Processo seletivo

Arte, design, comunicação e tecnologias na cultura contemporânea
Esta pesquisa busca compreender possíveis liames históricos entre os campos da arte, design, comunicação e tecnologias numa acepção em que estes campos não são hierarquizados, evitando-se assim determinismos de qualquer sorte. Propõe-se, alternativamente às explicações históricas dominantes e cristalizadas, identificar atualizações do passado no presente, este sempre interessado ante os desafios interpostos pelos dispositivos atuais, concernindo à produção de subjetividades e agenciamentos de poder presentes explícita e implicitamente em qualquer produto cultural.

Codesign, Cidade e Cidadania
O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.

Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica
Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.

Design e Tecnologia

HTDesign — História e Teoria do Design | Grupo de pesquisa registrado
Grupo de pesquisa direcionado a investigar a história e as teorias do design, numa perspectiva ampla, sempre direcionada a buscar o melhor entendimento de como a noção de projeto é absorvida (ou não) pela sociedade brasileira. Pretende-se, a partir do estudo da experiência histórica internacional e nacional, assim como da formulação teórica e metodológica a respeito de design, traçar um referencial significativo para sua melhor compreensão, e portanto, para o balizamento de ações projetivas de toda ordem.

O estado da arte da educação de design no Brasil | Século 21
Este projeto de pesquisa pretende investigar factualmente o atual estado da educação de design no Brasil. Dado o crescimento exponencial de escolas, faculdades e cursos de toda natureza e nível de certificação no campo do design ocorrido ao longo das duas últimas décadas no país e, simultaneamente, verificando o ainda incipiente desempenho da atividade frente aos problemas da indústria, do comércio e dos serviços, faz-se necessário avaliar os caminhos, e talvez os descaminhos, que essa atividade educacional por aqui tem trilhado. Questões básicas relativas à produtividade, a necessidades de inovação, à constituição de um inequívoco patamar de qualidade para os serviços, sejam públicos ou privados, exigem uma investigação aprofundada sobre o que vem sendo tomado como padrão, referência e tornado prática nas instituições educacionais nesta área.

Ortodoxia e heterodoxia na história do design: estudos comparados em história do design: Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, França, Fino-Escandinávia, Itália e América Latina
A pesquisa visa identificar as condições históricas e sociais para o surgimento do profissional do design e a evolução da prática em diferentes contextos políticos e geopolíticos. Os ofícios artesanais e questões estéticas se localizam nas raízes conceituais do design, embora cada situação nacional tenha engendrado carcaterísticas muito diferenciadas entre si, vindo a consituir, no início do século 20, o que se pode compreender como a ortodoxia do campo. Conceitos em pauta: ofício artesanal, industrialização, mestre artesão, design, estética industrial, desenvolvimento nacional, entre outros. Integrada à pesquisa do Grupo de Pesquisa HTDesign.

Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento
O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.

Design, teoria e crítica

História do Design

O design e suas relações com a filosofia
Até que ponto e sob que aspectos o design pode aprender sobre si mesmo com o pensamento filosófico e vice-versa? E até que ponto, neste processo de revigoração epistemológica mútua, ambos podem auxiliar a reflexão sobre os principais problemas e inquietações que se nos afiguram neste novo início de século? Este projeto de pesquisa busca responder estas perguntas, ou melhor, abordar estas questões mediante uma leitura filosófica do design (assim como de uma leitura projetiva/criativa da filosofia). Ele tem como objetivo, portanto, estudar as relações possíveis entre estes dois domínios do conhecimento. Para fazê-lo, atentará inicialmente para as propostas filosóficas de alguns pensadores-chave dos séculos XVIII ao XXI, dentre eles: Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Lacan, Foucault, Flusser, Simondon, Deleuze, Guattari, Latour, Sloterdijk. Dará especial atenção, no estudo desses autores, aos diversos olhares lançados sobre: (1) as relações do homem (sujeito/indivíduo) com o mundo (objeto/natureza), e do homem consigo (na medida em que esta relação consigo é mediada por imagens e artefatos); (2) as relações entre pensamento/conhecimento e as atividades de projeto/criação; (3) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e formas de valoração éticas e estéticas – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos indicam um posicionamento e uma ação qualificadoras da dinâmica da vida; (4) as relações entre concepção/produção de artefatos e imagens e produção de sentido no âmbito sociocultural – questionando em que medida e sob que aspectos os processos projetuais e produtivos regem e são regidos por ordens sociossimbólicas.

