--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9734 itens encontrados
a-z crono

Aprender Projetando

O livro propõe uma abordagem prática para a educação básica, valorizando a aprendizagem "mão na massa" e o papel dos professores como designers do ensino. Baseado em pesquisas e na experiência do Grupo Design & Escola da Esdi/UERJ, explora experimentos que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo.

Aprendizagem Baseada em Design na formação continuada de professores do Ensino Médio

O entrelaçamento entre o campo do Design e a área da Educação, no que tange à ampliação da interdisciplinaridade do processo projetual para as práticas de ensino-aprendizagem, com a intenção de contribuir na formação de professores capazes de atuar na complexidade do mundo contemporâneo, é o tema central desta pesquisa. Faz-se urgente, principalmente no cenário pós-pandêmico, catalisar esforços de diferentes áreas do conhecimento para, em parceria com os profissionais da educação, pesquisar, refletir e debater os desafios existentes na realidade das escolas públicasbrasileiras, buscando construir uma educação que vai além da transmissão de informação, que considera o ensino com propagação da experiência (Kastrup, 1999) e a multidimensionalidade das questões envolvidas nos processos de ensino-aprendizagem, oportunizando o pensamento crítico e a autonomia na formação de jovens. O avanço exponencial dos recursos tecnológicos no século XXI nos força a questionar se as práticas e os conceitos de ensino-aprendizagem vigentes em grande parte das escolas públicas no Brasil são eficazes para construir um modo de pensar e agir que não seja apenas operacional e sistemático nos nossos jovens. Para além das questões práticas relativas ao domínio de linguagens e de aparatos tecnológicos, precisamos ampliar as discussões com foco no enfrentamento de problemas compostos de vários elementos e dispostos em um emaranhado de camadas como, por exemplo, o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.

Mitchel Resnick (2017, p. 23) coloca a seguinte pergunta, “Como podemos ajudar osjovens a se desenvolverem como pensadores criativos, para que estejam preparados para uma vida neste mundo em que tudo muda tão rapidamente?” Ele apresenta então os quatro Ps que acredita serem centrais para ações educativas que se comprometam com o estímulo à criatividade e à inovação, a saber: projetos (projects), paixão (passion), parcerias (peers) e pensar brincando (play).

Partindo do pressuposto de que o aluno aprende melhor quando torna significativa ainformação ou os conhecimentos que lhe são apresentados (Hernández & Ventura,1998), o pensamento projetual, intrínseco ao Design, tem se revelado uma abordagem promissora como prática pedagógica para lidar com a fluidez do mundo contemporâneo e implementar espaços educativos mais instigantes e criativos. A Aprendizagem Baseada em Design, segundo Bianca Martins (2022, p.23), se apresenta como um tipo especial de aprendizagem ativa cuja “estratégia educativa favorece a abordagem multidimensional apropriada à abordagem de problemas do mundo contemporâneo, que se realiza por meio de trabalho em equipe, desenvolve a solução em colaboração

Aprendizagem de segunda língua

Aprendizagem inventiva

Aprendizagem móvel

Apresentação

Apresentação

Apresentação

Apresentação

In.Esdi 

Apresentação de Projetos Arquitetônicos

Apresentação de trabalho em evento

De 19 jul 2023 a 19 jul 2023

Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Design

O PPDESDI convida para encontro virtual com a coordenação, professores e representantes discentes, quando serão apresentados o programa, as linhas de pesquisa TPI (Tecnologia, Produto e Inovação) e TISH (Teoria, Informação, Sociedade e História).

ver evento

Apresentação Espaços Verdes Esdi

ver notícia
04 nov 2016

Apresentação final (1).pdf

Apresentação Profissas Game.pdf

apresentacao-01

apresentacao-02

Aptos à matrícula - Doutorado.pdf

Aptos à matrícula - Mestrado.pdf

Aptos à matrícula PS 2023 PPDESDI - Doutorado TISH e TPI.pdf

Aptos à matrícula PS 2023 PPDESDI - Mestrado TISH e TPI _Def.pdf

Aptos a prova dissertativa - DO.pdf

Aptos a prova dissertativa - ME.pdf

Aquarelas e animações

ver notícia
18 ago 2017
1... 41 42 43 44 45... 406