--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

Design para a educação matemática no ensino fundamental I: soluções analógicas e digitais de baixo custo para o estudo extraclasse

Resumo

A pesquisa explora o avanço da Computação Gráfica (CG) em diversas áreas, especialmente no entretenimento e na educação. A CG, uma subárea da Ciência da Computação, é crucial na criação de imagens e animações por meio de softwares específicos, impactando a percepção da realidade. No contexto educacional, o texto propõe um projeto para desenvolver recursos digitais e analógicos que ajudem crianças do ensino fundamental a aprenderem matemática de forma autônoma fora da sala de aula. A justificativa do projeto aponta a falta de pesquisas semelhantes e a necessidade de novas ferramentas para essa finalidade.

Resumo (Inglês)

The text explores the advancement of Computer Graphics (CG) in various areas, especially entertainment and education. CG, a subfield of Computer Science, is crucial in the creation of images and animations through specific software, impacting the perception of reality. In the educational context, the text proposes a project to develop digital and analog resources to help elementary school children learn mathematics independently outside the classroom. The project's justification points to the lack of similar research and the need for new tools for this purpose.