Processo seletivo

Técnico-Operativa

Teórico-Histórico-Crítica

Projeto

Teórico, histórico, crítico

Serviço

Produto

Interação

Comunicação

Secretaria do curso de Arquitetura e Urbanismo

Secretaria do curso de Design

DEMO - Laboratório de Design-Ficção
O laboratório de Design-Ficção da ESDI/UERJ desenvolve atividades de pesquisa na interface entre o Design e campos diversos das Humanidades, sempre investigando as articulações entre os processos de produção material e os processos de produção de valores - tanto no sentido moral (bom/mau) quanto no epistêmico (verdadeiro/falso).

LHDB - Laboratório de História do Design Brasileiro
O Laboratório de História do Design Brasileiro tem como objetivo contribuir para o registro, preservação e ligação de acervos iconográficos relacionados à história do design brasileiro, tendo como foco principal o inestimável acervo da ESDI.

Conceitos aplicados à prática do design
A pesquisa busca identificar e caracterizar conceitos utilizados na prática da atividade. Muito apoiada sobre o conhecimento tácito (ver Michael Polanyi – The Tacit Dimension), a prática costumeira do design tende a naturalizar os conceitos de que se utiliza e, desse modo, realimenta continuamente um acentuado grau de imprecisão, incompatível com a necessária consolidação do campo nos estudos acadêmicos. Por visar a constituição de um amplo thesaurus, sem limites preestabelecidos, a pesquisa pretende-se contínua e aberta a investigações tanto no tempo contemporâneo quanto no tempo histórico.

DesEduca Lab - Laboratório de Design e Educação
O DesEduca Lab tem como proposta construir conhecimentos e articular pessoas, ações e afetos voltados aos usos do Design como meio transformador de práticas educativas. Partimos do entendimento de que o pensamento projetual, que atravessa a elaboração de artefatos, recursos tecnológicos e espaços voltados às práticas de ensino-aprendizagem, também articula dimensões transcendentes evidenciando subjetividades, políticas identitárias, epistemologias e devires que vão além das materialidades aparentes. Por este motivo, o laboratório abre-se à investigação das inserções de design em práticas educativas na educação formal e em espaços informais de aprendizagem, à investigação de aspectos relacionados à formação em design: pedagogia, currículo e metodologias como também aos usos do design na formação de professores.

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia
O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

LABLIV - Laboratório de Informação e Linguagens Visuais
A questão da visualidade para o design aponta para diversas abordagens. Considerando a natureza dos artefatos temos a visualidade ligada à forma tal como a concebia o cânone bauhausiano, que enfatizava o formalismo abstrato. e aquela ligada à semântica do produto; e, por outro lado, a visualidade ligada ao significado explicito próprio dos artefatos de comunicação. No âmbito desse tipo de artefato colocam-se tanto a tendência à funcionalidade denotativa, conforme privilegiada, por exemplo, pelo design de informação, quanto a tendência à elaboração retórica, as quais se combinam de diversos modos. Da perspectiva de sua elaboração a visualidade pode ser abordada segundo diversos enquadramentos não excludentes, dados pela tecnologia, por determinações ergonômicas, por padrões de uso/experiência, por parâmetros de estilo etc. Finalmente existem afinidades entre o design e outras áreas que igualmente se ocupam de questões que envolvem a visualidade, tais como a visualização de dados, a arquitetura, o branding, as artes etc. O LABILIV tem por objetivo a investigação de questões de design ligadas à visualidade levando em conta este mapeamento categorial, prevendo temáticas particularizadas ou gerais, e abordagens específicas ou interdisciplinares.

Laboratório de Biomimética
A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética
O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia
Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

Da inovação social à imaginação coletiva: novas formas de engajamento e participação e suas correspondências com o ensino e a pesquisa em design (projeto vinculado à bolsa Prociência)
O projeto tem por objetivo dar continuidade à agenda de pesquisa levada a cabo por esta pesquisadora no Laboratório de Design e Antropologia, e que investiga as possibilidades de conjugação entre modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, considerando também suas aplicações a situações e contextos de ensino e pesquisa, buscando assim por alternativas para o ensino e a pesquisa em design. Os principais objetivos do projeto são: 1) investigar as possibilidades teóricas e práticas de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia; 2) reunir dados primários e secundários sobre novos modos de engajamento e participação; 3) avaliar as possibilidades de correspondência entre esses modos de engajamento e participação e processos de ensino e pesquisa em design; 4) problematizar a noção de inovação social, avaliando as possibilidades de tensioná-la à luz da comparação com a categoria de imaginação coletiva.

Design e Antropologia: conexões possíveis
Investigar as possibilidades de conjugação de modos de produção de conhecimento em design e em antropologia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a transdisciplinaridade e suas implicações para a consolidação do design como campo de pesquisa. Contribuir para o estabelecimento de práticas de pesquisa em design, aqui tomado como ciência social aplicada, que nos permitam apontar para outros modos de enfrentamento dos desafios que se colocam à essa área profissional em meio à complexidade do mundo contemporâneo.

Design em movimento
Pretende pôr em movimento o campo constituído do design, com suas teorias e práticas, através de uma articulação entre diferentes campos de conhecimento: design, antropologia, ciências sociais e políticas. Este primeiro movimento, de cunho essencialmente teórico, se desdobra em uma multiplicidade de práticas que implicam em diversos atores/agentes, espaços institucionais e não-institucionalizados, assim como uma série de metodologias e ferramentas a serem testadas em experimentos.

Design, arte e condição de crise na modernidade
Questões teóricas concernentes às relações entre o design e a arte (ênfase: pintura e cinema) na atualidade. Possibilidades e potencialidades estético-poéticas do design. A atitude projetual como tema e como problema na arte. Capacitação reflexiva acerca das soluções teóricas elaboradas, do final do século XIX ao início do XXI, em função das principais questões por elas levantadas nos campos do design e da arte. Favorecimento de uma melhor compreensão do papel social do designer e do artista nos diferentes contextos culturais que marcaram a passagem da modernidade para a contemporaneidade. A condição de projeto e a condição de programa nas eras industrial e pós-industrial. O pensamento e a condição de crise sob as óticas do design e da arte. Os limites da teorização no momento cultural tardo-moderno. As ameaças recentes ao pensamento como criação: o consenso, a contemplação, a reflexão e a comunicação. O planejamento, a intenção, a criação, a diferença, a repetição, o agenciamento e a invasividade como estratégias de confrontação simbólica como caos.

Visualização de Informações, Usabilidade e suas Aplicações
Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abordagem de métodos e técnicas inspiradas na visualização de informações que contribuam efetivamente para a experiência do usuário consumidor de tais informações. Uma das aplicações críticas que merece destaque é a visualização da informação em contratos eletrônicos. Em decorrência da revolução tecnológica e com a ascensão da sociedade em rede, vem se ampliando o número de negócios realizados por meios eletrônicos, principalmente diante das exigências de rapidez nas transações de alcance de escala mundial. Contudo, os contratos e documentos oriundos de meio eletrônico ainda causam incerteza quanto à sua validade e eficácia aos consumidores, o que gera uma forte insegurança jurídica para quem deseja se utilizar desses meios contratuais. Ou seja, o problema de excesso de dados e de informações produzidas gera grandes dificuldades na comunicação entre consumidores e empresas, causando incertezas, conflitos na tomada de decisões e até mesmo o desinteresse no uso desse meio. Como base metodológica, considera-se a ciência do design como abordagem pela qual os problemas devam ser tratados e as soluções propostas, considerando não só o componente teórico das questões tratadas, mas também os encaminhamentos e desdobramentos no mundo prático.