Imagens possíveis
Este projeto busca investigar e questionar a relação do fenômeno da produção e representação de imagens. Tendo como ponto de partida o estudo da trabalhos cujo valor e existência são estabelecidos dentro de um universo intangível, colocando assim em evidência a frágil relação entre presença, representação da presença e efemeridade, o projeto, em verdade uma proposta de trabalho contínuo, procura discutir, dentro do contexto das novas mídias, de que forma, através das imagens, nós nos relacionamos com o presente, a memória e a experiência em um mundo que se torna, através da tecnologia, predominantemente imaterial. A investigação relativa a esse trabalho foi desenvolvida a partir de duas vertentes: uma de caráter crítico/teórico e outra, paralela, de caráter mais experimental e propositivo, esta com objetivo de enriquecer e abrir o trabalho teórico a diferentes possíveis pontos de vistas e confrontações. Enquanto exploração propositiva, um exemplar de 13 folhas contendo pequenas indicações de ações ou visualizações foi entregue a um grupo variado de pessoas. No momento da entrega, a única contrapartida solicitada era de que essas indicações fossem lidas e, se possível, vivenciadas. Quanto ao trabalho teórico, este ficou aberto à inserção de referências, reações ou ausência de reações decorrentes de exploração propositiva que pudessem juntar-se à pesquisa iniciada individualmente.
This project intends to investigate and question the relationship between the phenomenon of production and representation of images. Taking as a starting point the study of works whose value and existence are established within an intangible universe, thus highlighting the fragile relationship between presence, representation of presence and ephemerality, the project, in fact a proposal for ongoing work, seeks to discuss, within the context of new media, how, through images, we relate to the present, memory and experience in a world that becomes, through technology, predominantly immaterial. The investigation related to this work was developed from two sides: one of critical/theoretical nature and another, parallel, of more experimental and propositional character, the latter aiming to enrich and open the theoretical work to different possible points of view and confrontations. As a propositional exploration, a 13-page copy containing small indications of actions or visualizations was handed out to a varied group of people. At the moment of delivery, the only counterpart requested was that these indications be read and, if possible, experienced. As for the theoretical work, it was open to the insertion of references, reactions, or absence of reactions arising from the propositional exploration that could join the research started individually.