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2866 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Mestrado

Pela tela, pela janela: a fotografia em fluxo e a colagem como um projetar-se

Na contemporaneidade, a fotografia parece ganhar novos enquadramentos no contexto das comunicações em rede. A virtualização de atividades cotidianas está diretamente conectada ao campo do visível e cada vez mais rápido o estatuto da imagem se modifica. A parte inicial dessa pesquisa é dedicada a entender alguns processos com relação à produção de fotografias na atualidade que impactam esse estatuto e que podem vir a instaurar novos sentidos para o projeto e para o design. A fotografia como janela para o passado e como emanação do real são ideias que permeiam o contexto desse trabalho, porém outros fatores são considerados: a participação ativa dos usuários das redes, não mais espectadores, na produção dos conteúdos que circulam nas mídias sociais; a disseminação de ferramentas de produção e edição de imagens— e a consequente naturalização da manipulação digital — e a instauração no interior do fluxo de uma temporalidade própria. Investiga-se a tela como janela do Eu na dinâmica da produção de fotografias através do celular, por meio do aplicativo do Instagram. À imagem atribui-se a metáfora de um tipo de espelho no qual se vê o olhar do outro. Nesse sentido, uma figura se destaca e aparece no centro da pesquisa: o Eu em fluxo. A pesquisa aborda ainda o que seria um tipo de projeto não entendido como tal pelo campo do design: o projetar-se. O projetar de si é tratado a partir de aproximações com o design, pelo uso das ferramentas para produção das imagens, mas também a partir de diferenças sobre aquilo que é projetado em imagem: o Eu. Através da análise de elementos conceituais e formais de colagens, a pesquisa identifica nessa técnica uma metodologia de produção convergente à dinâmica participativa e à temporalidade dos fluxos. Percebe-se que a colagem se manifesta hoje como forma de expressão que conversa com as ferramentas digitais disponíveis e com a urgência do tempo presente. A serviço de artistas e designers em diferentes tempos, a colagem permite hoje aos usuários das redes sociais, a despeito dos limites impostos pelo meio, a criação de imagens de si abertas ao outro. A pesquisa conclui que, desafiando as molduras dos espaços de interface dos meios digitais, as imagens são também janelas que podem ser atravessadas promovendo e multiplicando conexões.

07 abr 2020
Helena Rocha Salomão

Helena Rocha Salomão

De 26 mar 1987 a 24 dez 1987
Design

ESDI 25 anos

Durante o ano de 1987, a ESDI comemorava seus 25 anos de atividade.

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De 01 jan 2003 a 31 jan 2003
Design

ESDI 40 anos

No ano de 2003 a ESDI celebrava 40 anos de atividade.

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PPDESDI Mestrado

Arquitetura regenerativa e emergências contemporâneas

Fernanda Alves Barcellos
De 01 jan 1976 a 31 dez 1977
Design

ESDI 15 anos

Durante o ano de 1977 a ESDI comemorava seus 15 anos de atividades.

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Larissa Lopes

De 01 jan 2022 a 01 dez 2023
Design

Comemorações ESDI 60 anos

No ano de 2023 a ESDI comemorou 60 anos de existência com diversas atyividades.

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Design

WikiDesign

Vários responsáveis
Brayan Duarte
Larissa Lopes
Beatriz Padilha Campello
Guilherme Altmayer

Bruno da Silva Telles Machado

Graduação Design

Atmosfera Carregada - Uma representação artística dos dados de poluição atmosférica do município do Rio de Janeiro

Atmosfera Carregada é uma obra de visualização artística cujo objetivo é sensibilizar pessoas sobre a situação da qualidade do ar no município do Rio de Janeiro e seus impactos socioambientais. Os dados utilizados para o desenvolvimento da obra provêm do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar da Prefeitura do Rio de Janeiro (MonitorAr-Rio). A proposta parte do pressuposto que a visualização artística pode não só simplificar dados complexos mas também provocar respostas emocionais, tornando visível aquilo que anteriormente estava oculto. O presente relatório revisita conceitos de visualização de dados e de visualização artística, discutindo sua história e diferenças. Além disso, inclui também um estudo de obras similares, a definição do escopo e da metodologia, o processo de descoberta de dados, de codificação visual, da montagem e a produção da obra. Por fim, é feita uma avaliação daquilo que foi desenvolvido a partir de entrevistas semi-estruturadas.

2024
Sofia Omena Herschmann

Lucas Fernandes Machado

Graduação Design

Mãos ao alto! Jogo de Cartas

Este projeto consistiu no desenvolvimento de um novo jogo de cartas como trabalhode conclusão de curso para a graduação em design na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho contempla as etapas preliminares de planejamento do projeto e a fase final de desenvolvimento e produção. Aqui são abordadas tanto as atividades de design de jogos e criação de regras quanto a elaboração dos conteúdos de comunicação como logos, ícones, cartas e artes. Atenção especial foi dada a esse último aspecto pois ferramentas de geração de imagens com inteligência artificial foram usadas no processo, tornando esse trabalho pioneiro no ramo dentro da ESDI. O objetivo final foi a criação de um produto finalizado pronto para entrar no mercado de jogos de mesa.

