--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Projetos de Pesquisa

83 itens encontrados
a-z crono
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design

O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.

Ricardo Artur Pereira Carvalho
Projeto de Extensão

Análise e Diagnósticos de Pequenos Assentamentos

Patricia R C Drach
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Ao encontro da cor: primeiros impressos coloridos brasileiros de caráter lúdico (1880-1945)

Esta pesquisa busca investigar a transição das técnicas de impressão colorida entre a interpretação manual e a fotomecânica. Para ilustrar esse recorte serão abordados os primeiros impressos coloridos produzidos no país entre 1880 a 1945 onde se destacam as estampas de caráter lúdico pertencentes ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Serão consideradas as estampas produzidas com a finalidade de entretenimento e diversão. Situam-se neste contexto os impressos coloridos que ilustram a iniciante produção literária brasileira infanto-juvenil, brinquedos e jogos (destinados tanto ao público infantil como adulto). O uso da cor tem para este tipo de peça gráfica um diferencial atrativo, sendo essencial como estratégia de persuasão e interesse. O resgate histórico visa localizar, identificar e descrever tecnicamente este tipo de impresso, promovendo o interesse pela memória gráfica brasileira e a visibilidade de sedutoras peças do acervo da BN.

Helena de Barros
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Arquitetura Com-sentida: Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura

O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura e urbanismo no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura e urbanismo contemporâneos e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias "identidades fixas"na construção de uma "desidentificação aditiva", onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas, por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis. 

André Luiz Carvalho Cardoso
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Arquitetura de Terreiros : Ecos da subjetividade afro-brasileira no espaço do sagrado

O objetivo geral deste projeto é desenvolver uma investigação sobre a arquitetura dos terreiros na contemporaneidade, a partir de suas relações históricas com ecos da subjetividade afro-brasileira que marcam características construtivas, formais e tipológicas desses espaços do sagrado. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura contemporânea dos terreiros, de cultos de matrizes africanas, guardam em suas formas de uso do espaço, vestígios que nos indicam uma habitabilidade de tradições, ancestralidades, quilombismo, etc. As históricas relações e adaptações e estratégias de um povo que foi escravizado e submetido a uma nova cultura de dominação fez gerar alternativas de resistência para manutenção de sua fé e práticas religiosas. Assim, as arquiteturas dos terreiros contemporâneos parecem guardar em seus usos e adaptações construtivas muitos vestígios dessas estratégias de resistência e adaptabilidade.

André Luiz Carvalho Cardoso
Projeto de Extensão

BIAU - Banco de Ideias em Arquitetura e Urbanismo

O perfil social da UERJ faz com a ações e projetos extensionistas tenham uma forte parceria com a comunidade local. O GT Conforto do grupo do Lab-UrBiS atua na cidade de Petrópolis estudando a forma urbana e sua relação com as alterações no microclima. são pontos fortes neste projeto e na construção do Banco de Ideias em Arquitetura e Urbanismo - BIAU.

Patricia R C Drach
Projeto de Extensão

Bordas no urbano

Wagner Barboza Rufino
Projeto de PesquisaArquitetura e Urbanismo

Casa Barão do Rio Branco

Debruçados em cima da temática acerca da ocupação da Casa Barão do Rio Branco como sede do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os discentes realizaram pesquisas de cunhos histórico e técnico através de buscas em bancos de dados, arquivos históricos e entrevistas realizadas com importantes nomes responsáveis por tal feito. O campus do departamento localiza-se na cidade de Petrópolis, atualmente na Avenida Ipiranga, nº 544. Entretanto, até o ano de 2016 ocupava o edifício tombado na Avenida Barão do Rio Branco, nomeada em homenagem ao famoso nome da política brasileira do século XX, em sua antiga residência. Infelizmente, após a compra da localidade pela Instituição e instauração do até então departamento pertencente à Escola Superior de Design de Desenho Industrial, o espaço fora interditado pela Prefeitura de Petrópolis e declarado inóspito visto seu alto grau de degradação e uma inadequação de ocupação. Visto tal cenário, sua sede atual fora alugada para a continuação das atividades acadêmicas. Concomitantemente a esses fatores, foi identificada uma necessidade de um estudo aprofundado sobre a residência e um melhor entendimento acerca de seus antigos moradores, processos de tombamento, compra, venda e outras documentações em âmbitos políticos, econômicos e históricos. Dessa forma tais pesquisas podem tornar possível uma futura intervenção para a adaptação de um anexo da instituição, como pós graduação e a realização de outras atividades no espaço, aumentando a qualidade do ensino visto a atual ausência do espaço sofrida pelos docentes e discentes, além da valorização do patrimônio, restauração e devida conservação do edifício que sofre com um árduo abandono governamental. Para mais informações acesse: https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs ou nos siga pelo Instagram: @divulga.uerj

Maria das Graças Ferreira
Projeto de Extensão

Casos de conforto: soluções arquitetônicas para a qualidade de vida de comunidades de Petrópolis e entorno

Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Cenários de futuros urbanos em meio a mudanças climáticas: Rio de Janeiro, Copenhagen e Hargeisa em 2050

