--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Teoria, informação, sociedade e história [Legado]

Design & escola : projetando práticas de ensino-aprendizagem

Livro organizado pelo grupo Design & Escola da Esdi/Uerj com coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers, apresentando conceitos, propostas e experimentos que envolvem o design de práticas de ensino-aprendizagem.

Sumário

06

Apresentação: uma história escrita por muitas mãos

Bárbara Emanuel, Bianca Martins

Parte I – Discussões

15

Aprender Projetando

Bianca Martins, Bárbara Emanuel

34

Professora-designer: entendeu ou quer que eu desenhe?

Cliciane Elen Augusto, Elaine Mendes, Victor Silba

53

O design para uma educação ludificada encantadora

Alexander Francisco

Parte II – Experiências

68

Construção do Jogo Educacional Digital Amigos do Manguezal: uma experiência de docência e design na Educação Infantil

Melissa Oliveira

87

Dando ouvidos às professoras: o fazer-com em tempos remotos

Raquel Leal, Luana Batista

97

Gigi Blogueirinha conta sua História: criatividade, metodologias ativas e tecnologia na escola

Nathália Nogueira

112

A identidade escolar e a (re)significação dos espaços por alunos do ensino médio diurno e noturno: o caso de uma escola pública da Baixada Fluminense, RJ

Luciano Luz Gonzaga, Andrea Velloso da Silveira Praça, Denise Rocha Corrêa Lannes

129

“Aprender fazendo” com a construção de um jogo geográfico: um relato de experiência a partir da aplicação de conceitos de design na escola entre as disciplinas de Geografia e Desenho no Colégio Pedro II

Rodrigo Rafael Silva, Taiany Marfetan

146

O ensino de Design no Ensino Básico: um relato de experiência no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ

Lucimeri Ricas Dias

173

Um ensino focado em empatia e afetividade: proposta para desenvolver relações socioafetivas entre estudantes

Valentina Kurkdjian

181

Mais do que a criação de um jogo, Projeto Animalândia: uma estratégia de motivação à aprendizagem

Ana Márcia Vieira

197

Oficinas de produção de vídeos para futuros professores: Laboratório de Tecnologias e Vídeos do NUPEC FFP UERJ

Pedro Cunha, Ricardo Tadeu Santori, Veronica Eloi de Almeida, Bianca Martins

211

Designers e educadores trabalhando juntos: as perspectivas de ambos os lados

Josenildo do Nascimento Araujo, Daniela Couto

228

Design participativo em contexto pandêmico: Divulgação científica por meio de zines

Raquel Leal

Parte III – Propostas

240

O espaço escolar como um território educativo para a educação inclusiva: um diálogo entre design e educação

Justine Noronha Hack, Taiany Marfetan

256

Por que alguns, e só alguns?

Maria Eduarda Pessoa

262

Baralho de ideias: cocriação de experiências educativas