Processo seletivo

design e educação

Design e Epistemologia

Design e escrita

design e espaço público

design e estruturas narrativas

design e filosofia

design e gênero

Design e gerenciamento de projetos

Design e Gestão de Projetos
Esta linha de pesquisa consiste na investigação sobre o gerenciamento de projetos da área de Design, buscando métodos que apoiem a identificação de um projeto de Design, como são organizados, executados e geridos pelos seus responsáveis e como as práticas presentes em Gestão de Projetos são (ou deveriam ser) utilizadas. A competição entre as empresas tem aumentado a participação do design como ferramenta estratégica de negócio. A discussão no campo do design foi ampliada, e, além de abranger “estilo” e “estética”, hoje aborda questões como “aprimoramento de produtos, serviços e processos”, “geração de inovação” e “eficiência operacional”. Seu foco está no desenvolvimento da experiência com o consumidor e na criação de produtos mais eficientes, nos setores público e privado. Sob este aspecto, torna-se fundamental definir o designer, enquanto uma competência central de empresas, tanto quanto estudar o papel do designer na gestão empresarial, especificamente na gestão de projetos. As ciências do design mostram-se, pois, promissoras como método de apoio à identificação de práticas e padrões que ajudam a definir regras que, por sua vez, podem ser utilizadas como base de sustentação de soluções organizacionais como a de gestão de projetos.

Design e governo: uma investigação sobre a aplicação do design em laboratórios de inovação em âmbito governamental
Esta pesquisa visou investigar a partir de um estudo de caso como o design tem sido implementado na prática nos processos de inovação em instâncias governamentais brasileiras para resolver problemas capciosos e quais os benefícios dessa abordagem. Para tanto, acompanhou-se dois projetos desenvolvidos pelo (011).lab – Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo. Os projetos selecionados trabalhavam com questões complexas, interligadas, envolvendo diversos atores dentro e fora da Prefeitura e utilizavam do design como metodologia principal. A investigação iniciou-se a partir de duas hipóteses: (a) que o design era usado somente em etapas específicas do projetos e (b) que isso era causado por um entendimento de o que é design. Ela foi também informada por entrevistas com os integrantes do laboratório, pela literatura sobre design no governo, focando principalmente nas áreas de design de serviço e design participativo; e literatura referente ao conceito de inovação, analisando o cenário de inovação em governo e seu histórico no Brasil.

design e heteronormatividade

design e humanismo

Design e identidade

Design e imagem em movimento
Esta pesquisa destina-se a explorar a aproximação entre as áreas do design e das imagens em movimento, compreendendo-se aí o cinema, o vídeo, os filmes de animação, as imagens digitais geradas por programação e as imagens circulantes nas mídias sociais. Intenciona-se tratar da questão tanto numa perspectiva historico-genealógica tanto contemporânea.

Design e Inovação nos Serviços

Design é Isso

Design e Kilombo Cultural: Toca do Gabiru
Convite para roda de conversa com Gabiru sobre design e ancestralidade, às 14h, sala 6 - PPDESDI.

Design e Marketing: uma de Relação de Sinergia para a Sustentabilidade
Esta dissertação aborda os princípios do Design, os fundamentos do Marketing e as condições que ambas as atividades podem, em parceria, gerar ambientes criativos para a Sustentabilidade. Acredita-se que tanto Design quanto Marketing são campos de saber parceiros, complementares e transversais, tendo deste modo um natural potencial de sinergia para a construção de projetos consistentes e duráveis. A insistência nesta ideia se deve, em parte, à vivência profissional nesses setores de gestão de projeto, e também ao desenvolvimento de exames, através da pesquisa bibliográfica, sobre os sentidos de termos, conceitos e objetivos para a organização de dados, a análise e alinhamento conceitual e a verificação de tangências entre esses campos. Este trabalho objetiva contribuir para a interação e a integração de saberes, em cursos de nível superior, também com a sugestão de ferramenta criativo-analítica e criativo-gerativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. A crescente necessidade de atuações adequadas e eficazes dos campos estudados nos setores produtivos, a necessidade de profissionais capazes de se adequarem estas demandas, e a oferta deficitária de pesquisas com esta abordagem reforçam a crença na utilidade desta investigação. Os saberes em foco têm em comum relações multidisciplinares, sistêmicas e interdependentes.

Design e memória coletiva: humanidades digitais para práticas de história pública em rede aberta
A partir da compreensão do design como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede, o presente projeto promove investigações sobre as formas como a tecnociência, marcadamente no período demarcado pela transformação digital das práticas culturais, incide sobre regimes de visibilidade e memória coletiva.

Design e negritude

design e opressão

Design e patrimônio

design e política