Quais as perspectivas de futuro para a vida urbana frente às mudanças climáticas? Tendo em vista tal questão, e mobilizando aportes das humanidades e do design, este projeto volta-se à construção de cenários de futuros possíveis para algumas cidades ao redor do mundo. Tais cenários oferecerão um panorama especulativo de possíveis desdobramentos das mudanças climáticas na vida urbana em 2050. Três cidades com situações político-econômicas bastante distintas foram selecionadas como pontos-chave para a elaboração desses cenários: Rio de Janeiro (Brasil), Copenhagen (Dinamarca) e Hargeisa (Somalilândia). Materializando trabalhos especulativos e imaginativos orientados a futuros possíveis, os cenários elaborados neste projeto oferecerão insumos para projetos de design potencialmente inovadores que busquem lidar com os efeitos da mudança climática na vida urbana.

Daniel B. Portugal
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Cinema e Design

Pesquisa com vários desdobramentos sobre a via de mão dupla entre as artes visuais e o design, e o cinema, com ênfase na fricção entre o elemento textual e os meios audiovisuais.

Desde o uso das cartelas de texto do cinema mudo, com inserções tipográficas e gráficas como recurso complementar à própria estrutura narrativa do filme, à filmografia de Jean-Luc Godard.

Noni Geiger
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Codesign, Cidade e Cidadania

O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de Extensão

Conexões Sustentáveis: Urbano - Rural

Patricia R C Drach
Projeto de Extensão

Conhecendo o patrimônio arquitetônico de Petrópolis/RJ

Arthur Campos Tavares Filho
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

CURA - Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura

O Grupo de pesquisa CURA busca, fundamentalmente, tratar de questões que envolvam o campo da Arquitetura e Urbanismo, a partir das noções de Resistência e Cultura. Tem como objetivo central o desenvolvimento de estudos que contribuam como mitigadores do histórico abismo social nas cidades do agora. Não por acaso, o título está organizado para construir a sigla que nomeia o grupo, dando sentido ao que os estudos e linhas propostas buscam construir: CURA. Sim, estudos que buscam recobrar a saúde das cidade, das construções e, principalmente, suturar as feridas abertas pela desigualdade social. Engloba, desde 2015, diferentes ações acadêmicas, projetuais e culturais, a saber: desenvolvimento e/ou orientação de pesquisas e projetos, envolvendo professores e alunos da UERJ, bem como pesquisadores de outras instituições; realização de eventos acadêmicos; publicações. Como exemplo dos desdobramentos repercutidos, podemos citar a conquista de editais FAPERJ em 2015 e 2018.

André Luiz Carvalho Cardoso
LaboratórioTeoria, Informação, Sociedade e História

DEMO - Laboratório de Design e Ficção

O laboratório de Design e Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

Vários responsáveis
Wandyr Hagge Siqueira
Daniel B. Portugal
Grupo de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

DesEduca Lab - Laboratório de Design e Educação

O DesEduca Lab tem como proposta construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Partimos do entendimento de que o pensamento projetual, que atravessa a elaboração de artefatos, recursos tecnológicos e espaços voltados às práticas de ensino-aprendizagem, também articula dimensões transcendentes evidenciando subjetividades, políticas identitárias, epistemologias e devires que vão além das materialidades aparentes. Por este motivo, o laboratório abre-se à investigação das inserções de design em práticas educativas na educação formal e em espaços informais de aprendizagem, à investigação de aspectos relacionados à formação em design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do design na formação de professores.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Barbara Necyk
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design como conhecimento: desafios para a pesquisa orientada à sociedade

Este projeto articula pesquisadores e laboratórios de pesquisa do PPDESDI (programa de Pós Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrlal, segundo quatro abordagens: (1) Desenvolvimento da história, da teoria e da pesquisa em design; (2) Raciocínio projetual, implicações para o ensino de design e a educação em geral; (3) Projetos colaborativos nos âmbitos da política e da produção; e Design e ambiente de negócios.

Lucy Niemeyer
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design como prática educativa

 Investigar processos de Design em estratégias de ensino-aprendizagem, dentro ou fora da educação formal, explorando os usos do pensamento projetual em atividades integradoras de conhecimentos, procedimentos e afetos; que envolvam agenciamentos de necessidades e desejos dos sujeitos envolvidos; que considerem as características complexas do contexto onde ocorrem e que promovam o uso de tecnologias apropriadas, visando proporcionar um diferencial qualitativo para a comunidade envolvida.

Bianca Martins
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica

Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.

Marcos André Franco Martins
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design de artefatos, tecnologias, ambientes e situações de ensino-aprendizagem

Explorar situações educativas que envolvam dispositivos de ensino-aprendizagem e/ou o desenvolvimento de atividades práticas, projetos ou protótipos que articulem conhecimentos de diferentes dimensões ou, ainda, recursos pedagógicos que contribuam para incrementar a qualidade da interação envolvendo o aprendizes.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Projeto de Pesquisa

Design e Antropologia: conexões possíveis

Investigar as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a transdisciplinaridade e suas implicações para a consolidação do design como campo de pesquisa. Contribuir para o estabelecimento de práticas de pesquisa em design, aqui tomado como ciência social aplicada, que nos permitam apontar para outros modos de enfrentamento dos desafios que se colocam à essa área profissional em meio à complexidade do mundo contemporâneo.

