Inscrição nas disciplinas período acadêmico 2024.1
A inscrição nas disciplinas do período acadêmico 2024.1 ocorrerá de 1º a 16 de fevereiro de 2024 e deve ser realizada pelo estudante no aluno online.
As aulas se iniciarão no dia 27 de fevereiro de 2024.
Nosso planejamento para o próximo período está disponível no link abaixo:
A inscrição nas disciplinas é de responsabilidade do estudante. Fiquem atentos às instruções do aluno online sobre a confirmação de inscrição e disponibilidade de vagas. Atenção: se surgir a mensagem de indisponibilidade de vaga, a inscrição deve ser feita na TURMA 2 da mesma disciplina. Os estudantes devem verificar se sua inscrição foi corretamente efetivada no período de RID (Resultado de Inscrição em Disciplinas) divulgado em 20/fev/24.
Estudantes do 3º e 5º períodos
Como nosso regime é seriado, os estudantes devem se inscrever em TODAS as disciplinas ofertadas para cada período, atentando para as seguintes instruções:
3º período: nas disciplinas Meios e Métodos na Interação 2 e Projeto em Design de Interação 1 a turma foi dividida em dois grupos com horários alternados entre as disciplinas (8-10h e 10-12h). Os estudantes devem escolher turmas em horários alternados de modo a cursar ambas disciplinas, atentando para o nº de vagas – em caso de lotação, optar pela próxima turma disponível. As disciplinas Projeto em Design de Produto 1, Arte Arquitetura e Design 1 e Representação Técnica 2 foram divididas em dois grupos com horários distintos em função da limitação do espaço físico das oficinas e laboratórios – os estudantes devem escolher a turma com horário preferencial, atentando para o nº de vagas – em caso de lotação, optar pela próxima turma disponível. Pedimos que a turma se organize e, se possível, dê prioridade ao horário da manhã para os estudantes que trabalham à tarde.
5º período: em Eletiva Restrita (grupo 1) - os estudantes devem optar por apenas uma das disciplinas ofertadas, de acordo com sua preferência de eixo projetual (Produto, Comunicação, Interação ou Serviços). A disciplina Mídias Digitais está dividida em duas turmas, atentar para o número de vagas e, em caso de lotação, optar pela próxima turma disponível.
Estudantes 7º e 8º períodos e cód. 7
Estudantes do 7º período devem se inscrever em todas as disciplinas do período e dependências a cumprir, se houver. A disciplina de Projeto de Graduação será ofertada excepcionalmente para estudantes concluintes. Há 4 turmas de Anteprojeto de graduação disponíveis – em caso de lotação, optar pela próxima turma disponível, independente dos orientadores alocados - a designação de orientadores será realizada próximo ao início das aulas.
código 7 (monografia em preparo) - para os estudantes que se encontram em código 7 é obrigatória a inscrição em Projeto de Graduação dentro do prazo de inscrição acima citado. Esse código permite ao estudante que não conseguiu concluir em tempo hábil todas etapas do TCC no período anterior, obter um prazo de até 30 dias após a data do início do período subsequente para concluí-la. Caso o estudante defenda a monografia dentro deste prazo e esteja com todos os requisitos completos (incluindo horas de AACC), poderá colar grau junto à turma do período anterior e a inscrição será automaticamente descartada, caso contrário, a inscrição permanece ativa para a defesa até o fim do período, junto à próxima turma. Todas as inscrições em disciplinas de dependências ou eletivas universais serão mantidas para as suas conclusões normais no final do período.
Eletivas Universais - para estudantes que desejem complementar sua formação, também estão disponíveis inscrições em Eletivas Universais da UERJ. Informamos que IFHT/UERJ - Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia, oferece disciplinas remotas, os demais cursos são presenciais na UERJ.
Estudantes do currículo antigo
Devem se inscrever nas duas disciplinas de Desenvolvimento de Projeto IV e dependências, se houver. Se ainda não tiverem entrado em contato, por favor informem a Secretaria e a Coordenação para que possamos incluí-los nos planejamento das disciplinas.
Estudantes com dificuldade de inscrição
O RID (Resultado de Inscrição em Disciplinas) que é disponibilizado imediatamente após efetivar a inscrição em disciplinas é PROVISÓRIO, isso quer dizer que ele NÃO ESPELHA A SUA REAL SITUAÇÃO DE INSCRIÇÃO. Assim, quando aparece a mensagem “dependendo de vaga” no seu RID provisório, isso não é garantia de inscrição aceita. Para ter certeza de que a solicitação foi plenamente realizada, com ocupação de fato na vaga da turma selecionada, é preciso consultar o RID (Resultado de Inscrição em Disciplinas) que será divulgado em 20/fev/24. Este RID especificamente é o que demonstra a sua real situação de inscrição findo o prazo de inscrição em disciplinas. Se nele constar alguma mensagem indicando que a sua inscrição não foi efetivada ou que houve choque de horário, será preciso solicitar a alteração da sua inscrição em disciplinas, no prazo do SAID, para fazer as devidas correções.
No caso de estudantes que, por algum motivo não conseguirem se inscrever na disciplina pretendida no período normal de inscrição, como medida preventiva para evitar problemas futuros, indicamos que esses estudantes se inscrevam em disciplinas Eletivas Universais da UERJ no mesmo número de disciplinas do seu curso que não conseguiram se inscrever – as mesmas poderão ser substituídas pelas disciplinas adequadas durante o período de SAID (Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas). Recomendamos esse procedimento especialmente para os estudantes bolsistas, para que não corram risco de interrupção de bolsas por não estarem inscritos. Alertamos que, no período de SAID, disciplinas podem ser substituídas ou canceladas, mas não podem ser incluídas posteriormente, assim é importante que a inscrição seja feita no mesmo número de disciplinas pretendidas para o curso.
Após o prazo do SAID será liberado outro RID (RID após o SAID) que espelha a real situação de inscrição após o SAID. O RID após a inscrição em disciplinas e o RID após o SAID são dois documentos diferentes e podem ou não conter as mesmas informações (se houve solicitação de SAID, os dois RIDs serão diferentes). Durante o SAID, confiram sempre o campo "Disciplinas em Curso" do aluno online, lá consta quais disciplinas o aluno está de fato inscrito até o momento da consulta. Essa conferência é muito importante pois caso não seja aceito em nenhuma disciplina no momento da inscrição e não realizem SAID para corrigir essa situação, o sistema considera como não inscrito e trancará automaticamente a matrícula logo após o fim do prazo do SAID devido a ausência de inscrições válidas, podendo a partir daí gerar um cancelamento de matrícula por ABANDONO.
Após o período de inscrição ou de SAID, os estudantes que ainda estiverem com alguma questão de inscrição pendente, devem entrar em contato com a Secretaria (copiando a coordenação, para acompanhamento), informando nome completo e matrícula e o relato (preferencialmente ilustrado) do fato ocorrido.