--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

W [uma peça de design conceitual]

Resumo

O trabalho a seguir trata de um estudo teórico do fetiche como dispositivo de valoração no mercado de bens de consumo estabelecido após a Revolução Industrial e da elaboração de uma peça de design conceitual chamada ‘w’, que se propõem a questionar a exacerbação da importância da mercadoria na sociedade globalizada contemporânea. A parte teórica do projeto trata desde a descrição das origens da palavra ‘fetiche’, as teorias do fetichismo da mercadoria de Karl Marx e do fetichismo sexual de Sigmund Freud até uma análise da evolução de estratégias de venda de ‘objetos de desejo’, com foco no período a partir da segunda metade do século XX. Já a parte prática pode ser descrita como uma provocação: o desenho e a apresentação de um objeto de aparência industrial desprovido de funcionalidade, isto é, uma reunião de formas ambíguas que evoque imagens familiares e as renegue.

Resumo (Inglês)

The following paper is a theoretical study of the fetish as a device of device in the consumer goods market established after the Industrial Revolution Revolution, and the elaboration of a conceptual design piece called 'w', which the exacerbation of the importance of commodities in contemporary globalized society. The theoretical part of the project deals with a description of the origins the origins of the word 'fetish', Karl Marx's theories of commodity fetishism and Marx's theories of commodity fetishism and Sigmund Freud's theories of sexual fetishism, to an analysis of the evolution of of 'objects of desire', focusing on the period from the second half of the he second half of the 20th century. The practical part can be described as a provocation: the design and presentation of an industrial-looking object devoid of functionality, that is, an assembly of ambiguous forms that evokes fa- miliar images millitary images and rejects them.