Zoy Anastassakis
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design e Cidade: Projetos, Processos e Possíveis

Para apreender a atual urbanidade, é preciso apreender as dinâmicas materiais de mobilização e constituição dos territórios metropolitanos e, ao mesmo tempo, mais especificamente, a dos “projetos” urbanos que às primeiras se articulam ou tentam se sobrepôr. Delinham-se aqui algumas pistas para reflexão: por um lado, na passagem da cidade industrial para a megalópole pós-industrial, as transformações dos modos de produção, de acumulação e, do próprio trabalho e, por outro, as consequências dessas transformações sobre o projeto urbano. Trata-se de refletir sobre os encontros e desencontros entre as transformações materiais que atravessam e (re)estruturam os espaços metropolitanos e as ações políticas, econômicas e, sobretudo, projetuais que tentam simultaneamente lidar com essas dinâmicas, as determinam ou são por elas determinadas. A crise é da cidade ou do projeto, do próprio modo de projetar? E como o design pode contribuir?

Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design e imagem em movimento

Esta pesquisa destina-se a explorar a aproximação entre as áreas do design e das imagens em movimento, compreendendo-se aí o cinema, o vídeo, os filmes de animação, as imagens digitais geradas por programação e as imagens circulantes nas mídias sociais. Intenciona-se tratar da questão tanto numa perspectiva historico-genealógica tanto contemporânea.

Marcos André Franco Martins
Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Design em Inovação e Modelos de Negócios

Esta linha de pesquisa leva os conceitos de design para apoiar a solução de problemas de natureza organizacional, seja no momento da concepção de um novo negócio, seja na gestão de uma empresa estabelecida no mercado.

André Ribeiro de Oliveira
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design em movimento

Pretende pôr em movimento o campo constituído do design, com suas teorias e práticas, através de uma articulação entre diferentes campos de conhecimento: design, antropologia, ciências sociais e políticas. Este primeiro movimento, de cunho essencialmente teórico, se desdobra em uma multiplicidade de práticas que implicam em diversos atores/agentes, espaços institucionais e não-institucionalizados, assim como uma série de metodologias e ferramentas a serem testadas em experimentos.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design na escola: Articulações e fertilizações recíprocas entre ESDI/UERJ e CAp/UERJ

O projeto propõe a identificação, implementação e divulgação de estratégias de articulação e fertilização recíproca entre espaços, objetos e saberes produzidos na ESDI e no CAp/UERJ visando à qualificação docente e também a promoção de educação básica de qualidade. Nesse sentido temos como objetivos: (1) a uma imersão de professores da ESDI no contexto do CAp/UERJ e vice-versa com vistas ao desenvolvimento de um plano de ação envolvendo agentes e espaços potenciais destas duas instituições para viabilizar as ações conjuntas identificadas; (2) implementação e registro das ações elencadas; (3) divulgação dos resultados alcançados por meio da produção de artigos, eventos e demais dispositivos adequados, dentro e fora do âmbito da UERJ, garantindo que a sinergia entre ambas instituições seja conhecida, fortalecida e duradoura. Entendemos que estas ações têm o potencial de promover a integração e o engajamento de designers, professores, técnicos e gestores da UERJ no sentido de aproximar as competências e conteúdos curriculares ao cotidiano e às linguagens/interações dos alunos contemporâneos favorecendo uma aprendizagem mais instigante para estes sujeitos. Acreditamos que deste modo contribuiremos para a construção de uma base colaborativa de boas práticas entre ESDI e CAp/UERJ e disseminando-a de forma ativa, dentro e fora da UERJ, fomentaremos uma via fértil de articulação entre o Design e a Educação.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design na Formação de professores

Investigar o exercício do pensamento projetual e do design participativo na formação de professores (licenciaturas, pedagogias, formação continuada); Promover capacitações que provoquem a formação de professores-designers de experiências de aprendizagem; Registrar o exercício de práticas docentes que façam uso de recursos e atividades estimulantes considerando diversos perfis cognitivos e afetivos.

Bianca Martins
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Design, corpo e tecnopolítica

Este projeto de pesquisa investiga as relações históricas, sociais e políticas do campo do Design enquanto dispositivo que opera na conformação de discursos de gênero e sexualidade na sociedade ocidental. Através dos estudos Queer, (Trans) Feministas e Decoloniais, e também de investigações históricas, este projeto propõe uma abordagem crítica e propositiva acerca das implicações políticas do design, enquanto tecnologia de mediação na normatização dos corpos. Neste sentido, o projeto objetiva também investigar e dar a ver práticas estético-políticas e memórias gráficas que conformam redes contra-normativas de resistência a apagamentos frente aos regimes de visibilidade dominantes em espacialidade e temporalidade definidas como o Brasil - e América Latina a partir da segunda metade do século XX.

