Processo seletivo

DSCI0008.JPG

DSCI0009.JPG

DSCI0010.JPG

DSCI0011.JPG

DSCI0012.JPG

DSCI0013.JPG

DSCI0014.JPG

DSCI0015.JPG

DSCI0016.JPG

DSCI0017.JPG

DSCI0018.JPG

Duas chamadas abertas para a revista ARCOS DESIGN

Duas chamadas abertas para a revista ARCOS DESIGN

Duas chamadas abertas para a revista ARCOS DESIGN
A revista Arcos Design é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu nome surgiu de modo quase natural: pelas pontes que pretendia montar com outros campos, por sua localização geográfica junto aos Arcos da Lapa, ícone da cidade do Rio de Janeiro. Em 2008, a Arcos Design deixou de ser impressa mas prosseguiu em formato eletrônico na plataforma de revistas da UERJ. Para seguir desenhando perspectivas na pesquisa em design, ao recebimento de artigos e resenhas em fluxo contínuo, a revista passa agora a realizar chamadas abertas – call for papers – sob responsabilidade de professores do PPDEsdi.

Duas Faces do Divino: a expressão da loucura em imagens
Duas Faces do Divino é um projeto editorial resultado de um processo de pesquisa que busca relacionar a arte e sua capacidade de projeção do inconsciente, sendo um meio individualizado que possibilita o bem-estar e a comunicação com pessoas que vivem diversos estados do ser. A partir da imersão na Casa das Palmeiras, instituto que utiliza de práticas expressivas como método de cuidado e reabilitação mental. A autora desenvolve sua tese através da análise simbólica da seleção de imagens desenvolvidas pelos dois artistas Judah e Davi, ambos diagnosticados com esquizofrenia. O livro além de expor as imagens busca ampliar a discussão para além do campo da saúde mental legitimando a prática artística como tratamento terapêutico.

ductus caligráfico

Dunya Pinto Azevedo

dunya.pdf

Duplo Diamante

Duque de Caxias

Düsseldorf, Alemanha

Dyego Rodrigues Custódio

"É provável que eu me apaixone": O design na criação de um webtoon
Este documento contém pesquisas de histórias em quadrinhos, dos desenhos animados e da literatura, observando fenômenos como: o desenvolvimento dos personagens dentro das narrativas; a maneira como eles interagem entre si no decorrer da história; estilos de desenho e ilustração; pontos de vista na juventude e minha visão particular sobre o amor e a perda.
Representar visualmente a complexidade das relações humanas é uma tarefa que exige um trabalho árduo para que o resultado seja satisfatório, tanto para o autor da obra, quanto para seu leitor. Para este projeto foram analisados os diferentes fluxos narrativos nas histórias e então elaborada uma história autoral como objetivo final deste trabalho. Enquanto isso, foi conduzida para esta história uma percepção da narrativa enquanto movimento, para entender os novas formas de linguagem utilizadas atualmente com a internet como seu principal distribuidor ao redor do mundo.