O Design entre valores iluministas e românticos: produção material e dinâmica social no pensamento dos séculos XVIII e XIX
A pesquisa investiga os valores associados à produção material (e suas ressonâncias socioculturais) no pensamento dos séculos XVIII e XIX, tendo como foco a produção intelectual britânica. O objetivo principal é elaborar um panorama das tensões ideológicas (isto é, ligadas a concepções valorativas) que influenciaram a emergência do design como campo profissional. Para tanto, procura-se compreender como, no contexto britânico, os conflitos entre a moral iluminista e a moral romântica orientavam formas de olhar para a produção material e para as ressonâncias socioculturais da industrialização.

Poiésis, téchne, projectum: uma abordagem filosófica da atitude projetual e de sua contribuição para a consolidação e/ou o questionamento do tecnicismo planetário contemporâneo
Este projeto visa definir e situar o lugar e a atuação do design – enquanto um dos instrumentos historicamente assumidos pela mentalidade tecnicista – no projeto de concepção e consolidação da modernidade, aqui chamado provisoriamente de “normalização técnico-científica”. Tem por objetivos, entre outros: 1) oferecer novos subsídios teóricos acerca da atuação do design na contemporaneidade, visando reforçar a conscientização dos profissionais dessa área em relação às principais questões que marcam os nossos recorrentes debates e discussões acerca dos rumos da cultura e das alternativas para o reequilíbrio ecológico do planeta; 2) remapear a tradição milenar de pensamento que conduziu o Ocidente ao chamado “tecnicismo planetário”, destacando, para tanto, vários posicionamentos crítico-reflexivos frente à atuação das tecnociências e à sua crescente inserção no contexto pluricultural pós, neo, hiper e crítico-moderno; 3) favorecer uma consideração não só multidisciplinar, mas também inter e transdisciplinar do design, a partir de pontos de vista e referenciais teóricos oriundos, principalmente, do pensamento filosófico recente; 4) favorecer uma visão mais ampla e matizada do design, que corresponda e atenda ao seu atual nível de complexidade e problematicidade; 4) fornecer subsídios teórico-conceituais para/sobre a ação (ou potência de ação) e a intervenção do designer no mundo de hoje sobretudo em seus estágios sociopolítico e simbólico-cultural; 5) avaliar em que medida este poderia contribuir tanto para a consolidação quanto para o questionamento do já referido “tecnicismo planetário”, nos termos em que este foi/vem sendo definido e redefinido no/pelo próprio projeto tardo-moderno de ”normalização técnico-científica”; e 6) avaliar as efetivas possibilidades de se estar “a caminhar para uma era do design total, ou seja, de um mundo integralmente concebido, desenhado pelo homem, do mais íntimo detalhe ao mais amplo ambiente”, assim como os aspectos possivelmente negativos desta tendência.

Rio de Janeiro continua sendo? Agenciamentos e articulações das categorias de cidade, patrimônio histórico-cultural e design no contexto sóciopolítico carioca contemporâneo
Esta pesquisa se desdobra em quatro dimensões complementares, a saber: 1) análise comparativa entre as proposições político-governamentais que colocam em relação as cidades, o seu patrimônio histórico e cultural e o campo profissional do design, com foco para a esfera federal no contexto da redemocratização, nos anos 1980 (tema desenvolvido em minhas pesquisas de mestrado e doutorado) e a esfera municipal carioca, atualmente; 2) observação e análise das formulações e estratégias políticas da gestão Eduardo Paes no que tange às questões urbanas, e suas vinculações com o design e o patrimônio; 3) pesquisa etnográfica sobre os modos como tais proposições impactam a vida da cidade e de seus habitantes; 4) observação e análise do posicionamento da comunidade profissional de design carioca, face às proposições para a área oriundas da municipalidade.