Guilherme Altmayer
Projeto de PesquisaTISH

Design, história e memória gráfica

Projeto de pesquisa que trata de abordagens históricas do design que situam-se tanto no sentido crítico de reinterpretação do passado para significação do presente e projeção do futuro, como na aproximação de fenômenos recentes para a compreensão da experiência do tempo atual. Busca-se conexões entre as técnicas de produção e possibilidades expressivas do design, na interpretação de linguagens visuais do passado e do presente, situadas em seus contextos de uso e práticas sociais. Através da identificação e análise de manifestações gráficas e da cultura material como objetos centrais de pesquisa, objetiva-se a investigação e reflexão sobre práticas projetivas, de circulação ou de consumo de artefatos de design, contribuindo para a visibilidade de técnicas e temáticas que atuam na articulação de identidades e processos culturais de significação. Valoriza-se especialmente a promoção e memória do design brasileiro em suas origens e manifestações menos conhecidas na historiografia tradicional desde o século XIX até os dias atuais.

Helena de Barros
Projeto de Extensão

Diagnóstico da Vila Residencial da UFRJ

Patricia R C Drach
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Documentação, análise e sistematização de parâmetros para a revisão e atualização das relações de participação e engajamento entre os envolvidos em atividades de ensino e pesquisa em design

o presente projeto busca redefinir, em termos antropológicos, o que constitui a educação e a pesquisa em design. Ao especificar a originalidade que as distingue, nomeadamente as abordagens pedagógicas e investigativas de (1) aprendizado pelo fazer e (2) exercícios de imaginação coletiva de futuros transformativos, complementarmente a pesquisa se orienta para uma reconsideração do ensino e da pesquisa em design por meio de uma análise antropológica. Ao combinar design e antropologia, ela inevitavelmente contribuirá, também, para a ampliação do escopo de estudos no emergente campo denominado de design anthropology, que reúne pesquisadores das duas áreas em busca do estabelecimento de relações simétricas entre modos de produção de conhecimento próprios às duas áreas de estudos a fim de produzir inovações para a prática e pesquisa nas ciências sociais, como é o caso da antropologia, e nas ciências sociais aplicadas, como é o caso da área de design. 

Zoy Anastassakis
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Enigmas da globalização e linhas dos territórios produtivos: por uma nova geração de políticas públicas (ECO/UFRJ)

O projeto assume a herança e propõe a tarefa de começar a traçar linhas de compreensão que possam apreender esses enigmas que atravessam o globo e o Brasil, e procurar a articulação de um novo nomos produtivo. Um nomos que desloque os campos de problematização. Assume-se como necessário, pois, explorar as brechas que o dramático impasse que vivemos paradoxalmente nos oferece. Não se trata de repetir o mantra de que “crise” é sinônimo de “oportunidade”, mas de propor uma pesquisa sobre os fenômenos globais e locais através da sua complexidade ao mesmo tempo em que articula uma inversão radical de perspectiva: as políticas sociais e as políticas públicas como base para a mobilização para enfrentar essas crises.

Barbara Szaniecki
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Entre aceleração algorítmica e catástrofe (ECO/ UFRJ)

O projeto tem por eixos coesivos três questões gerais: (1) quais serão os desenvolvimentos tecnológicos da aceleração algorítmica nos próximos 20 anos? (2) como a aceleração da crise climática é atravessada pelo desenvolvimento da máquina computacional planetária? (3) Como esses desenvolvimentos afetam as instituições democráticas? A proposta é atravessar essas três questões gerais com, por um lado, uma reflexão sobre a transformação global do capitalismo contemporâneo e, por outro lado, uma questão específica: como é possível estruturar uma nova geração de políticas públicas diante dessas duas acelerações? Por sua vez, essa questão específica se desdobra na reflexão sobre o combate à pandemia, por um lado, e sobre o terraforming, por outro. 

Barbara Szaniecki
Projeto de Extensão

Esdi: Janelas Abertas

Vários responsáveis
Pedro Zöhrer Rodrigues da Costa
Ligia Medeiros
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Estudos da imagem e da representação visual

Pesquisar a produção e recepção de imagens e de representações visuais em sua relação com o design enquanto campo e enquanto projeto. O projeto de pesquisa abrange um campo amplo de imagens e de representações visuais: desenho, fotografia, comunicação visual, artes plásticas, cartografias e infográficos. A relação com a prática de projeto é o elemento comum assim como a possibilidade de análise por meio dos campos de conhecimento que caracterizam o grupo de pesquisa Laboratório de Design e Antropologia (LaDA): design, antropologia, ciências sociais e políticas.

