Design.com:

Design.com: cartografias, copesquisas, narrativas

De que maneira apreender as coisas em processo? Como construir nossas pesquisas em busca da produção de espaços mais democráticos? Como estamos contando nossas histórias e dos outros? O processo de pesquisa envolve diferentes questões diante das realidades com as quais pesquisadores se deparam. A pesquisa acadêmica de pós-graduação nas escolas de design do país é bastante jovem comparada com os anos de tradição da área do design. Por não ter enraizado suas tradições, consegue acompanhar mais de perto esse momento que, para além da crise político-social-econômica pela qual a universidade passa, em termos de produção, encontra a universidade em processo rico de repensar e mesmo propor novas metodologias e práticas. São práticas que procuram não pacificar as questões que nos são colocadas em campo, buscando apreender as turbulências na pesquisa e o lugar do pesquisador no processo de mudança.

O Seminário Design.com, que vem explorando conexões, expansões e articulações do design com outras áreas para pensá-lo de modo transdisciplinar, esse ano propõe um encontro focado principalmente nos modos de fazer e pesquisar. O encontro foca, em seu primeiro dia, nos diferentes modos de compreender e praticar o que tem se chamado de cartografias; o segundo dia, propõe uma discussão sobre modos de apreender processos, etnografias voltadas ao pesquisarCOM; e finalizando, no terceiro dia, com uma conversa sobre a importância e o papel criador das narrativas na pesquisa.

Programação:

24/04 Cartografias - como devir-com?
Daniele Caron (GPIT-UFRGS)
Katia Aguiar (PPGPSI-UFF)
Ricardo Basbaumm (IACS-UFF)
Mediação: Talita Tibola (PPDESDI-UERJ)

25/04 Copesquisas - como pesquisar-com?
Marcia Moraes (PPGPSI-UFF)
Soraya Simões (IPPUR-UFRJ)
Leonardo Caldi (UVA)
Mediação: Pedro Biz (PPDESDI-UERJ)

26/04 Narrativas - como narrar-com?
Abrahão Santos e Viviane Pereira (PPGPSI-UFF)
Daniela Cidade (GPIT - UFRGS)
Mariana Pimentel e Guto Macedo (Coletivo Corposições)
Mediação: Barbara Szaniecki (PPDESDI-UERJ)