2023
Bruno da Silva Telles Machado
De 18 out 2024 a 18 out 2024
PPDESDI

A iconicidade no design de André Vallias: uma análise baseada na semiótica

Defesa de tese de Samuel otaviano. 18 de outubro de 2024 as 9h. Online.

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PPDESDI

33 artigos do PPDESDI apresentados no mais importante congresso de design do Brasil

Discentes e docentes do PPDESDI marcarão presença no P&D Design 2024 em Manaus com 33 artigos e apresentações

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14 out 2024
Graduação Design

Subúrbio Sobre Rodas

O projeto consiste em um sistema de informações e práticas acessíveis, com a intenção de impulsionar o lazer e turismo para pessoas cadeirantes em bairros do subúrbio carioca, além de valorizar culturalmente esses locais expressivos do Rio de Janeiro e pouco explorados turisticamente.

Madureira é o bairro piloto escolhido para implementação e exemplificação no projeto.

A partir de análises, identificou-se necessidades relacionadas à iniciativas e ações em acessibilidade que não fossem diretamente associadas às barreiras físicas, arquitetônicas e infraestruturais. Mas sim à disponibilização de informações, materiais e tecnologias que facilitem a escolha e acesso a mobilidade urbana e as práticas de atividades culturais e de lazer. Junto a isso, o desejo de difundir e valorizar o turismo no subúrbio do Rio de Janeiro.

Desse modo, a pesquisa adentra-se no universo de pessoas com deficiência, especificamente os cadeirantes, compreendendo as dificuldades no exercício do direito à inclusão social e inserindo-os no contexto do turismo no subúrbio.

2019
Alessandra Bezerra Campos
07 nov 2024
PPDESDI

II Seminário LaRS + NUDE de pesquisas sobre design, epistemes, corpos e subjetividades

O seminário reúne dois grupos de pesquisa: LaRS (Grupo Barthes) (PPGDesign/PUC-Rio) e NUDE (PPDESDI/UERJ), ligados entre si por laços de trabalho e de afetos, a fim de apresentar e discutir o estado atual das pesquisas.

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Graduação Design

FACILEITOR: Um projeto de design de experiência para melhorar a facilidade de leitura

2021
Amanda Carvalho Monteiro
Graduação Design

TEM DIAS a passividade imposta pelo isolamento social

Tem Dias, é um filme curta-metragem de gênero autobiográfico, projetado como trabalho de conclusão do curso de bacharelado em design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, pela aluna Carolina Garcia da Silva, sob orientação da professora Zoy Anastassakis. O curta-metragem busca mostrar através da minha vivência todos os processos passados por mim e, acredito, por uma grande quantidade de pessoas ao depararmo-nos dentro de uma pandemia nos dias de hoje, onde muitas mudanças estão acontecendo. A narrativa busca relatar todas as emoções sentidas por mim e a minha adaptação a esse novo universo.

2021
Carolina Garcia da Silva
De 04 nov 2024 a 09 nov 2024
Design

Semana do Design ESDI

Semana do Design, de 4 a 9 de Novembro na ESDI/UERJ!

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PPDESDI

Bolsa de doutorado sanduíche no exterior 2025

Resultado final do processo de seleção para a bolsa PDSE.

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18 nov 2024
Graduação Design

Especificação de um Sistema Colaborativo de Apoio às Decisões Municipais de Turismo

Este relatório tem como objetivo narrar a construção de comunidades virtuais municipais sobre turismo, desde sua concepção até a prototipação. Mais especificamente. A estrutura especificada para esse tipo de comunidade foi instanciada e exemplificada para a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro.

2021
Eduarda Rios Fragoso
Graduação Design

StoryboardDesign: O storyboarding aplicado ao design

Storyboarding é uma atividade característica mas não restrita à área da cinematografia e que consiste em criar uma sequência narrativa visual. Os princípios dessa atividade provam-se úteis na área do design, por exemplo, para aplicar uma identidade visual, demonstrar a montagem de um produto ou ilustrar a interação entre um usuário com determinado serviço. StoryboardDesign é um projeto editorial que procura ser tanto um dicionário, introduzindo as definições de um “Storyboard” em diferentes campos do design, quanto um catálogo, explorando essa variedade de aplicações do storyboarding em projetos. O trabalho foi desenvolvido por Eduardo da Silva de Alencastre Ceva como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

2021
Eduardo da Silva de Alencastre Ceva
Graduação Design

Ser Pole Dancer: Cartazes para uma Prática Empoderadora

2021
Giulia Resende Marques
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