Vários responsáveis
Zoy Anastassakis
Barbara Szaniecki
Projeto de Extensão

Estudos da imagem nas Redes Sociais

Marcos André Franco Martins
Projeto de Extensão

Exporvisões: educação e divulgação do patrimônio histórico do Rio de Janeiro

Carina Martins Costa
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Fabulações especulativas em direção a uma antropologia por meio do design

Em consonância ao plano de trabalho apresentado ao Prociência/Uerj 2017 sob o título de ?Da inovação social à imaginação coletiva: estudo sobre novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design?, o projeto de pesquisa para o pós-doutorado é dedicado ao aprofundamento e especificação dos objetivos gerais apresentados ao Prociência, a saber: investigar as relações entre formas de engajamento e participação com processos de ensino e pesquisa em design por meio de um estudo que conjuga modos de produção de conhecimento em design e antropologia, contribuindo assim para o avanço das pesquisas sobre educação em design e, concomitantemente, para a consolidação do campo de estudos denominado de design anthropology. A fim de alcançar tais objetivos, a abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa combina cinco diferentes frentes de trabalho, a saber: 1) estado da arte e revisão de literatura em teoria antropológica, em busca de reconsiderações da antropologia como uma prática de pesquisa aberta, engajada, criativa e imaginativa; 2) estado da arte e revisão de literatura dos estudos em design anthropology; 3) pesquisa de campo e de arquivo sobre experimentações educacionais em design, como, por exemplo, nos arquivos da Bauhaus (1919-1933), e da Escola de Ulm (HfG-Ulm, 1952-1968), e em outras escolas de design em funcionamento hoje na Europa; 4) comparação entre o material coletado na Europa com os dados etnográficos recolhidos pela pesquisadora no Brasil, entre 2016 e 2017, em torno do movimento Esdi Aberta; 5) preparação de um ensaio de fabulação especulativa que busca indicar porque a educação em design pode ser relevante não somente para a formação de profissionais de design, mas também para o treinamento de um novo tipo de antropólogos, aptos a se engajar com aqueles que eles pesquisam, por meio de relações de imaginação coletiva e correspondência.

Zoy Anastassakis
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Fazer design no antropoceno: dilemas, desafios e potencialidades

Este projeto busca situar o fazer Design diante dos dilemas, desafios e potencialidades colocados pela emergência de uma nova era geológica na história do planeta Terra, marcada por intensas e vertiginosas alterações ambientais. Esta era vem sendo designada a partir de uma marca cada vez mais evidente, associada a um determinado tipo de ação humana: o Antropoceno. Para dar conta de investigar as implicações do Antropoceno no fazer Design, o projeto se organiza em quatro frentes de ação: (1) Revisão bibliográfica e levantamento do estado da arte de estudos sobre Antropoceno, dentro e fora do campo do design; (2) Antropoceno situado: investigação etnográfica, histórica, geontológica, narrativa e especulativa na região do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro; (3) Aprender fazendo com as perspectivas afroindígenas; e (4) Design como prática de correspondência permacultural. Visando reunir subsídios científicos para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas, tais como a manutenção das condições da vida no Antropoceno, o projeto articula abordagens sociais e antropológicas ao campo do Design de Programação Visual. Combinando diversas abordagens metodológicas, o projeto coordena uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão para endereçar os seguintes objetivos: Investigar o que caracteriza o Antropoceno; Identificar as implicações da nova era geológica no fazer Design; Reunir material de referência sobre Design e Antropoceno; Apontar para revisões epistemológicas e metodológicas no campo do Design, em resposta aos desafios colocados pelo Antropoceno; Situar o Antropoceno, investigando a especificidade da sua incidência na região central da cidade do Rio de Janeiro; Fazer circular conhecimentos e tecnologias sociais sustentáveis, tais como as produzidas por indígenas, quilombolas, povos de terreiro, e movimentos ligados à agroecologia e à permacultura; E aplicar os conhecimentos de Programação Visual à divulgação ampla dos conhecimentos reunidos.  

Zoy Anastassakis
Projeto de Extensão

Ficha de Diagnóstico do conjunto urbano-paisagístico de Petrópolis

Claudia Baima Mesquita
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Formação em Design

Investigar práticas pedagógicas, metodologias de ensino-aprendizagem, propostas curriculares e aspectos históricos da formação especializada em Design. Estudar artefatos didáticos, linguagens, tecnologias, discursos e espaços de aprendizagem desta formação; Analisar possíveis interações socioculturais e pedagógicas da formação especializada e não-especializada (formal e não-formal) envolvidas neste segmento.

Vários responsáveis
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Bianca Martins
Projeto de Extensão

Habitares Comuns: práticas e narrativas de envolvimento para autonomia urbana

Gabriel Schvarsberg
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

História do design e memória gráfica em redes digitais de conhecimento aberto

Considerando a crescente e irreversível predominância do ambiente digital como cenário para pesquisas científicas e históricas, este projeto de pesquisa objetiva, a partir de interseções entre design, história pública, memória gráfica e humanidades digitais, a construção de metodologias de projeto, acessíveis técnica e financeiramente, para iniciativas de digitalização de acervos e arquivos - analógicos e nato-digitais - e sua disponibilização em sistemas de conteúdo aberto e acesso livre na internet. De caráter extensivo, esta frente de pesquisa dialoga com a graduação através de sua interseção com o projeto de extensão Wikidesign: métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia, que fomenta a iniciação científica através de métodos de pesquisa colaborativa para a produção de verbetes publicados na enciclopédia aberta Wikipédia.

