios criativos como política pública, com Carolyne Gomes/Coord. economia criativa do Sebrae RJ

Carolyne Gomes é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. MBA em Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. Desde 2007 atua como analista do Sebrae/RJ, na execução de projetos e programas de fomento ao empreendedorismo, melhoria da competitividade e desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas. Atualmente é Coordenadora de Economia Criativa do Sebrae/RJ.

Encontro 8, 22/05_ Economia circular e regenerativa para negócios com base C&TI, com Prof. Rodrigo Coelho

Rodrigo Coelho é mestrando em Engenharia Ambiental na PUC-Rio, Post-MBA em ESG pelo COPPEAD UFRJ, MBA em Gestão de Negócios e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui ainda extensão em Negócios de Impacto Socioambiental (PUC-Rio), Gestão Estratégica de Carbono (FGV) e Desenvolvimento de Produtos em IoT (Fundação Dom Cabral).   Desde 2005 atua na área de desenvolvimento de software, possui vasta experiência em gestão ágil de projetos, inovação sustentável e mercado de créditos de carbono.   Atualmente ocupa o cargo de de gerente de tecnologia na Americanas S.A. e possui passagem por empresas como Bradesco Seguros e IBM.

Encontro 9, 29/05_ Ecossistema de inovação, com Prof. Dr. Alessandro Valério/Parque Tec. de SJC/SP

Alessandro Valério é coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Empreendedor e consultor de desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico. Administrador de Empresas com Doutorado e Mestrado em Design pela ESDI/UERJ e Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, PPGE/UFF. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ de 2013 a 2021, responsável pelo desenvolvimento de ações de coordenação de projetos e orientação aos empreendedores. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno, e como consultor em outras universidades. Professor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de negócios em design, gestão de projetos, inovação, criatividade e Economia Criativa. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.

Encontro 10, 5/06_ Momento da turma para consolidar aprendizados e apoiar produção avaliativa

Encontro 11, 12/06_ Ecossistema de inovação do RJ, com Prof. Paula Gonzaga/Dir. RedeTec & Ecossistema de impacto do RJ, com Prof. Geiza Rocha/Rio de Impacto

Paula Gonzaga é socióloga pela UERJ, com MBA em Administração de Negócios, IBMEC e em Gestão de Projetos, FGV. Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios, UFRJ. Diretora da Rede de Tecnologia e Inovação do RJ - REDETEC, instituição voltada para articular a oferta com a demanda de tecnologia e conhecimento no Sistema de Ciência e Tecnologia e Inovação. Responsável pela concepção e gerenciamento de programas e projetos institucionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração de planejamentos estratégicos e modelagens de processos e uso do Marco Legal de Inovação. Criou e coordena diversas redes de cooperação. Mentora de startups, com ênfase em spinoffs de ICTs, e é associada da ABMEN - Associação Brasileira de Mentores de Negócios. Conhecimento em Modelagem de Negócios das Empresas, Gestão de Negócios, elaboração de Plano de Negócios e Projeto de Produto; em Gestão da Inovação e Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Geiza Rocha é jornalista especializada em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP/Harvard). Pós graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Cursou Governabilidade, Gerência Política de Gestão Pública pela FGV - CAF. Atua como Secretária-Geral do Fórum de Desenvolvimento - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e coordena o Movimento Rio de Impacto que reúne instituições dinamizadoras dos negócios de impacto no estado do Rio de Janeiro para promover ações que fortaleçam o ecossistema de impactação social. Apresenta o programa Rio em Foco na TV Alerj e é âncora dos Podcasts Quero Discutir o Meu Estado, Rio de Impacto e Mulheres Sustentáveis.

