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Alberto Dias Gadanha Junior

Ana Letícia Marques Barcellos

Camila Paixão

Eduardo Derbli de Carvalho Baptista

Gabriel de Alencar Wasilewski

Luisa Serran Veloso de Castro

Maria Clara Rollemberg Lima de Oliveira

Maria Eduarda Pavão Peixoto

Paloma dos Reis Araujo

Design de Serviços como Ferramenta para Diagnóstico e Redesenho de Serviços Públicos

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.

Simbiose: uma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado e na socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do ensino fundamental

Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.

Ana Luiza Gomes

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Divulgação do resultado preliminar do Edital de Convocação da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ

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03 nov 2021

Divulgação dos Pitches dos empreendedores selecionados para Entrevista virtual

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10 nov 2021

Divulgação dos empreendedores pré-selecionados para a 3ª FASE

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16 nov 2021

Divulgação do resultado provisório para o Programa de Incubação 2021 da ESDI/UERJ

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25 nov 2021

Divulgação do resultado final para o Programa de Incubação 2021 da ESDI/UERJ

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06 dez 2021

Informações gerais e calendário do Programa de Incubação da ESDI/UERJ 2021-2023

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22 dez 2021
11 out 2022

O design internacional e suas relações com a ciência, inovação e tecnologia

Reunirá designers, pesquisadores e professores em um seminário de três horas para aproximar o que há de mais atual em termos de Design, apresentar, trocar experiências e conhecer métodos de ensino do Design em apoio à geração de produtos e serviços criativos e inovadores por todo o mundo. 

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Divulgação do resultado provisório para o Programa de Incubação 2022 da ESDI/UERJ

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09 jan 2023

Chamada para Articulador(a) Territorial na Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ

Chamada para Articulador(a) Territorial na Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ (INESDI)

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12 jan 2023

Divulgação do resultado final para o Programa de Incubação 2022 da ESDI/UERJ

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17 jan 2023

Programa de Educação Continuada em Design - Design para negócios inovadores

Inscrições abertas! A ESDI, em parceria com sua Incubadora de Empresas de Design, está oferecendo a disciplina Design para negócios inovadores como parte do seu Programa de Educação Continuada em Design. A disciplina é oferecida pela professora Dra. Ruth Espinola Soriano de Mello em parceria com a Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ e reúne professores e profissionais de grande experiência na academia e no mercado. Vale como atividade complementar para alunos(as) com presença em pelo menos 75% das aulas. A disciplina é voltada para toda a comunidade acadêmica da ESDI e aberta ao público em geral. Confira a seguir todas as informações!

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13 mar 2023
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