Rogério Foster Vidal

< >

Como profissional, sempre entendeu que as duas áreas básicas do Design não são excludentes e sempre se complementam, por isso, advoga por uma única profissão chamada Design, com as várias, crescentes e múltiplas sub-áreas de atuação profissional. Desde o início da graduação na ESDI/UERJ, luta pela Regulamentação da Profissão. Por esse motivo, procura participar de mesas, eventos, encontros e reuniões sobre o tema, pesquisando e colaborando com as Associações de Classe, dentro de suas possibilidades, até que a profissão seja regulamentada e com conselho independente, voltado exclusivamente para os profissionais de Design. Tambem quer que a profissão tenha preferência no reconhecimento de patentes, onde o profissional, as empresas, escritórios e escolas possam ter um meio de ter seus projetos, idéias e pesquisas, rapidamente protegidos.

Especializado nas áreas de DESIGN de TRANSPORTES e DESIGN AERONÁUTICO, atua há décadas como profissional contratado e Freelancer, sem deixar de se interessar por outras áreas que existem e existirão no Design, como WebMedias, Embalagens, Robótica, Ergonomia, Medicina, Ilustração, Administração, Cultura, Arquitetura, Publicidade e Engenharia.

prêmios:

  • 1977- Atelier de Artes Plásticas Hélio Rodrigues Ltda./RJ. – Nova Programação Visual – 2º colocado. Menção Honrosa. Participou da exposição no atelier.
  • 1977- IAB. – Instituto dos Arquitetos do Brasil / MAM – Museu de Arte Moderna/ RJ. Vencedor do prêmio anual de Design “Brinquedos que Auxiliam a Educação dos Deficientes Visuais” em grupo de colegas da ESDI/UERJ. Participou da Exposição de todos os projetos no MAM/RJ.
  • 1981- SENAC/RJ – Desenho de Propaganda I. Vencedor, concurso interno para a Identidade Visual “Laboratório Fotográfico – JAF” /RJ.
  • 2000- EADS/AEROSPATIALE/MATRA/AOPA/SOCATA AIRCRAFT – EUA / FRANÇA. 3º colocado no concurso internacional para criar esquema de pintura especial para a nova aeronave SOCATA TRINIDAD GT / TB – 200. (Melhor colocação de um profissional estrangeiro em 3600 projetos participantes do mundo inteiro) Participou com esses sete projetos em uma exposição no stand da SOCATA na Feira Internacional Aeronáutica AIR VENTURE 2000 / OSHKOSH / EUA.
  • 2017- IF DESIGN AWARDS – ALEMANHA. De 421 inscritos no Brasil, ficou entro os 26 premiados. BONDES BST – TRAM / TRAINS “Quick –Change”. Atualmente buscando oficialização junto aos Governos do Estado e Município do Rio de Janeiro.
  • 2017- BRAZIL DESIGN AWARDS (ABEDESIGN) – Vencedor na área de Transportes com o mesmo projeto BONDES BST – TRAM / TRAINS “ Quick – Change”.

Relações com a Esdi

  • Aluno(a): Graduação Design 1977 > 1981