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Bianca Domingues de Matos

Padronização da imagem visual de uma empresa
Tese (atualmente conhecida como TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1971). Consiste na análise da marca do SENAC de 1969 e na criação de um manual de marca para o SENAC.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Supermercados, uma projeção prospectiva : embalagem para uma linha de geleias
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial projeta uma embalagem para uma linha de geleias.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Fatores de perturbação no desenvolvimento de programas de identidade visual
O presente trabalho aborda, em sua parte teórica, os fatores que perturbam o desenvolvimento de programas de identidade visual. O autor explora o desenvolvimento da noção de identidade visual empresarial no Brasil, especialmente a partir da década de 1960. Ele destaca a problemática de que, naquela época, os empresários brasileiros ainda não reconheciam a importância de investir em designers para a criação de uma identidade visual para suas empresas. Esses empresários não viam os benefícios econômicos de uma identidade visual bem desenvolvida. Além disso, o autor menciona que o design era uma profissão recente no Brasil e os designers careciam de conhecimentos técnicos suficientes para resolver esses problemas de maneira eficaz. Como solução, o autor propõe a criação de um manual de identidade visual. Esse manual conteria um conjunto de normas visuais e verbais que especificariam layouts, cores, tipografia, entre outros elementos, para orientar a criação de uma identidade visual coesa e eficaz. Na parte prática do trabalho, o autor apresenta o projeto de um expositor itinerante para mostras numismáticas. Esse projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada em colaboração com a assessoria técnica da gerência do meio circulante e com o Museu de Valores do Banco Central do Brasil.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Programação visual para Socila Clube de Beleza
O presente trabalho aborda a reestruturação da programação visual da Socila Clube de Beleza, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1953 com o objetivo de oferecer serviços de bem-estar ao público feminino, incluindo massagens, hidroginástica e tratamentos de recuperação capilar. Inicialmente, o TCC apresenta um histórico da fundação do clube, destacando sua missão original de atender exclusivamente mulheres. O estudo detalha a pesquisa de campo conduzida para analisar a programação visual existente, que incluía elementos como logotipo, paleta de cores e tipografia utilizados pelo clube até aquele momento. No decorrer da pesquisa, a Socila Clube de Beleza expandiu seus serviços para incluir também o público masculino, oferecendo novos cursos e tratamentos específicos. Essa mudança significativa demandou uma revisão completa do planejamento visual que estava sendo elaborado. Como resultado, houve uma reformulação da identidade visual do clube, adaptando o logotipo, as cores e a tipografia para refletir a inclusão dos novos serviços e o público de ambos os gêneros.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagem empresarial para um pronto-socorro clínico
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste na criação de uma nova identidade visual para um pronto-socorro clínico, visando ser discreta, porém marcante.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Felipe Correia

Letreiros pintados
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) pesquisa letreiros pintados na região sudeste do Brasil, a partir de documentos fotográficos, de autoria da própria autora, analisando o campo, informação e elementos presentes.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

O designer como o responsável por preservar a identidade da marca ao longo da produção das coleções de moda
Esta pesquisa examina a responsabilidade do designer de moda na manutenção da identidade de uma marca, uma vez que é ele quem concretiza as ideias na criação dos produtos. O objetivo principal deste estudo é averiguar o que pode ser guardado como registro das criações das empresas de moda, contribuindo para que os designers da área sejam capazes de elaborar seus próprios repertórios de informações e consultá-los para construir a identidade entre: as peças, a marca e as coleções anteriores. A primeira fase da tese consiste em uma revisão da literatura, especialmente acerca do tema coleção de moda . Na segunda fase é feita uma análise das coleções de moda no processo de design. A partir de então, junto com os orientadores, pontuamos os principais tópicos que um designer precisa dominar para projetar peças de vestuário. Salientamos que este estudo é válido para as demais áreas do design uma vez que tratamos do cruzamento de dados tangíveis e intangíveis que auxiliam o designer a vislumbrar soluções no processo criativo. As fases preliminares deram suporte à terceira fase, que consiste em confrontar a teoria com a prática para verificar a aderência entre elas. Isto foi feito por meio de entrevistas com profissionais e visitas à empresas de moda no Rio de Janeiro. A pesquisa resultou não somente em uma sugestão do que pode ser guardado, como também em uma reflexão sobre a qualidade dos dados que podem ser guardados, a fim de garantir a visualização da identidade da marca ao longo de tempo. Consideramos que este trabalho contribui para enfatizar a importância do papel do designer para a indústria da Moda.

Bandeiras : Contexto e Representação
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC aborda o design de bandeiras como um elemento de identidade visual, analisando sua função simbólica e a necessidade de uma abordagem estética e funcional no contexto urbano, com foco específico no estudo do símbolo e da bandeira do Estado do Rio de Janeiro.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Ana Helena Teixeira Mendes da Fonseca

Lucas Fernandes Machado

Gabriela Dionizio