Guilherme Altmayer
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Imagem em movimento numa escola de design

Como um projeto acadêmico em design evita anacronismos, mantendo um espírito pedagógico contemporâneo, comprometido com os ideais fundadores de sua ‘matriz’ bauhausiana? E mais especificamente, como a abordagem experimental da ‘imagem dinâmica’ apresentada em trabalhos como os de Lászlo Moholy-Nagy, Man Ray e Oskar Schlemmer pode ser atualizada, considerando o atual estado das tecnologias de imagem em movimento?

Noni Geiger
Projeto de Extensão

Imaginações urbanas

Wagner Barboza Rufino
Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Implementação de Laboratório de Tecnologia Assistiva e produtos de saúde para crianças e adolescentes cronicamente adoecidos no âmbito hospitalar

Cooperação entre Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI e INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Sydney Fernandes de Freitas
Projeto de Extensão

Informativo Eletrônico Sinal

Ligia Medeiros
Grupo de Pesquisa

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia

O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

Lucy Niemeyer
Projeto de Extensão

Laboratório Cultural Muiraquitã

Laboratório

Laboratório de Biomimética

A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

Projeto de Extensão

Laboratório de Cultura, Arquitetura e Urbanismo – Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios

André Luiz Carvalho Cardoso
Projeto de Pesquisa

Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais

Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.

André Monat
Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas

Laboratório para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva.

André Monat
Unidade de Desenvolvimento TecnológicoTecnologia, Produto e Inovação

Laboratório de Modelagem e Prototipagem

O Laboratório de Prototipagem da ESDI está equipado com uma impressora 3D FDM, um scanner 3D de luz estruturada, uma fresa CNC Roland 650 para materiais não-metálicos, uma fresa CNC Knuth de medio porte para metais, uma corte a laser, um torno de precisão, uma máquina de conformação a vácuo e uma máquina de corte, dobra e calandragem de chapas metálicas. É neste laboratório que são desenvolvidos projetos mais avançados de prototipagem e modelagem de várias disciplinas do curso de graduação em Desenho Industrial da ESDI. O laboratório também faz estudos sobre novas técnicas de prototipagem e desenvolve seus próprios equipamentos, dentre os quais pode-se citar um acessório para transformar uma fresa CNC em uma impressora 3D FDM.

Pedro Zöhrer Rodrigues da Costa
Projeto de Extensão

Laboratório de Saneamento Urbano e Sistemas Prediais (LABSUSP): Melhorias Sanitárias em Habitações de Interesse Social (HIS) no município de Petrópolis/RJ

Vinicius Masquetti da Conceição
Projeto de Extensão

Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – LSECAU

André Luiz Carvalho Cardoso
Grupo de Pesquisa

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética

O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

Lucy Niemeyer
Grupo de Pesquisa

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia

Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

Vários responsáveis
Barbara Szaniecki
Zoy Anastassakis
Grupo de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo

A discussão da gestão da inovação e empreendedorismo vem ganhando relevância ao longo dos anos. No nível global, Estados Unidos e China são considerados os países que mais investem em inovação e, por isso, acabam impactando a agenda da inovação dos demais países parceiros comerciais. Na Europa, os países pertencentes à União Europeia têm como meta aumentar os investimentos em inovação, mas poucos deles apresentam investimentos próximos ao patamar desejado, que é de 3 do PIB (EUROSTAT, 2019). Estudos realizados pela Booz Allen Hamilton chamam atenção para a ausência de correlação entre níveis de financiamento de inovação e o desempenho corporativo (Booz Allen Hamilton, 2006). A necessidade da inovação como condição para obtenção de sucesso competitivo, os crescentes movimentos por maiores investimentos em inovação e a necessidade de se obter melhores resultados com o investimento realizado são elementos que fazem com que a discussão de gestão da inovação e empreendedorismo nas organizações torne-se fundamental. O processo de inovação, embora conhecido, possui tempos longos e resultados raramente conhecidos (principalmente nas fases iniciais de geração de ideias e pesquisa). Alguns recursos exigidos por esse processo, como criatividade, conhecimento, técnicas, são pouco controláveis, o que dificulta a alocação de fundos para o seu desenvolvimento. Essas são algumas das particularidades que torna a gestão da inovação e empreendedorismo uma questão fundamental a ser tratada no âmbito da proposta de criação deste laboratório, denominado de LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo..

Vários responsáveis
Dercio Santiago Jr
André Ribeiro de Oliveira
Grupo de Pesquisa

LDI - Laboratório de Design de Interação para Artefatos Digitais

Trata-se de um laboratório para desenvolvimento de projetos e pesquisas em design de interação que foi criado com a participação técnica da Universidade de Malmö, Suécia, e sob o patrocínio da FAPERJ. O LDI atualmente disponibiliza para seus alunos computadores PCs e MACs, microcontroladores Arduino, sensores e atuadores.