Encontro 12, 19/06_ Caso real em foco_ Mercia Britto, Cinema Nosso & Jabuti Filmes/RJ e Marcio Waked, RioFair Trade e Unicap/PE

Mércia Britto é doutoranda em Governação, Conhecimento e Inovação na Faculdade de Economia Universidade de Coimbra. Mestre em Intervenção social, Inovação e Empreendedorismo da mesma Universidade, Portugal. Possui Formação Executiva em Cinema e Televisão – FGV Management, Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sócio-fundadora e diretora executiva do Cinema Nosso, organização social com 20 anos de trabalho em inovação audiovisual. É diretora do festival Super Hacka Kids e do Rio Indie Games. Faz parte da equipe de consultores em Economia Criativa do Sebrae/RJ. Atua com movimentos sociais e audiovisual desde 1997, é membro da plataforma internacional de gestores culturais, Proyecta Cultura desde 2004 e faz parte do conselho de diversidade da ABRAGAMES.  Assinou a criação e realização de mais de 50 projetos culturais e de impacto social em audiovisual, games e realidade virtual. Mãe da Sara, filha do Sr. Pedro e Dona Mabel a maior fotografa do cotidiano que conheço e neta do contador de história Sr. Joca de 101 anos de idade. Dedica com seriedade e afinco na viabilização de projetos com juventude, acreditando que arte, tecnologia e o audiovisual são poderosas ferramentas para promover transformação social e mudar o Mundo.

Marcio Waked é graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). MBA Gestão Empresarial e Gestão em Marketing pela FGV/UNICAP. Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela UPE/FCAP. Foi Coordenador da Católica Business School. Atualmente é Pró-reitor Administrativo da Universidade Católica de Pernambuco, Coordenador e docente do MBA de Gestão de Negócios, Inovação e Transformação Digital, do MBA de Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis, do MBA de Gestão das Organizações da Sociedade Civil e Iniciativas Sociais, do MBA de Liderança, Inovação e Negócios Sustentáveis. Docente da Disciplina de Empreendedorismo e de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Curso de Administração. Foi Professor visitante da PUC-SP no Curso Liderança e Inovação para o Futuro da Moda: Responsabilidade Social e Sustentabilidade; Docente do Curso de Negócios de Impacto Social da PUC-RJ. Presidente Emérito da Casa da Esperança, Foi Membro do Conselho Superior de Administração do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania. É sócio fundador e Diretor Executivo da Bio Fair Trade Comercio e Exportação de Produtos Artesanais Ltda. É Membro do Conselho do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Negócios de Impacto, Comércio Justo, Marketing e Tecnologia da Informação.

Encontro 13, 26/06_ Alunos apresentam trabalho em grupo e individual

Encontro 14, 03/07_ Alunos apresentam trabalho em grupo e individual

METODOLOGIA:

As aulas semanais terão 2h de vivência presencial síncrona as quais terão formato expositivo-dialógico e momentos de oficinas. Serão abertas para toda comunidade acadêmica e sociedade. Algumas aulas serão online, considerando expositor externo ao RJ.

As outras 2h serão mobilizadas de modo assíncrono remoto, com apoio de plataforma virtual de aprendizagem (Google Classroom) com respectivos recursos de aprendizagem a serem estudados.

III. ATIVIDADES PREVISTAS:

a. Elaboração em grupo (de 2 a 4 alunos) de modelagem de negócios (usando o Modelo C) de caso real de organização que atua no campo da indústria criativa nacional. 40 pontos.

b. Produção individual de resenha crítica textual (2 laudas) ou audiovisual (3 minutos), a ser divulgada externamente (mídias da ESDI), trazendo problematizações acerca de como o enfoque da inovação se articula com o campo do conhecimento do design, do designer e da indústria criativa à luz do caso real estudado em grupo. 60 pontos.

BIBLIOGRAFIA

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design básico: grids. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BARKI, Edgard; COMINI, Graziella Maria; TORRES, Haroldo da Gama (Orgs.). Negócios de impacto socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. Rio de Janeiro: FGV, 2019. 376 p.