Arquitetura e Urbanismo

Casa Barão do Rio Branco
Debruçados em cima da temática acerca da ocupação da Casa Barão do Rio Branco como sede do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os discentes realizaram pesquisas de cunhos histórico e técnico através de buscas em bancos de dados, arquivos históricos e entrevistas realizadas com importantes nomes responsáveis por tal feito. O campus do departamento localiza-se na cidade de Petrópolis, atualmente na Avenida Ipiranga, nº 544. Entretanto, até o ano de 2016 ocupava o edifício tombado na Avenida Barão do Rio Branco, nomeada em homenagem ao famoso nome da política brasileira do século XX, em sua antiga residência. Infelizmente, após a compra da localidade pela Instituição e instauração do até então departamento pertencente à Escola Superior de Design de Desenho Industrial, o espaço fora interditado pela Prefeitura de Petrópolis e declarado inóspito visto seu alto grau de degradação e uma inadequação de ocupação. Visto tal cenário, sua sede atual fora alugada para a continuação das atividades acadêmicas. Concomitantemente a esses fatores, foi identificada uma necessidade de um estudo aprofundado sobre a residência e um melhor entendimento acerca de seus antigos moradores, processos de tombamento, compra, venda e outras documentações em âmbitos políticos, econômicos e históricos. Dessa forma tais pesquisas podem tornar possível uma futura intervenção para a adaptação de um anexo da instituição, como pós graduação e a realização de outras atividades no espaço, aumentando a qualidade do ensino visto a atual ausência do espaço sofrida pelos docentes e discentes, além da valorização do patrimônio, restauração e devida conservação do edifício que sofre com um árduo abandono governamental. Para mais informações acesse: https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs ou nos siga pelo Instagram: @divulga.uerj

História do Design brasileiro: registro, catalogação, preservação e disponibilização do acervo iconográfico da ESDI
O objetivo central desse projeto é o resgate histórico por meio da digitalização do acervo iconográfico da ESDI, que está sendo realizado nas dependências do Laboratório de História do Design Brasileiro (LHDB) do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ. Dentre as contribuições desse projeto, cabe citar: a) Resgate e preservação do patrimônio histórico e cultural no que se refere ao design, em especial à história da ESDI; b) Possibilitar o acesso a pesquisadores interessados; c) Registro da memória de uma instituição de importância indiscutível; d) Fomento à produção científica de artigos, livros, monografias, dissertações e teses; e) Divulgação da História do Design Brasileiro. Ao longo de sua história, graças ao esforço e dedicação professores, alunos e ex-alunos, a ESDI acumulou um acervo único e inestimável. Esse acervo conta com coleções iconográficas de designers como Newton Montenegro e Bea Feitler, que foi diretora de Arte da revista americana Harpers Bazaar, e de intelectuais do quilate de Orlando da Costa Ferreira. O acervo reúne mais de nove mil slides e negativos e cerca de oitocentos projetos de conclusão de curso de seus alunos. É urgente pois a disponibilização desse acervo para a consulta pública, como forma de aprofundamento da pesquisa histórica do design brasileiro. Em 2007, a escola tornou-se a primeira instituição de ensino na América Latina a receber o prêmio o iFGold, concedido pelo International Forum Design. No ano seguinte, 2008 a ESDI foi eleita uma das 50 melhores escolas de design do mundo pela revista Business Week, ao lado de instituições como Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Projeto de Pesquisa

arte procedural

Áreas de interesse

Arquitetura e Urbanismo

Design

Concurso de professor adjunto: design de serviços

Chamada para seleção de docentes PPDESDI
O PPDESDI divulga chamada para seleção de novos docentes e o resultado final.