--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI

Coleção Laboratórios | PPDESDI

A presente coleção de livros, intitulada Coleção Laboratórios, reúne trabalhos relacionados aos laboratórios vinculados ao Programa. Os livros são obras coletivas dos laboratórios, com participação de pesquisadoras(es) em curso e já diplomados pelo programa e pesquisadores parceiros. As(os) organizadoras(es) tiveram autonomia para estruturar seus livros, convidar autores e selecionar textos. Isso reflete como os laboratórios se organizam na estrutura do PPDESDI. Os primeiros quatro volumes da coleção, já definidos, são organizados pelos laboratórios DEMO, DesEduca, LaDA e CURA.

Essa coleção foi idealizada por um Comitê Editorial constituído por quatro laboratórios de pesquisa do PPDesdi e teve a coordenação editorial de Barbara Szaniecki, coordenadora do PPDEsdi, e Pedro Biz, pesquisador do Lada.

Como Comitê Editorial e Coordenação Editorial agradecemos Tarcísio Bezerra pelo projeto gráfico e Laura Loyola e Aline Canejo pela revisãodos textos. E agradecemos a UERJ e o PROAP da CAPES pelos auxílios que nos permitiram realizar essa coleção.

Coordenação editorial
Barbara Szaniecki
Pedro Biz

Comitê Editorial
CURA Grupo de Pesquisa Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura
Demo Laboratório de Design-Ficção
Deseduca Laboratório de Design e Educação
LaDA Laboratório de Design e Antropologia

Laboratório de Design-Ficção

O livro do Demo (Laboratório de Design-Ficção), organizado pelos professores e pesquisadores Daniel B. Portugal, Wandyr Hagge e Leonardo Kussler, intitula-se Quando fazer é pensar. A obra reúne textos originais e traduções relevantes para conectar o Design a campos diversos das Humanidades, especialmente a Filosofia. Unindo as diversas produções que constituem a obra encontra-se uma suspeita da separação entre pensar e fazer, a qual, com alguns poucos respiros, sobreviveu da Antiguidade à Modernidade e se enraizou no senso comum.

Laboratório de Design e Educação

O DesEduca (Laboratório de Design e Educação) seguiu outra abordagem ao pensar o livro como uma fotografia instantânea do grupo em movimento. Organizado pelos professores e pesquisadores Barbara Necyk, Bianca Martins e Ricardo Artur Pereira Carvalho, é uma obra coletiva dos membros do laboratório trazendo interesses, indagações, discussões e pesquisas. Pelo tamanho do laboratório, que além do corpo docente e discente da ESDI/UERJ, conta com parceiros da UFF, UTFPR, UFPE, UFPA e ESPM-Rio, os coordenadores optaram por uma seleção como uma pesquisa, seguindo métodos bem definidos em três etapas: levantamento, organização e seleção, valendo-se da ferramenta de ordenação de cartões, os textos foram classificados em 3 eixos temáticos: aprender projetando; aprender questionando; estratégias pedagógicas.

Laboratório de Design e Antropologia

O livro do LaDA (Laboratório de Design e Antropologia), organizado pelas professoras e pesquisadores Barbara Szaniecki, Zoy Anastassakis e pelo pesquisador Pedro Biz, é uma coletânea de reflexões sobre as primeiras pesquisas de doutorado defendidas por pesquisadoras que desenvolveram suas pesquisas no LaDA. Ainda que oriundas de um mesmo tempo e lugar, as pesquisas aqui reunidas são muito distintas em termos de temas e abordagens, convergindo em torno de um referencial teórico compartilhado, assim como no engajamento comum na busca de modos de fazer pesquisa em design envolvendo mais pessoas, coisas e territórios.

Grupo de pesquisas em Cultura, urbanismo, Resistência e Arquitetura

O Livro do CURA (Grupo de pesquisas em Cultura, Urbanismo, Resistência e Arquitetura), organizado pelo professor e pesquisador André Carvalho, busca refletir e apresentar, a partir das pesquisas em desenvolvimento, as relações entre arquitetura, arte e design. Para isso, além da apresentação da exposição Atravessar e Presente, reunindo obras de artistes que situam a ideia de cidade no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com a arte, o livro reúne, também, textos dos pesquisadores do CURA que tratam de poéticas e temáticas vinculadas a suas respectivas pesquisas: cidade, gênero, design social, expressão gráfica e vida. O livro propõe, também, a reunião de textos e traduções de pesquisadores convidados em torno de temáticas, muito caras à vocação do CURA, que tensionam as relações entre arquitetura e design vinculadas a territorialidade, etnicidade, arte e história.

Publicado em 25 jul 2023