Semana de Abertura do Semestre 2018: ESDI/UERJ Petrópolis

Quatro dias de atividades como palestras, oficinas e visitas guiadas no campus ESDI/UERJ Petrópolis, onde ocorre o curso de graduação Arquitetura e Urbanismo. Evento aberto ao público*.

Dia 09, segunda-feira – Arquitetura, Urbanismo e Design: Corpo, cidade e deambulações urbanas

10h Abertura de boas vindas
//Direção da Esdi, Chefia DAU e Coordenação de Graduação

10h30 Aula Inaugural "Uma perspectiva feminina no construir: o corpo e os afetos no método de projetar e ensinar"
//Iazana Guizzo: Professora e Coordenadora do CAU USU, Doutora em Urbanismo pela UFRJ e pelo Institut d'Urbanisme de Paris, Mestre em Psicologia pela UFF e formada em Arquitetura e Urbanismo e no curso técnico de dança contemporânea pela Angel Vianna. Também é sócia-fundadora da Terceira Margem: arquitetura e singularidades.

14h Oficinas:
- Ativando espaços criando lugares
//Flavia Secioso: Designer e mestranda em Design PPDESDI/ESDI/UERJ
- Deriva urbana e condição metropolitana
//Caio Calafate: Arquiteto e Urbanista, mestre em projeto de arquitetura PUC-Rio, doutorando em Design pelo PPDESDI/ESDI/UERJ, professor USU e sócio gru.a
- Ver cidades invisíveis
//Paula de Oliveira Camargo: Arquiteta e Urbanista FAU/UFRJ, mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais CPDOC/FGV, doutoranda em Design PPDESDI/ESDI/UERJ

Dia 10, terça-feira – Ativações artísticas e paisagísticas

10h Visita guiada: Relatos de Viagens arquitetônicas: Experiência nº1 – Ilha Grande
//Alunos 2º Ano ESDI AU

11h
 Palestra "Experiências Indiciais"
//Grupo de extensão com coordenação da professora Inês Araujo IART/UERJ

14h
Oficinas:
- Achados e Perdidos: Cartografias
//Grupo de extensão com coordenação da professora Inês Araujo IART/UERJ
- Arquitetura plantada
//Diego Costa, Pedro Biz e Pedro Themoteo; Espaços Verdes: Laboratório de Design para Agricultura Urbana e Sustentabilidade da ESDI
- Corpo e criação: desenho direto
//Ilana Paterman Brasil: Artista audiovisual e doutorando em Design PPDESDI/ESDI/UERJ

Dia 11, quarta-feira – Sustentabilidade, eficiência energética e História

10h Palestra "A questão da energia no Brasil"
//Newton Paterman Brasil: Engenheiro Eletricista pela UCP, Mestre em Planejamento Energético COPPE/UFRJ.

11h Palestra "Câmara Bioclimática de Baixo Custo"
//GT PPGEC. Patricia Drach: Professora Adjunta DAU/Esdi/UERJ.

14h
Mesa: Conflito social, teatro e a cidade de Atenas no Período Clássico
//Marta Mega de Andrade: Professora associada do Instituto de História da UFRJ e Guilherme Moerbeck: Professor Adjunto DAU/Esdi/UERJ.

16h
Lançamento do Livro “Entre a Religião e a politica”, com coquetel de encerramento.
//Guilherme Moerbeck: Professor Adjunto do DAU/Esdi/UERJ e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Cidade Antiga - LABECA/MAE.

Dia 14, sábado

10h Visita guiada: Museu do Amanhã
//Maria das Graças Ferreira: Professora Adjunta DAU/Esdi/UERJ.

*Oficinas e visita guiada com vagas limitadas.