Projetos

A embalagem como medium : redesign gráfico de uma linha de embalagens de sorvete
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise sobre o mercado nacional e local de sorvetes, abordando questões como distribuição, consumo e concorrência. Posteriormente analisa as embalagens da marca Kibon e aspectos de marketing e publicidade. Por fim, propõe um conjunto de embalagens de sorvete.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

A embalagem em sua função
Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na análise da embalagem e sua função, além de apresentar um trabalho prático no qual desenvolve uma embalagem para derivado de petróleo.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Criação de uma linha de embalgem para derivados de Petróleo em uso doméstico
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) consiste na criação de uma linha de embalagem para derivados de Petróleo. Aborda as etapas de construção técnica, paleta de cores e escolha tipográfica.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Desenho industrial e sustentabilidade: sistema de produto para refeições em viagens aéreas de longa distância
O principal objetivo deste relatório é apresentar o desenvolvimento de um novo projeto para sistema de produto no qual são servidas as refeições em voos de longa duração em 2030. Tal projeto visa melhorar a interação do usuário com o mesmo, implementar novas tecnologias, facilitar o dia-a-dia dos comissários, reduzir a geração de resíduos, entre outros, pois equaciona fatores ecológicos, ergonômicos, econômicos, sem esquecer dos tecnológicos, psicológicos e, principalmente, os fatores geométricos. Este relatório conta com um resumo das atividades realizadas. São trazidos para discussão as razões que motivaram e que justificam os objetivos do trabalho, apresentando as técnicas utilizadas e etapas transcorridas ao longo do processo. Além das soluções propostas e da opção adotada.


Estética afro-brasileira: linha de embalagens para cosméticos voltados para mulheres negras.
Nesse projeto, Luana Braun realiza uma profunda pesquisa histórica a respeito da relação do negro para com a sua Nesse projeto, Luana Braun realiza uma profunda pesquisa histórica a respeito da relação do negro para com a sua autoestima e o mercado da beleza, desde a abolição oficial da escravidão no Brasil até os dias atuais. Essa busca resulta no levantamento de problemáticas ainda vigentes e na exaltação dos avanços do movimento negro na sociedade e nessa indústria, concentrando-se na falta de representatividade da pele negra, com foco na mulher, no mercado cosmético. A partir dessa escassez, Luana projeta uma linha de embalagens de maquiagem que conversam com a mulher preta brasileira sem a propagação de estereótipos, como a associação dessas á uma cultura negra estrangeira, como é comum na indústria. Essas embalagens trazem, em seus desenhos e cores, uma inovação tanto social quanto estética de maneira muito eficiente e interessante. e o mercado da beleza, desde a abolição oficial da escravidão no Brasil até os dias atuais. Essa busca resulta no levantamento de problemáticas ainda vigentes e na exaltação dos avanços do movimento negro na sociedade e nessa indústria, concentrando-se na falta de representatividade da pele negra, com foco na mulher, no mercado cosmético. A partir dessa escassez, Luana projeta uma linha de embalagens de maquiagem que conversam com a mulher preta brasileira sem a propagação de estereótipos, como a associação dessas á uma cultura negra estrangeira, como é comum na indústria. Essas embalagens trazem, em seus desenhos e cores, uma inovação tanto social quanto estética de maneira muito eficiente e interessante.


Perfume, história e design: o papel das embalagens no mercado brasileiro de perfumaria
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel do design no mercado brasileiro de perfumes. Parte-se da hipótese de que é ele o elemento fundamental para o bom desempenho desse segmento. Na medida em que ele possibilita a diferenciação entre as diversas embalagens, criando uma segmentação para o consumo nas mais diversas camadas sociais. Inicialmente será apresentado o universo do perfume, abordando seus aspectos técnicos e culturais. Uma relação de matérias primas utilizadas na indústria de perfumaria será fornecida. Seu propósito é proporcionar ao designer profissional e ao designer pesquisador uma referência visual dos elementos que compõe um perfume. Adiante, os principais aspectos da história do perfume no mercado nacional de perfumaria são destacados, bem como a mudança de paradigmas de consumo ao longo dessa trajetória. Segue-se com a apresentação das peculiaridades de um projeto de embalagens para esse segmento, destacando o perfil do designer, desse mercado e uma relação de termos técnicos. Por fim, um modelo para catalogação será apresentado e aplicado a um grupo de perfumes nacionais e internacionais. O estudo se encerra com uma análise das embalagens catalogadas, a fim de mostrar que existem diferentes soluções de design para comunicar os conceitos de um perfume.


Supermercados, uma projeção prospectiva : embalagem para uma linha de geleias
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial projeta uma embalagem para uma linha de geleias.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.