Dispostivos de agenciamento na formação continuada: Pensamento projetual e design thinking na eduação básica
Convite para defesa da tese de Victor Silba - 27 de março de 2025, 08h.
Esta tese, construída na interface entre design e educação, investiga como a abordagem do Design Thinking e o potencial pedagógico do Pensamento Projetual podem contribuir para a Formação Continuada de professores da Educação Básica no Rio de Janeiro. A metodologia adotada é qualitativa, apoiando-se na cartografia (KASTRUP, 2009) como método de pesquisa-intervenção, na análise de cotidianos (CERTEAU, 1994; ALVES, 2019) para vivências colaborativas, na conversa como metodologia (NOLASCO-SILVA, 2019) e na etnografia (ANGROSINO, 2009) para destacar aspectos essenciais. O estudo se desenvolve no contexto pós-pandemia, no DesEduca Lab ESDI/UERJ e no Núcleo Design & Escola, partindo de um referencial teórico que aborda a formação docente, o design na educação, as teorias do projeto como processo cognitivo e a aplicação do Design Thinking com dispositivos de agenciamento. Fundamenta-se ainda na cognição inventiva e na aprendizagem baseada em design (MARTINS, 2016), incorporando conceitos como aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2001), aprender projetando (MARTINS, 2022), design awareness (ARCHER, 2005), dispositivos (FOUCAULT, 2000; DELEUZE, 1988), atelierista (DAVOLI, 2022) e professora-designer (MARTINS, 2019). Como resultados, destaca-se a experiência da oficina "Design & Escola", que permitiu a construção coletiva de um dispositivo de agenciamento para mediar práticas pedagógicas. O processo formativo, organizado em etapas de Design Thinking (imersão, definição, criação e polinização), durou 8 meses e incluiu 4 ações guiadas, 3 complementações pedagógicas e 1 roda de conversa. Entre os achados, evidenciou-se a potência do Pensamento Projetual na formação docente, o design como ferramenta de agenciamento e as relações entre o papel do designer e das orientadoras pedagógicas.