André Monat
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas

O grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas" objetiva investigar manifestações gráficas da memória afetiva, bem como contribuições do design para o desenvolvimento de produtos memoráveis. Inicialmente o grupo investiga as conexões entre a memória gráfica e o design, gráfica urbana e memória afetiva, memória gráfica, vernacular, questões de identidade cultural, paisagem urbana e estudos da imagem em design, podendo integrar outras áreas conforme as demandas de desenvolvimento dos projetos. O grupo desempenha atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando e compartilhando a produção do grupo, bem como em eventos técnicos-científicos e culturais relevantes na área. A atuação do grupo também inclui assessoria de projetos, orientações de trabalhos de conclusão e participação em bancas sobre temas relacionados às linhas de pesquisa.

Vários responsáveis
Almir Mirabeau da Fonseca Neto
Helena de Barros
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Memórias da educação em design na Esdi

O presente projeto pretende levantar, documentar, arquivar e divulgar parte das práticas pedagógicas da Esdi, Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. O projeto parte da importância e pioneirismo da escola desde 1963 e suas contribuições para o ensino de design no Brasil como, por exemplo, sua influência no estabelecimento do currículo mínimo para os cursos de design. Apesar de seu protagonismo, ainda existe pouco material disponível para consulta sobre o ensino e as práticas pedagógicas da escola e boa parte do que se sabe é preservado por relatos orais e mediante pessoas ligadas à escola, sejam ex-alunos e professores. Há também arquivos e acervos tanto na escola como particulares ainda a serem identificados que documentam os trabalhos e exercícios feitos por alunos e ministrados por professores e que podem contribuir para um maior entendimento das maneiras como se dava o ensino do design. No que tange às relações entre design e educação, as publicações existentes privilegiam o relato histórico e a questão curricular, mas fornecem pouco material para uma investigação sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o projeto visa a identificar e resgatar as práticas a partir de consultas, entrevistas e registro dos materiais produzidos de modo a produzir e disponibilizar um acervo para futuras pesquisas.

Ricardo Artur Pereira Carvalho
Projeto de Extensão

Observatório etnográfico de design e inovação social no Rio de Janeiro

Zoy Anastassakis
Projeto de Extensão

Organização e conservação de acervos fotográficos

Claudia Baima Mesquita
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Orlando da Costa Ferreira: Um panorama da industria gráfica brasileira

Este projeto visa, através do resgate de parte do acervo do bibliólogo Orlando da Costa Ferreira (OCF), catalogar e mapear a industria gráfica brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Esse resgate se dará através da digitalização e da analise dos textos publicados por Orlando da Costa Ferreira em jornais no período compreendido entre junho de 1957 e abril de 1964. Como produto final desta pesquisa, além da produção de artigos cientificos, teremos o lançamento de um livro contendo uma seleção desse material e ensaios de pesquisadores participantes do referido projeto.

Almir Mirabeau da Fonseca Neto
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Práticas criativas colaborativas: desafios para o design e para a cidade na perspectiva do comum

O recente rebaixamento do grau de investimento da cidade do Rio de Janeiro e a crise brutal do Estado indicam claramente um modelo de desenvolvimento inadequado e um legado negativo dos megaeventos aqui realizados. O “criativo” temum papel nesses processos. A pesquisa se desenvolverá em dois eixos:

(1) o primeiro com ênfase no que se entende hoje por cidade criativa a nível global, na sua configuração local em distritos criativos e na possibilidade deste arranjo produtivo trazer benefícios aos cidadãos. Diante aos limites das parcerias público privadas, a perspectiva do “comum” vem sendo pesquisada por vários autores ainda que timidamente implementadas econômica ou politicamente; (2) após a contextualização do primeiro eixo, o segundo terá como foco as práticas, desde a co-pesquisa e o co-working até as práticas criativas colaborativas propriamente ditas e, em particular, a do co-design.

Barbara Szaniecki
Projeto de Extensão

Práticas para cidades possíveis [Rua em transe]

Gabriel Schvarsberg
Projeto de Extensão

Preservação - Educação patrimonial: Casarões e Palacetes do Centro Histórico e Paisagístico de Petrópolis/RJ

Maria das Graças Ferreira
Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Projeto MAIDAI - Gestão da Inovação

Pesquisar, analisar e criticar os conceitos, os elementos e os fatores que influenciam nas ações de empreendedores tecnológicos que conduzem à inovações tecnológicas, bem como os modelos de gestão da inovação, que desenvolvam as regiões e modificam o paradigma da sociedade.

