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Processo seletivo

9729 itens encontrados
a-z crono

Programa Pedagógico

Programa Polo Joalheiro do Pará

Programa Polo Joalheiro do Pará: os embates no campo do design de joias

Esta pesquisa investiga o universo joalheiro contido no Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos do Estado do Pará – Programa Polo Joalheiro, sediado nas instalações do Espaço São José Liberto, no município de Belém (PA), tendo como gestora a Organização Social (O.S.) Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA). Considerando as disputas e os embates entre designers, ourives, lapidários e gestores do Programa, objetivou-se identificar como são construídos os valores do campo, as regras e estratégias utilizadas pelos gestores em definir o que é joia e quais agentes são responsáveis pela sua criação dentro do processo de institucionalização do fazer joalheiro local, assim como, identificar e apontar as estratégias dos demais agentes utilizadas na tentativa de romper com essas regras ou de se manter nelas. Observando ainda, como catalisador das tensões já existentes, a inclusão do Segmento Produtos de Moda, em 2011, que dividiu as demandas do setor de recebimento e avaliação de produtos com as joias. Como base metodológica da pesquisa, utilizou-se a associação entre pesquisa bibliográfica, observação participante dentro do setor de recebimento e avaliação de produtos, entrevistas com os agentes e uma vasta pesquisa documental em fontes primárias do Programa Polo Joalheiro, entre elas, os relatórios institucionais, os catálogos de coleções de joias e documentos normativos de procedimentos internos. Para descrição e análise dessa realidade, apropriou-se como instrumento teórico-metodológico da rede de teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu, lançando mão de seus principais conceitos, a saber, Campo, Agentes, Habitus e Capital. Por fim, com o processo de análise das entrevistas e dos documentos pautados nos conceitos listados acima, a pesquisa concluiu-se com a reflexão acerca das circunstâncias que provocam os embates dentro do campo joalheiro paraense.

26 abr 2019

programação

PROGRAMAÇÃO - Petrópolis.rev6.pdf

programação criativa

25 nov 2019

Programação Geral do 5º SPGD 2019

Atenção, comunidade esdiana! O 5º Simpósio de Pós-graduação em Design da ESDI está próximo. 

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Programação Visual

Programação visual e livro didático

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Comunicação Visual, versando sobre esse aspecto na produção de um livro didático. O trabalho consiste numa análise em três partes: na primeira, observou-se os fatores que influenciam o ensino; na segunda, analisou-se a programação visual e seu impacto na linguagem visual educacional; e na terceira, elaborou-se uma proposta de atuação baseada nessa análise, aberta a críticas e sugestões.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1978

Programação visual para Socila Clube de Beleza

O presente trabalho aborda a reestruturação da programação visual da Socila Clube de Beleza, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1953 com o objetivo de oferecer serviços de bem-estar ao público feminino, incluindo massagens, hidroginástica e tratamentos de recuperação capilar. Inicialmente, o TCC apresenta um histórico da fundação do clube, destacando sua missão original de atender exclusivamente mulheres. O estudo detalha a pesquisa de campo conduzida para analisar a programação visual existente, que incluía elementos como logotipo, paleta de cores e tipografia utilizados pelo clube até aquele momento. No decorrer da pesquisa, a Socila Clube de Beleza expandiu seus serviços para incluir também o público masculino, oferecendo novos cursos e tratamentos específicos. Essa mudança significativa demandou uma revisão completa do planejamento visual que estava sendo elaborado. Como resultado, houve uma reformulação da identidade visual do clube, adaptando o logotipo, as cores e a tipografia para refletir a inclusão dos novos serviços e o público de ambos os gêneros.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972

Programada nova entrega de cartões UERJ

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09 set 2019

programas de ação afirmativa

Project Resound

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09 dez 2016

project thinking

PROJEKT

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers

Este projeto visa registrar a análise de experiência do usuário de uma plataforma online para o desenvolvimento colaborativo dos projetos de alunos de Design da ESDI. Seu principal objetivo foi a criação de uma plataforma que permite e incentiva os usuários a divulgarem seus projetos desde a concepção, recebendo feedbacks de outros alunos e, assim, melhorando-os de forma colaborativa. Por focar mais no processo de desenvolvimento do que no produto final, recebeu o nome provisório de Processofólio. Posteriormente, esse termo foi substituído por PROJEKT, nome escolhido durante o desenvolvimento do branding da plataforma.

2023

Projetando práticas de ensino-aprendizagem: o design no cotidiano, ação e reflexão do professor da educação básica

Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores.

12 mai 2023

Projeto

Projeto

projeto

Projeto Acolhimento foi selecionado para bolsa da Faperj

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projeto arquitetônico

projeto assistido por computador (CAD)

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