ESDI

Chamada para Cartazes Comemorativos dos 60 anos da ESDI

Mostra em Ambiente Digital e Exposição de Impressos

À luz das comemorações dos 60 anos da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2023, convidamos discentes, docentes, esdianos, ex-dianos ou não, para participar da Chamada para Cartazes Comemorativos dos 60 anos da ESDI.

A partir da criação de cartazes, buscamos reunir olhares diversos sobre a ESDI - seus tempos, espaços e pessoas - para contar, a muitas mãos, suas histórias e memórias e, porque não, imaginar os próximos 60 anos, reunindo trabalhos que reflitam valores como tradição, experimentação e pertencimento.

Os participantes podem inscrever quantos cartazes desejarem. Os cartazes serão avaliados por Comissão de Seleção a partir de critérios como impacto visual, coerência com a temática proposta, apresentação de acordo com os padrões estabelecidos, e qualidade técnica.

Uma Mostra em Ambiente Digital dos cartazes está prevista para novembro de 2023. Uma Exposição de Impressos está prevista para ocorrer no MAM-Rio e posteriormente na ESDI. As datas de abertura e encerramento da Mostra e da Exposição serão divulgadas no site da ESDI.

Período de inscrições: 15 de setembro a 15 de outubro de 2023.

Sobre a participação:

Os participantes podem inscrever quantos cartazes desejarem - cada cartaz corresponderá a um número de inscrição. A participação é aberta a pessoas físicas interessadas. Pessoas jurídicas (escolas, agências, ou escritórios) podem enviar trabalhos desde que associados a pessoas físicas, pois é necessário que haja um responsável pela inscrição, o que inclui o atendimento das seguintes regras:

• ENVIO de arquivo do cartaz em formato .jpg ou .pdf com resolução entre 72 e 150 dpi para a Mostra em Ambiente Digital, por meio de Formulário de Inscrição. O link está disponível no site da ESDI.
  • PREENCHIMENTO E ASSINATURA do “Termo de Doação e Cessão de Uso” que consta no Formulário de Inscrição. O link para download está disponível no site da ESDI.
  • IMPORTANTE: Todos os cartazes devem ser disponibilizados em licença Creative Commons 4.0 - atribuição não comercial sem derivações - Internacional
  • No caso de o cartaz ser selecionado para a Exposição de Impressos, ENVIO do arquivo correspondente em resolução para impressão (300dpi) no prazo informado, por e-mail, pela Comissão de Seleção.

Formato e características do cartaz para submissão:

• Formato 46 cm × 64 cm com orientação vertical.
  • Devem constar, obrigatoriamente, referências ao nome da ESDI (que pode ser grafado por extenso ou na forma de sigla), e ao intervalo temporal de 60 anos (que pode ser grafado por extenso, na forma de numeral, em algarismo arábico ou romano, datas, elementos gráficos), em qualquer fonte, tamanho, caixa alta ou baixa.
  • O brasão da UERJ + selo ESDI 60 devem estar presentes - o link para o arquivo fonte está disponível ao lado
  • Caso sejam utilizadas imagens/ilustrações/obras pertencentes a terceiros, devem ser entregues autorizações de uso de imagem assinadas pelos respectivos autores.
  • O nome do arquivo deve seguir o modelo: "esdi60_nome-completo.pdf" ou "esdi60_nome-completo.jpg"
  • Trabalhos e arquivos que não sigam as normas descritas nesta Chamada serão desconsiderados.
  • Não serão aceitos cartazes com caráter discriminatório.

Sobre a Comissão de Seleção e os critérios de avaliação:

A Comissão de Seleção dos cartazes será composta por convidados externos, egressos, discentes e docentes da ESDI, em um total de 4 pessoas. Os trabalhos serão avaliados segundo o atendimento às regras estabelecidas neste regulamento.

A Comissão de Seleção terá autonomia para definir a quantidade de cartazes a serem apresentados ao público tanto na Mostra em Ambiente Digital quanto na Exposição de Impressos. Casos não previstos nesta Chamada serão decididos pelo Comitê Organizador das Comemorações de 60 Anos da ESDI.

Os critérios para avaliação são os seguintes:

• Impacto visual;
  • Coerência com a temática proposta;
  • Apresentação dentro dos padrões estabelecidos;
  • Qualidade técnica.
Publicado em 16 set 2023