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Grupo de Pesquisa

LABLIV - Laboratório de Informação e Linguagens Visuais

A questão da visualidade para o design aponta para diversas abordagens. Considerando a natureza dos artefatos temos a visualidade ligada à forma tal como a concebia o cânone bauhausiano, que enfatizava o formalismo abstrato. e aquela ligada à semântica do produto; e, por outro lado, a visualidade ligada ao significado explicito próprio dos artefatos de comunicação. No âmbito desse tipo de artefato colocam-se tanto a tendência à funcionalidade denotativa, conforme privilegiada, por exemplo, pelo design de informação, quanto a tendência à elaboração retórica, as quais se combinam de diversos modos. Da perspectiva de sua elaboração a visualidade pode ser abordada segundo diversos enquadramentos não excludentes, dados pela tecnologia, por determinações ergonômicas, por padrões de uso/experiência, por parâmetros de estilo etc. Finalmente existem afinidades entre o design e outras áreas que igualmente se ocupam de questões que envolvem a visualidade, tais como a visualização de dados, a arquitetura, o branding, as artes etc. O LABILIV tem por objetivo a investigação de questões de design ligadas à visualidade levando em conta este mapeamento categorial, prevendo temáticas particularizadas ou gerais, e abordagens específicas ou interdisciplinares.