BLANK, S. Why the lean start-up changes everything. Harvard Business rReview, v. 91, n. 5, p. 63-72, 2013.

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 

BRUNELLI, M.; LAURSEN, E.; MELLO, Ruth Espinola Soriano et al. Inovação: definições e casos em Negócios de Impacto Socioambiental. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, IAG, 2022. v. 1. 44p .

CORONA, G. P.; MAYORGA, I. C.; PISCHETOLA, M.; MELLO, Ruth Espinola Soriano (Org.). Innovación y Emprendimiento Social en Instituciones de Educación Superior: Students4Change. 1. ed. Ciudad de Mexico: Hola Publishing Internacional, 2019. v. 1000. 184p .

FIGUEIREDO, B.; MELLO, Ruth Espinola Soriano. Ciclo Orgânico: The Challenge of Selling Impact. Ciclo Orgânico: The Challenge of Selling Impact. 1ed.Sage: Sage, 2020, v. 1, p. 1-1.

FORÇA TAREFA DE FINANÇAS SOCIAIS. Formatos legais existentes no Brasil que podem servir aos Negócios de Impacto. Março, 2015. 

KORMAN DIB, Sandra & Castro, Lucia. (2010). O trabalho é projeto de vida para os jovens? Cadernos de Psicologia Social do Trabalho.

LAURSEN, E.; Mello, Ruth Espinola Soriano et al. (Org.s); Ecossistema de apoio aos Negócios de Impacto Socioambiental (NIS): principais atores no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2021. v. 10000. 58p.

LIMEIRA, Tania Maria Vidigal. Negócios de Impacto Social- Guia para os empreendedores, 1. Ed. São Paulo: Saraiva Educaçcão, 2018.

MELLO, Ruth Espinola Soriano. O Terceiro Setor, os Negócios de Impacto Socioambiental e a Questão Social no Brasil. In: Ricardo Ismael. (Org.). Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD): Agenda de Pesquisa e Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2020, v. 1, p. 1-1.

MELLO, Ruth Espinola Soriano. Universidade Empreendedora e o caso PUC-Rio. In: MELLO, Ruth Espinola Soriano; Pischetola, Magda.. (Org.). Universidade como agente de inovação social e o caso Students for Change. 1ed.Rio de Janeiro: Arissas, 2019, v. 1, p. 13-39.

MELLO, Ruth Espinola Soriano. Estratégias participativas e a pesquisa-ação para o desenvolvimento local. In: Fellipe Addor, Flavio Chedid Henriques. (Org.). Tecnologia, participação e território reflexões a partir da prática externsionista. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ FAPERJ, 2015, v. 1, p. 309-330. 

MELLO, Ruth Espinola Soriano; BORGES, I.; OLIVEIRA, C.. Santa Marta: the Richness of a Rio de Janeiro Slum in Welcoming a Social Business. In: Julika Baumann Montecinos; Jessica Geraldo Schwengber; Josef Wieland. (Org.). Transcultural Management Series _ Relational Leadership, Case Studies from Brazil. 1ed.Marburg: Josef Wieland, 2020, v. 1, p. 147-168.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; PISCHETOLA, M.; OLIVEIRA, A.; PAIVA, A. R.; SILVA, C. J.; HENRIQUES, E.; BRUNELLI, M. Q.; MAHFUZ, M.; NUNES, N. R. A.; MARTINS, L. S. E. S.; ZAREMBA, R. S.. Universidade como agente de inovação social e o caso Students for Change. 1. ed. Rio de Janeiro: Arissas, 2019. v. 1. 120p.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Ecossistema empreendedor da PUC-Rio. In: Ensino de Empreendedorismo no Brasil, panorama, metodologias, melhores práticas e desafios (LOPES, Rose Mary Almeida). Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2017.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Economia criativa: o caso das Incubadoras Rio Criativo frente às políticas culturais tradicionais. CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO FLUMINENSE, v. 5, p. 109-125, 2014.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Economia criativa: o caso das Incubadoras Rio Criativo frente às políticas culturais tradicionais. Cadernos do desenvolvimento fluminense, v. 5, p. 109-125, 2014.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Cadeia Produtiva do Audiovisual Capixaba. 1. ed. Vitória: PUC-Rio, SECULT e SEBRAE ES., 2010. v. 1. 244p.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Rio cidade criativa: economia criativa e ambientes para o desenvolvimento. Plurimus Cultura e Desenvolvimento em Revista, v. ii, p. 21-125, 2013.

MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G..; LEMOS, Davi. Evolution of Social and Creative Enterprise Incubation Methodology. Advances in Business Strategy and Competitive Advantage. 1ed.: IGI Global, 2017, v. , p. 108-125.

MELLO, Ricardo Ferreira; MELLO, Ruth Espinola Soriano; ZARDO, Julia B. G.. Productive Initiatives in the Realm of Creative Industries: a territorial approach of two Brazilian cases. International juornal of business, humanitis and technology, v. 4, p. 56-64, 2014.

MOURÃO, Mara. Quem se Importa 2012, HD, 93 min. Produzido por: TATIANA BATTAGLIA e MARA MOURÃO Direção e Roteiro: MARA MOURÃO Narração: Rodrigo Santoro (longa metragem audiovisual)

MOVE SOCIAL; SENSE-Lab; ICE; Fundação Grupo Boticário. Modelo C: uma nova abordagem para o campo dos Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil Disponível em https://ice.org.br/publicacao/modelo-c-uma-nova-abordagem-para-o-campo-dos-negocios-de-impacto-socioambiental-no-brasil/, acesso 6 jan 23. 

MUNROE, T.; WESTWIND, M. Silicon Valley: ecología de la innovación. Malaga: Euromedia Comunicación, p. 46-91, 2008.

OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Publicado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 3. Edição, 2006.

OSTERWALDER, Alexander.PIGNEUR, Yves. Business ModelGeneration: Inovação em Modelos de Negócios. Alta Books. 3ª reimpressão. Rio de Janeiro, 2011.

PISCHETOLA, M.; MAYORGA, I. C.; MELLO, Ruth Espinola Soriano; ESTIVARIZ, G. O.; GUERRA, I. Toolkit Teaching approaches to support Social Innovation and Social Entrepreneurship initiatives_ Teaching Worksheets (livro 2). 1. ed. Cuidad de Mexico: ITESM, 2019. v. 2. 154p .

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

RAWORTH, Kate. Economia Donut- uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. 1. Ed. Rio de Janeiro: Zahar editora, 2019.

RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

SANTOS, L. C.; BRANCO, M. C.; GANDOLPHO, L. T. H.; MELLO, Ruth Espinola Soriano de. A implantação do esporte de vela no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). In: Barros et al. (Org.). Libras em diálogo: interfaces com as políticas públicas. 1ed., v. 1, p. 40-80. São Paulo: Pontes, 2020.

VIANNA et. aL. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

YUNUS, Muhammad. Criando um negócio social. 1ªed. Yunus Ed., Elsevier, Alta Books, 2010.

ZARDO, Julia Bloomfield Gama; MELLO, Ruth Espinola Soriano. Rio Criativo - Incubadora de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro: Análise Crítica da Universidade Empreendedora Executora de Política Pública. Revista Eletronica Sistemas & Gestão , v. 7, p. 206-221, 2012.

ZARDO, Julia Bloomfield Gama; MELLO, Ruth Espinola Soriano.  Rio Criativo: programa de economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. v. 1. 88p.

ZARDO, Julia Bloomfield Gama; MELLO, Ruth Espinola Soriano. Incubadoras no Brasil e no mundo. In: Joana Stallivieri Neves; Leonardo Feijó. (Org.). Rio Criativo: programa de economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014, v. 1, p. 21-26.

Publicado em 13 mar 2023