Formulários para download

UERJ adia volta às aulas pela terceira vez

UERJ adia aulas pela quarta vez em razão da ausência de repasses
Sem condições de funcionamento pela falta de repasses e pagamento dos salários pelo Governo, UERJ adia o retorno às aulas pela quarta vez.

UERJ

UERJ
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

UBUNTU: Cartografando decolonialidades arquitetônicas

ubiquidade

Turma,9° periodo Visgem de estudos Casa do Grito SP

Turma 58

turismo

Tulio Lopes Mariante e Valéria Munk London.jpg

Tulio Lopes Mariante

Tudo isso é inovação: mediação e criatividade no encontro entre o designer e as artesãs
O objetivo deste trabalho trata-se de explorar o papel do designer quando em relação à contextos de produção artesanal, partindo de pesquisa etnográfica realizada em uma oficina de design, conduzida por Lars Diederichsen, para as artesãs da Cooperativa Lã Pura. Inserida no programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a oficina de design tem como propósito a geração de novos produtos para a cooperativa e configura-se como a visita de um designer ao grupo. As bases teóricas para a análise das relações entre o designer e artesãs estão amparadas no conceito de mediação (Velho, 2001; 2003). Ao relacionarem-se esses sujeitos negociam seus projetos, transitam entre diversos domínios e reconstroem as suas realidades e a si mesmos, criando e recriando as suas identidades como mulheres artesãs e como designer, contribuindo para a conceituação do que significa ser mulher artesã e ser designer . Ao mesmo tempo, a ideia de criatividade permeia todo o processo da oficina de design, tendo sido problematizada a partir de Ingold e Hallam (2007) que sugerem os conceitos de inovação e improvisação.

TRPG

Tropicuir: estético-políticas transviadas - memória, arquivo, design
Livro derivado de prêmio de melhor tese CTCH PUC-Rio

Tropicuir: design, corpo e tecnopolítica
Este projeto de pesquisa investiga as relações históricas, sociais e políticas do campo do Design enquanto dispositivo que opera na conformação de discursos de gênero e sexualidade na sociedade ocidental. Através dos estudos Queer, (Trans) Feministas e Decoloniais, e também de investigações históricas, este projeto propõe uma abordagem crítica e propositiva acerca das implicações políticas do design, enquanto tecnologia de mediação na normatização dos corpos. Neste sentido, o projeto objetiva também investigar e dar a ver práticas estético-políticas e memórias gráficas que conformam redes contra-normativas de resistência a apagamentos frente aos regimes de visibilidade dominantes em espacialidade e temporalidade definidas como o Brasil - e América Latina a partir da segunda metade do século XX.

troféus

triângulo

triangulação

Três favelas com UPPs.jpg

três

Travecometodologia

Tratamento de efluentes e águas de abastecimento

Transsexualidade, travestilidade e não binaridade
