--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

Design editorial como ferramenta de manutenção da cultura material do povo Xukuru do Ororubá

Resumo

O presente projeto preliminar de pesquisa visa registrar e documentar a produção de elementos da cultura material do povo Xukuru do Ororubá, como forma de interseccionar o fazer design com os saberes ancestrais do povo em questão elaborando como resultado do processo da pesquisa um material de cunho educativo para a comunidade.

Este projeto surge de experiências posteriores vindas de projetos como o Livro Didático para a T.I. Xukuru do Ororubá, submetido ao incentivo da Lei Aldir Blanc no estado de Pernambuco, onde por meio do design editorial, da elaboração e construção de um artefato de cunho educacional se enxergou a necessidade de elaboração de materiais voltados ao fazer artístico do povo. Fazer esse que é intrínseco à forma de viver o mundo, interligado com a espiritualidade, a agricultura, a história, a identidade e outros elementos que compõem a vida no Território Xukuru do Ororubá.

Além disso, também visa fomentar a formação de novos agentes perpetuadores dessas práticas na comunidade indígena que é base desse projeto, tendo em vista que muitas dessas práticas são de conhecimento dos mais velhos da comunidade. Então por meio do registro e descrição dessas práticas espera-se estar perpetuando para a comunidade estes saberes que estavam em processo de declínio.

Resumo (Inglês)

This preliminary research project aims to record and document the production of elements of the material culture of the Xukuru people of Ororubá, as a way of intersecting the making of design with the ancestral knowledge of the people in question, producing educational material for the community as a result of the research process.

This project arises from subsequent experiences from projects such as the Textbook for the Xukuru of Ororubá T.I., submitted to the Aldir Blanc Law incentive in the state of Pernambuco, where editorial design and the elaboration and construction of an educational artifact revealed the need to create materials aimed at the people's artistic work. This is intrinsic to their way of living in the world, interconnected with spirituality, agriculture, history, identity and other elements that make up life in the Xukuru Territory of Ororubá.

It also aims to encourage the formation of new agents to perpetuate these practices in the indigenous community that is the basis of this project, given that many of these practices are known to the community's elders. By recording and describing these practices, it is hoped to perpetuate this knowledge, which was in the process of decline, in the community.