Bianca Martins
Graduada em Design pela EBA/UFRJ, Mestre e Doutora em Design pela PUC/Rio, desde 2000 atua com foco nos usos de estratégias do Design em práticas educativas. Tem experiência em coordenação de curso de Graduação em Design, Coordenação de projetos de Design Instrucional e Design Estratégico. Como professora e pesquisadora da ESDI/UERJ, investiga articulações do universo do Design à Educação e é integrante e coordenadora do Laboratório de Design e Educação.
Interesses de pesquisa
Articulações políticas e metodológicas entre Design e Educação: o pensamento projetual em práticas educativas como dispositivos de agenciamento entre sujeitos, artefatos, tecnologias, ambientes e situações didáticas. Fazendo uso dos procedimentos do design participativo e da pesquisa-intervenção na educação, estuda inserções de Design em práticas educativas na educação formal (escola e centros de formação) e em espaços informais de aprendizagem. Ainda, desenvolve pesquisas relacionadas à Formação em Design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do Design na formação de professores. Atualmente, tem especial interesse em pesquisas sobre os usos do pensamento projetual em práticas educativas escolares: aprender projetando e/ou professores designers de experiências de aprendizagem.
Bibliografia fundamental
FONTOURA, Antônio. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do Design. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2002.
DAVIS, Meredith. et al. Design as a Catalyst for Learning. Virginia: ASCD, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo nos estudos da cognição. São Paulo: Papirus, 1999.
FERRAÇO, Carlos. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007.
Participantes

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde
Convite para defesa da dissertação de Larissa Figueiredo Belém - 11 de abril de 2025, 15h.

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram
Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

Dispostivos de agenciamento na formação continuada: Pensamento projetual e design thinking na eduação básica
Convite para defesa da tese de Victor Silba - 27 de março de 2025, 08h.

Lançamento: Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab
Lançamento do livro Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab, parte da Coleção Laboratórios do PPDESDI.

Estética Afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político

A Revista O Tico-Tico: Uma análise gráfica da infância no Brasil em 1905, 1923, 1941 e 1955

Entre Arte e Design: Experiência periférica em meio a um campo minado

ESDI DE COTA: Experiências de alunos cotistas em uma escola de design
Apresentação: Imaíra Portela de Araújo
Orientação: Ricardo Artur
Autor

Aprender Projetando
O livro propõe uma abordagem prática para a educação básica, valorizando a aprendizagem "mão na massa" e o papel dos professores como designers do ensino. Baseado em pesquisas e na experiência do Grupo Design & Escola da Esdi/UERJ, explora experimentos que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo.

Design & escola: projetando práticas de ensino-aprendizagem
Coletânea de artigos produzidos por professores da educação básica e designers

Deseduca em Ação
Contribuição do Laboratório Deseduca para a coleção Laboratórios do PPDESDI
Membros Permanentes

Design, política e subjetivação
A partir de uma compreensão sobre as implicações políticas do design, esta linha busca investigar as relações do campo com o pensamento projetual e os processos de produção de conhecimentos, subjetivação e transformação social nas sociedades contemporâneas.

Teoria, informação, sociedade e história [Legado]
Linha de pesquisa que desenvolve pesquisas críticas que investigam o Design e o fazer design, tendo em vista aspectos teóricos, históricos, e sua inserção em dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Comporta pesquisas teóricas, experimentais e aplicadas, explorando tópicos como paradigmas científicos, pensamento projetual, modos de produção de conhecimento sobre e para o design, ensino do design; em articulação com outras áreas do conhecimento, como filosofia, história, antropologia e arte.