Barbara Necyk
Doutora em Design pela PUC-Rio (2013), Mestre em Design pela PUC-Rio, com bolsa CAPES (2007), pós-graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM (1990), pós-graduada em Tecnologias Internet pela Coppe-UFRJ/IBPI (2000), graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ (1986). Em 2013, defendeu Tese de Doutorado pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atuou como professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atua como professora na Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI/UERJ, desde fevereiro de 2019. Leciona disciplinas na graduação no âmbito do Departamento de Programação Visual. Na ESDI, leciona a disciplina Design e Educação 2, no Programa de Pós-Graduação. Coordena o projeto de extensão Pé na Rua (ESDI-UERJ). Atua no exercício profissional do design gráfico ao longo dos últimos trinta anos. Seus interesses de pesquisa são: Design Editorial (ênfase: relação texto-imagem; design e mídia); Design e Educação (ênfase: design como prática educativa, tecnologia e subjetividade). É integrante e coordeandora do Laboratório de Design e Educação
Interesses de pesquisa
Dimensões subjetivas de práticas mediadas por tecnologias digitais nos diferentes contextos, especialmente no ensino em design. Desenvolve pesquisa sobre tecnicidades e sensibilidades ao observar e refletir sobre modos contemporâneos de produção simbólica. São temáticas de investigação: colonialismo digital, capitalismo de vigilância, vieses algorítmicos, tecnopolíticas, tecnodiversidade, filosofia da técnica, cultura de software livre, soberania digital, produção de subjetividade, ensino e afeto, singularização da subjetividade. Atualmente orienta pesquisas sobre bases epistemológicas e metodológicas da pesquisa em design; pensamento crítico e ensino em design; dimensão ética de produtos digitais de saúde; organização territorial e bens comuns urbanos.
Bibliografia fundamental
1. NECYK, Barbara J. Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. 2013. 238 f. (Doutorado em Design) PUC-Rio.
2. BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da Vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
3. HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.
4. FAUSTINO, Deivison; Lippold, Walter. Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.
5. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
Participantes

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram
Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

A responsabilidade no design: Uma análise dos padrões enganosos em soluções digitais de marketplace de saúde
Convite para defesa da dissertação de Rafael Poiate - 27 de março de 2025, 14h.

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência
Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

Livro infantil ilustrado contemporâneo brasileiro, projeto gráfico e a experiência dos leitores: a recepção de Se eu abrir esta porta agora...., de Alexandre Rampazo, com estudantes da Escola Waldorf São Paulo e do Colégio Pedro II
Convite para defesa da tese de Pedro Paulo Giudice De Menezes - 25 de março de 2025, 15:30h.

Emaranhado: uma tradução do Círculo de Cultura freireano para o contexto de oficinas de práticas inventivas
O objetivo da pesquisa foi projetar uma estratégia pedagógica para utilização por meus semelhantes, educadores sociais no contexto de oficinas de práticas inventivas, na tentativa de promover ações (trans)formadoras em um ambiente de diálogo.

Lançamento: Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab
Lançamento do livro Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab, parte da Coleção Laboratórios do PPDESDI.

A Revista O Tico-Tico: Uma análise gráfica da infância no Brasil em 1905, 1923, 1941 e 1955

Defesa de TFG: Mais como esse
Apresentação: João Henrique Gallas Brasil
Autor
Membros Permanentes

Design, política e subjetivação
A partir de uma compreensão sobre as implicações políticas do design, esta linha busca investigar as relações do campo com o pensamento projetual e os processos de produção de conhecimentos, subjetivação e transformação social nas sociedades contemporâneas.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.