Washington Dias Lessa
Graduação na ESDI-UERJ (1973), ganhando, com seu trabalho de conclusão, a Premiação IAB-1973 na categoria de trabalhos escritos. Tornou-se professor em 1975 substituindo Décio Pignatari e por indicação do próprio. Mestrado em Filosofia da Educação pelo IESAE/FGV (1983) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1998). Trabalho de pesquisa em: a) design, informação e linguagens visuais, investigando a construção de sentido no design de comunicação e no design de interação, segundo aspectos semânticos, tecnológicos e pragmáticos da cultura material contemporânea ou segundo abordagens históricas; b) teoria e parâmetros epistemológicos do design, contemplando tanto a prática de projeto quanto as dinâmicas de constituição e transformação do campo. Em sua prática de projeto trabalhou: com Aloisio Magalhães para o CNRC (1975) e na Casa da Moeda do Brasil (1976-1978); no IDI-MAM (1974 e 1976); como autônomo; como sócio-gerente e diretor de projeto da Campos Gerais (1990-2005), com atuação em design editorial, edição, design de exposições, design de informação e identidade visual.
Padrões de projeto para o design de revistas digitais para tablet
O Design de notícias para tablet e o novo papel do designer
Esta pesquisa traz um panorama do mercado jornalístico para tablet. Classifica as variações de publicações digitais. Mostra os hábitos de leitura em dispositivos móveis e as formas de negócios. Apresenta como o designer se posiciona nesse fluxo de trabalho. Analisa o caso do jornal O Globo, que, com produtos impressos e digitais, proporcionou entrevistas com designers de diversas mídias. Ainda há a análise de O Globo a Mais, revista exclusivamente digital.
Fotografia e interação no Jardim Botânico: uma abordagem do design de participação em contexto museológico
Em meio à rápida propagação de tecnologias de mídia que tornam possível produzir, arquivar, se apropriar e recircular conteúdo informacional, uma cultura participativa vem emergindo nos dias atuais. Uma lógica de colaboração se faz presente, viabilizada por ferramentas técnicas que estruturam o conhecimento em rede. Nesse contexto, o museu, enquanto agência de representação sociocultural, se esforça no sentido de atualizar-se. Nesta dissertação, sugere-se que a interação participativa de caráter social é um caminho para renovar e ampliar as narrativas culturais elaboradas pelos museus, em sua relação comunicacional com o público. Foi elaborado, então, o sistema Revelar: um modelo preliminar que se propõe a investigar o design de participação em contexto museológico. O sistema, que tem como palco de ações o complexo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pressupõe a participação de estudantes de Ensino Médio em uma atividade programada pela equipe do Museu do Meio Ambiente. A matéria de contribuição dos alunos participantes é a fotografia produzida a partir do uso de dispositivos móveis.
Em busca da aura: dinâmicas da construção da imagem impressa para a simulação do original
Impressão de imagem e conceituação de: original e matriz; parâmetros quantitativos e qualitativos de produção; gravação artesanal e por dispositivo técnico; dinâmica de construção da imagem. Visão panorâmica do século XV aos dias de hoje, de técnicas de impressão de imagem e sua relação com a informação imagética. Considerações sobre o valor simbólico do original e da produção em série a partir dos conceitos de aura e simulacro. Estratégias de modulação espacial para simulação do tom-contínuo em matrizes artezanais, fotomecânicas e digitais. As principais técnicas de gradação tonal utilizadas na calcografia e litografia. O processamento de retícula de amplitude modular e o desenvolvimento da retícula estocástica. Estratégias de composição da cor no século XVIII e XIX; a influência da fotografia e as transformações do processamenteo digital no século XX. Técnicas de interpretação manual da cor em "pinturas impressas" , cromoxilografia, impressões Baxter e cromolitografia. Interpretação fotomecânica da cor na tricromia e no padrão CMYK. As transformações digitais do gerenciamento de cor; propostas de alta fidelidade de cor e a giclée. Apresentação de amostras ampliadas de imagens impressas demonstrando suas dinâmicas de construção. Comentários sobre a evolução técnica da imagem impressa e seu aspecto simbólico.