Processo seletivo

Projeto de Extensão

Projeto de graduação

Projeto de Graduação (TCC) UERJ-ESDI - Leonardo de Medeiros Furquim

Projeto de luminária de jardim
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1977). Este TCC estuda técnicas de iluminação visando desenvolver um projeto específico de iluminação de jardins, propondo um sistema versátil que integra técnica e estética, em resposta à falta de inovação e ao uso de produtos importados no mercado brasileiro.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto de Pesquisa

Projeto de produto

Projeto de produto: cultivo de hortaliças em ambiente doméstico urbano
O projeto procura desenvolver um sistema que possibilite diversas técnicas de cultivo de hortaliças dentro de um apartamento médio e domiciliar na cidade do Rio de Janeiro. Entre alguns dos objetivos específicos estão, facilitar o cultivo de hortaliças em ambientes domésticos e incentivar o usuário a adotar práticas saudáveis. Para a pesquisa, primeiro foi analisado o local para onde seria aplicado o projeto, ou seja um apartamento domiciliar médio e os cômodos mais adequados para o cultivo de hortaliças neste local. Na etapa seguinte algumas técnicas de cultivo hidropônico como o gotejamento e o NFT(Nutrient Film Technique) foram analisadas para entender qual seria a melhor para se aplicar no projeto e que tecnologias seriam usadas para isso. As peças do produto foram confeccionadas em softwares 3D que possibilitaram a visualização de soluções.

projeto de sistemas

Projeto de um desfibrilador cardíaco
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata do desenvolvimento de um projeto de design para um desfibrilador cardíaco, visando atender à necessidade de dispositivos nacionais, melhorar a assistência técnica, e contribuir para o bem-estar e prolongamento da vida humana na área cardiológica.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto de um Expositor e Armazenador para Modelos 3D Educacionais
Este trabalho compõe-se na elaboração de um expositor multifuncional voltado à organização e exibição de modelos tridimensionais utilizados em contextos educacionais e expositivos. O projeto reúne funcionalidades de armazenamento e apresentação em um único mobiliário, visando facilitar o uso de materiais didáticos em escolas, bibliotecas e museus. O processo incluiu pesquisa de campo, entrevistas, levantamento de similares, estudo ergonômico e modelagem digital.

Projeto de uma cafeteira elétrica para bares
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma cafeteria elétrica destinada a bares.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto de uma mesa para desenho
Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste em um projeto com análise ergonômica e tecnológica de uma mesa de desenho.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto do Expo Pavilhão

Projeto e autonomia: pressupostos pedagógicos para uma disciplina de Design na educação básica brasileira
A tese apresenta o campo do design como proponente de uma educação para o fazer, na forma de uma disciplina para integrar a educação básica do ensino público no Brasil. Uma disciplina de Design, que se propõe a desenvolver competências e habilidades relacionadas a projetar e a construir coisas. Tal proposição sustenta-se pela hipótese de que a falta de uma educação dessa natureza, no decorrer da história do país, possa estar diretamente relacionada aos problemas que enfrentamos em termos de projeto e de desenvolvimento econômico e social. Acreditamos que a implementação de uma educação para o fazer possa dar início a um processo de aprimoramento intelectual e técnico inédito da sociedade brasileira. E, além, que promova uma condição de autonomia, individual e coletiva. São quatro os conceitos fundamentais que alicerçam nossa proposição. O primeiro é a noção de autonomia. Vista aqui à luz da filosofia e das ciências sociais e políticas, apresenta-se como um fim, um objetivo desejável e para o qual destinam-se os esforços de se pensar uma educação para o fazer no Brasil. O segundo conceito é o campo dos ofícios artesanais. Suportada pela premissa de que fazer é pensar, a presença dos ofícios torna-se condição primordial para se propor uma educação para o fazer. São os ofícios que nos fornecem importante cabedal teórico e técnico para o implemento das atividades voltadas ao fazer manual, abrigando, de forma encorpada, os princípios pelos quais se desenvolvem as habilidades da mão, do olho e do cérebro. O terceiro conceito é a educação, como meio pelo qual um projeto dessa dimensão possa se estender, gradativa e consistentemente, à toda a população. O quarto é o próprio design, visto aqui não mais como uma parte dos processos de produção industrial ou artística, mas sim, de maneira mais ampla, como arte liberal e como retórica, conforme aponta Richard Buchanan. Desta feita, ele é evocado à tarefa de projetar o que quer que seja, inclusive, uma disciplina cujas bases residem nas práticas e no conhecimento acumulado pelo design. Destarte, o objetivo da tese é relacionar a proposta de uma educação para o fazer à promoção do senso de autonomia, por meio do design. Para isso, procede uma discussão acerca das relações entre os campos do design, dos ofícios artesanais e da educação, trazendo à tona questões pertinentes aos aspectos históricos e socioculturais brasileiros, de maneira a construir uma reflexão que acolha as particularidades do processo constitutivo do país. Com ganas de apontar um caminho, entre outros possíveis, para o alcance de uma condição de autonomia pelo Brasil, relacionamos o design à educação, por meio do ensino de projeto e práticas artesanais.

Projeto e Planejamento

Projeto e Tecnologias de Restauro

Projeto Editorial

Projeto em design de comunicação 1

Projeto em design de comunicação 2

Projeto em design de interação 1

Projeto em design de interação 2

Projeto em design de produto 1

Projeto em design de produto 2
