--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Washington Dias Lessa

Graduação na ESDI-UERJ (1973), ganhando, com seu trabalho de conclusão, a Premiação IAB-1973 na categoria de trabalhos escritos. Tornou-se professor em 1975 substituindo Décio Pignatari e por indicação do próprio. Mestrado em Filosofia da Educação pelo IESAE/FGV (1983) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1998). Trabalho de pesquisa em: a) design, informação e linguagens visuais, investigando a construção de sentido no design de comunicação e no design de interação, segundo aspectos semânticos, tecnológicos e pragmáticos da cultura material contemporânea ou segundo abordagens históricas; b) teoria e parâmetros epistemológicos do design, contemplando tanto a prática de projeto quanto as dinâmicas de constituição e transformação do campo. Em sua prática de projeto trabalhou: com Aloisio Magalhães para o CNRC (1975) e na Casa da Moeda do Brasil (1976-1978); no IDI-MAM (1974 e 1976); como autônomo; como sócio-gerente e diretor de projeto da Campos Gerais (1990-2005), com atuação em design editorial, edição, design de exposições, design de informação e identidade visual.

Orientador / Co-orientador
PPDESDI Mestrado

Padrões de projeto para o design de revistas digitais para tablet

15 dez 2015
Pedro Biz Eschiletti
PPDESDI Mestrado

O Design de notícias para tablet e o novo papel do designer

Esta pesquisa traz um panorama do mercado jornalístico para tablet. Classifica as variações de publicações digitais. Mostra os hábitos de leitura em dispositivos móveis e as formas de negócios. Apresenta como o designer se posiciona nesse fluxo de trabalho. Analisa o caso do jornal O Globo, que, com produtos impressos e digitais, proporcionou entrevistas com designers de diversas mídias. Ainda há a análise de O Globo a Mais, revista exclusivamente digital.

23 set 2014
Raquel Corrêa Cordeiro
PPDESDI Mestrado

Fotografia e interação no Jardim Botânico: uma abordagem do design de participação em contexto museológico

Em meio à rápida propagação de tecnologias de mídia que tornam possível produzir, arquivar, se apropriar e recircular conteúdo informacional, uma cultura participativa vem emergindo nos dias atuais. Uma lógica de colaboração se faz presente, viabilizada por ferramentas técnicas que estruturam o conhecimento em rede. Nesse contexto, o museu, enquanto agência de representação sociocultural, se esforça no sentido de atualizar-se. Nesta dissertação, sugere-se que a interação participativa de caráter social é um caminho para renovar e ampliar as narrativas culturais elaboradas pelos museus, em sua relação comunicacional com o público. Foi elaborado, então, o sistema Revelar: um modelo preliminar que se propõe a investigar o design de participação em contexto museológico. O sistema, que tem como palco de ações o complexo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, pressupõe a participação de estudantes de Ensino Médio em uma atividade programada pela equipe do Museu do Meio Ambiente. A matéria de contribuição dos alunos participantes é a fotografia produzida a partir do uso de dispositivos móveis.

04 abr 2014
Juliano Caldeira Kestenberg
PPDESDI Mestrado

Em busca da aura: dinâmicas da construção da imagem impressa para a simulação do original

Impressão de imagem e conceituação de: original e matriz; parâmetros quantitativos e qualitativos de produção; gravação artesanal e por dispositivo técnico; dinâmica de construção da imagem. Visão panorâmica do século XV aos dias de hoje, de técnicas de impressão de imagem e sua relação com a informação imagética. Considerações sobre o valor simbólico do original e da produção em série a partir dos conceitos de aura e simulacro. Estratégias de modulação espacial para simulação do tom-contínuo em matrizes artezanais, fotomecânicas e digitais. As principais técnicas de gradação tonal utilizadas na calcografia e litografia. O processamento de retícula de amplitude modular e o desenvolvimento da retícula estocástica. Estratégias de composição da cor no século XVIII e XIX; a influência da fotografia e as transformações do processamenteo digital no século XX. Técnicas de interpretação manual da cor em "pinturas impressas" , cromoxilografia, impressões Baxter e cromolitografia. Interpretação fotomecânica da cor na tricromia e no padrão CMYK. As transformações digitais do gerenciamento de cor; propostas de alta fidelidade de cor e a giclée. Apresentação de amostras ampliadas de imagens impressas demonstrando suas dinâmicas de construção. Comentários sobre a evolução técnica da imagem impressa e seu aspecto simbólico.

28 mar 2014
Helena de Barros
PPDESDI Mestrado

Tipografia para crianças: um estudo de legibilidade

18 mai 2009
Leticia Gouvêa Rumjanek
PPDESDI Mestrado

O design brasileiro de tipos digitais: elementos que articulam na formação de uma prática profissional

02 fev 2009
Ricardo Esteves Gomes
PPDESDI Mestrado

A dimensão visual dos ambientes na web sob influência da participação dos usuários

Paula Sobrino de Souza Assumpção
PPDESDI Mestrado

O Processo de Construção das Fontes Digitais de Simulação Caligráfica

Fabio Lopez
PPDESDI Mestrado

O surgimento da marca Daspu e a projeção de sua imagem através da imprensa

Jeanine Torres Geammal
PPDESDI Mestrado

Ontologia de Notícias: Um modelo para Classificação do Conteúdo dos Jornais ON-Line Brasileiros, Segundo a Lógica da Web Semântica

Leonardo Burlamaqui Lima da Rocha
PPDESDI Mestrado

Tipografia pintada no Centro do Rio de Janeiro

Vinicius Freitas da Silva Guimarães
PPDESDI Mestrado

Visualização dos dados estatísticos da Uerj: proposta de dashboards baseados no trabalho de Jacques Bertin

Luiz Frederico Sarkis Arbex