André Ribeiro de Oliveira
Projeto de Extensão

Prospectivas Urbanas: Crescer e Transformar Cidades, da Petrópolis que temos à Petrópolis que queremos

Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Quanto Custa um Médico

Desenvolvimento de metodologia parametrizável, segundo diversos fatores, para apurar os custos envolvidos na graduação em medicina; Formas de descentralização da oferta de serviços de saúde - Estudo comparativo das vantagens e desvantagens das diversas formas de descentralização da oferta de serviços de saúde, tais como OSSs, gestão direta, Fundações Estatais etc

Dercio Santiago Jr
Projeto de Extensão

Rede Inter/universitária para Habitação de Petrópolis: Projeto, Pesquisa e Prática Profissional

Wilder Manuel Ferrer Tenicela
Projeto de Extensão

Revista Arcos Design

Vários responsáveis
Clara de Souza Rocha Meliande
Ana Dias de Alencar
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Carolina Noury da Silva Azevedo
André Luiz Carvalho Cardoso
Barbara Necyk
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Rumo a uma abordagem hermenêutica do design: interpretação, projeto e história

O problema colocado por este projeto de pesquisa é de natureza epistemológica: ele busca refletir sobre maneiras de se produzir conhecimento no campo do Design a partir de uma abordagem interpretativa -- o termo "interpretativo", adotado aqui, remete ao conceito de Verstehen (interpretação, compreensão), tal como utilizado na tradição hermenêutica. O principal objetivo do projeto é dar os primeiros passos na construção de uma base epistêmica interpretativa para os estudos científicos em Design. Espera-se apresentar, na conclusão da pesquisa, algumas diretrizes teórico-metodológicas que possam orientar futuras pesquisas na área.

Daniel B. Portugal
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Tecnicidades e sensibilidades no ensino em design

Partindo de um cenário no qual a mediação tecnológica se constitui e se condensa como forma estrutural de relações de uma sociedade da informação, esta pesquisa encaminha novos olhares para práticas no campo do ensino em design. Este estudo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do curso de design da Esdi. As iniciativas institucionais e particulares quanto ao acesso e uso de tecnologia digital na Esdi parecem estar circunscritas a todo um universo de possibilidades e valores. O objeto de pesquisa é conhecer as práticas e reflexões que se dão no entorno de tecnologias digitais de informação e comunicação no âmbito de um curso de design de uma universidade pública, a Esdi, entendendo que este uso é vetor de produção de subjetividades no ensino do Design. 

Barbara Necyk
Projeto de Pesquisa

Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea

A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.

André Monat
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Teorias do envolvimento para práticas de autonomia: desenhando outros territórios em um mundo em transe

A partir do chamamento a um “planejamento orientado por teorias do envolvimento”, proposto pela socióloga Ana Clara Torres Ribeiro, a pesquisa procura realizar um trabalho de ligação, costura, enredamento entre autores, teorias, práticas e praticantes dos territórios através da realização de uma cartografia que se propõe a contar histórias - exemplos - capazes de afetar e proporcionar vislumbres desde seus modos de fazer, de teorias do envolvimento que forneçam ferramentas para ajudar a ação social a disputar futuros desde os vários mundos do presente. A intenção é contribuir com a formulação da crítica ao modelo de progresso e à noção de desenvolvimento construídos na modernidade e nos processos político-culturais do século XX a partir do campo da arquitetura, urbanismo, design e planejamento urbano. Desenhando três imagens de envolvimento como ponto de partida — (1) autonomia e territórios de comuns (2) bem viver e lugares de descolonização do pensamento (3) sonhar, fabular e contar outras histórias — a pesquisa investiga 'microecologias críticas', entendidas como lugares, movimentos, coletividades, territorialidades, construídas e mantidas através de práticas de autonomia e processos luta e cooperação que apontem caminhos para a construção de uma agenda de transformação de paradigmas para o pensamento e a ação sobre o urbano, a terra e a vida coletiva no contexto da atual crise civilizatória e ambiental que podemos associar à palavra Antropoceno.

Gabriel Schvarsberg
Projeto de PesquisaTeoria, Informação, Sociedade e História

Terrestre, territórios e terraforming: imagens para ressurgências da T(t)erra

Tomando como ponto de partida a COP 26, levando em conta a visualidade tanto de seu âmbito institucional como das manifestações nas ruas, percebemos certa limitação na representação de objetivos tão prementes como o aquecimento do nosso planeta. Entendemos que mesmo sendo o objetivo de redução de gazes de efeito estufa muito bem delimitado, ele requer a mobilização de um imaginário muito mais aberto, isto é, outras práticas imagéticas que possam suscitar outras possibilidades de atuação. Procuramos aqui mostrar que os autores-guia (Haraway, Latour, Bratton entre outros) trazem com sua abordagem teórica, algumas propostas práticas e, em particular, práticas de imagem. 

Barbara Szaniecki
Projeto de Extensão

UBUNTU: Cartografando decolonialidades arquitetônicas

André Luiz Carvalho Cardoso
Projeto de Pesquisa

Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento

O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.

Vários responsáveis
Marcos André Franco Martins
Noni Geiger
Projeto de PesquisaTecnologia, Produto e Inovação

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.

André Ribeiro de Oliveira
Projeto de Extensão

Wikidesign: métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia

O projeto de extensão WikiDesign tem como objetivo a promoção de métodos e práticas de pesquisa colaborativa, exercícios de produção textual e utilização de referencial teórico e prático entre alunos da ESDI e a sociedade em geral. Além disso, buscamos melhorar a qualidade e o volume de conteúdos sobre o design e a história do design disponíveis na enciclopédia em português na internet, que são comumente utilizados como fonte secundária de pesquisa.

Guilherme Altmayer