--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Jésus Baro

O design é um espaço de experimentação crítica e sensível, um modo de habitar o presente e projetar futuros. Uma teia entre o funcional e o conceitual, entre a tela e o corpo, entre o código e a criação. 

Designer em formação pela ESDI/UERJ, com atuação nas interseções entre arte, tecnologia e design gráfico. Sua prática envolve programação criativa, experimentação gráfica e design interativo para criar projetos que transitam entre o digital e o físico.  Seu trabalho é um laboratório de experimentação, onde combina arte, tecnologia e design para criar experiências visuais.

Iniciou sua trajetória como figurinista no audiovisual (2016–2019), e desde então desenvolve um trabalho que atravessa programação criativa, audiovisual e design interativo. Seu primeiro contato com o código veio no projeto Vai na Web, onde aprendeu HTML, CSS e JavaScript. Essa base técnica abriu caminhos para explorações com Processing, design generativo e interfaces imersivas. Atualmente, integra o MediaLab UERJ. Em 2024, apresentou sua primeira obra autoral, Humanidade Artificial, na conferência Rio2C, propondo um diálogo entre algoritmos e poesia visual e os limites entre máquina e autor. Em 2025, retornou ao evento com um novo projeto: uma galeria imersiva em realidade virtual, expandindo sua pesquisa sobre experiências sensoriais e ambientes interativos. Também participou do Festival Nacional da Matemática com o jogo interativo 2024: Números Mágicos, que usava Kinect para transformar movimentos em operações matemáticas. Foi um dos artistas selecionados para a exposição dos 60 anos da ESDI no MAM-Rio, com três pôsteres que fundiam técnicas digitais e analógicas. Contribuiu com o site da mostra Existências Numéricas, focando em responsividade.

Participantes

Membro

Coletivo Negro de Design da ESDI

A partir da necessidade da ampliação e o ensino de figuras negras no curso de Design, está sendo articulado o primeiro Coletivo Negro do curso de Design, com o objetivo de fortalecer e unificar o corpo negro dentro do nosso curso, a partir de um espaço de conversa, de experiências e de atividades, com articulação teórica e pratica dentro e também para além do espaço universitário, voltado para o debate antirracista.

Acreditamos que a base da resistência e de nós afirmamos em espaços até então predominantemente branco é a consciência racial do nosso protagonismo.

MEDIALAB ESDI

Autor

Palavras Brancas

🌎 Mundinho MediaLAB UERJ versão mobile

Smart Sleep

Cartazes Pavão

Humanidade Artificial

ESDI 60 ANOS

Números Mágicos