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Richard Duarte

De 13 jun 2023 a 16 jun 2023

19º ERGODESIGN & USIHC 2023

Confirmado o local de realização do 19º ERGODESIGN & USIHC 2023. O evento irá acontecer no Complexo Paulo Freire, no campus Bacanga em São Luís-MA. O prazo de submissão está aberto até o dia 25 de Janeiro de 2023.

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Leonardo de Medeiros Furquim

David dos Santos Silva

Soma - Plataforma Online para Artistas Digitais

Soma foi um projeto onde se foi criado e prototipado uma plataforma online para artistas digitais, onde se pode interagir com diversas outras plataformas utilizadas por esse público. Na plataforma é possível publicar, visualizar e interagir com diversas publicações de diferentes sites e aplicativos em um só lugar, visando facilitar o trabalho dos artistas que utilizam tais ferramentas.

2023

VITERA

Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de desenvolver um projeto de lançamento para um jogo independente de RPG, com o um protótipo de alta fidelidade de um livro. Para contextualizar, o projeto inclui brevemente a história do mercado do RPG e o cenário atual. Para metodologia utilizei a técnica de análise de produtos similares para assimilar as identidades visuais e as regras dos sistemas de RPG, adaptando os conceitos para construir o produto. Por fim eu descrevo as partes desenvolvidas para o produto final que contemplam as regras e o projeto editorial.

2023
22 set 2022

Defesa de TFG: Cannab.Cast

Apresentação: Luiza Braga Passos
Orientação: Marcos André Martin

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16 fev 2023

Defesa de TFG: “É provável que eu me apaixone” O design na criação de um webtoon

Apresentação:  Gabriela Alcantara Costa Sarmento

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15 fev 2023

Defesa de TFG: Mais como esse

Apresentação: João Henrique Gallas Brasil

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31 jan 2023

Defesa de TFG: Vitera

Apresentação: Luis Pedro Lucas de Rosa

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13 fev 2023

Defesa de TFG: Insight

Apresentação: David dos Santos Silva

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Gabriela Alcantara

Ana Carolina da Costa Silva

Daltonismo e as quatro relíquias: um site de aventura interativa para a compreensão do daltonismo

Este é um projeto que traz a compreensão dos diversos tipos de daltonismo de uma forma divertida, a partir de um site com uma narrativa interativa, personagens e desafios, além de apresentar informações científicas e uma metodologia de acessibilidade para inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. A cor é uma das bases do design, e com ela nós conseguimos apresentar sentimentos e visões diferentes em uma composição. Com alguns fundamentos básicos sobre cor, podemos perceber o quanto a percepção humana sobre ela é variável e resultante de uma série de fatores. Alguns humanos possuem daltonismo, um distúrbio genético que interfere diretamente na percepção de uma pessoa sobre a cor e como ela interage com o seu ambiente. A pesquisa apresenta uma investigação sobre as questões fundamentais da teoria da cor, sua contextualização e aprofundamento na definição do daltonismo, trazendo estratégias que podem auxiliar designers na inclusão de daltônicos em projetos de comunicação. Foi investigada uma oportunidade de projeto, conciliando habilidades de concept art, pintura digital e design numa proposta de site que estimula jovens a interagirem com esse tema através de uma linguagem leve, lúdica e de aventura.

2021

Projeto Fotografia

Turma 58

Cannab Cast

TFG 2022

Barbara Castro

Ana Mel de Oliveira Naciff Freitas

Metamorfose

Recepção aos Calouros de Design

Bem-vindos à ESDI

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10 abr 2023

Josenildo do Nascimento Araujo

REDESIGN DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA PARA PLATAFORMAS DIGITAIS

Este projeto pretende propor uma reconfiguração e atualização da Caderneta de Saúde da Criança e seu modelo atual. Nesse redesign, foi identificado que a oportunidade seria a transformação da caderneta em um produto digital, visando possibilitar uma atualização regular dos conteúdos da caderneta, o acesso de maneira online as informações dela. Além disso, o formato digital dessa ferramenta instrutiva, não está à mercê de acidentes e intempéries que um suporte físico tem. Logo, o objetivo passou a ser tornar o seu uso mais acessível e engajador ao usuário, além de possibilitar uma geração de dados mais funcional nos sistemas de dados contemporâneos. Com essa linha de pensamento os desenvolvimentos elaborados chegaram a um resultado que permite uma interação e aprendizado mais dinâmico e atraente ao usuário, praticidade e facilidade para acessar os dados de vacinas e exames, além de uma atualização imediata de dados e informações entre o SUS e os usuários. Tendo isso em vista, os novos desenvolvimentos se centraram na esquemática vacinal, tradução gráfica de conteúdos instrutivos e nos registros médicos de acompanhamento da criança.

2023

Jésus Baro

Felipe Loureiro Santos

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