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Processo seletivo

9738 itens encontrados
a-z crono

Metodologia de Pesquisa para Teoria, Informação, Sociedade, História

Metodologia de Pesquisa para Tecnologia, Produto e Inovação

Metodologia de desenvolvimento de produtos digitais com foco em UX: observação Participante em projeto da Fiocruz

Este estudo apresenta o registro do desenvolvimento de um produto digital para a Fiocruz. A pesquisa foi realizada com base na Observação Participante na qual o autor assumiu o papel de membro da equipe de desenvolvimento. Durante 15 meses foram registradas as etapas do processo de tomada de decisões projetuais. Na metodologia adotada constam os procedimentos de seleção das técnicas usadas no desenvolvimento do projeto: população, amostra, soluções aplicadas, entregas individuais, entregas coletivas, consumo de recursos, cronograma e testes. Os dados dos registros da Observação Participante foram cotejados com as categorias geradas nas entrevistas. Como resultado, tem-se listada uma série de sucessos e insucessos que objetiva servir como critérios norteadores para a melhoria na aplicação de metodologias baseadas em UX para desenvolvimento de produtos digitais.

19 set 2021

Metodologia da pesquisa

Metodologia científica

metodologia

Método para análise de movimentos gestuais e sua aplicação em design de interação

 A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a morfologia de gestos interativos freehands, gestos realizados com as mãos livres, considerados pelos usuários como naturais, executados em diferentes contextos culturais. Para a realização deste trabalho, foi necessário a abordagem de conhecimentos referentes ao Design de Interação, à interação gestual com o paradigma freehands, às interfaces naturais de usuário e aos conceitos referentes à cultura, que estruturaram uma base teórica pertinente ao objeto de estudo. Foi realizada uma simulação de interação gestual, seguida de uma entrevista semi-estruturada, tendo como amostra populacional discentes de pós-graduação em Design de duas instituições de ensino superior, em cidades com distintas origens e contextos culturais: a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís (MA) e a Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/UERJ, no Rio de Janeiro. A referida simulação consistiu em interpretações gestuais das ações resultantes de comandos comuns, no cenário de interação com software gráfico 3D, pelos usuários voluntários. Devido os cuidados para a contenção do contágio do Coronavírus, ainda muito intenso, as simulações ocorreram através de videoconferência, o que, de alguma forma, certamente influenciou na cognição das interpretações e construções dos movimentos interativos. Os dados obtidos através dos gestos executados foram descritos e analisados sob quatro parâmetros: postura assumida pela mão, localização, movimento e lateralidade, o que permitiu identificar detalhes pertinentes à sua morfologia e naturalidade, com valor para perceber os contrastes e similaridades entre os gestos interativos executados pelos usuários, discentes das escolas de Design. Em conjunto com os dados colhidos nas entrevistas e o arcabouço teórico delineado, a pesquisa concluiu que os atributos culturais assumidos pelos voluntários influenciaram no contraste entre os movimentos interativos realizados. Entretanto, a cultura tecnológica assumida por eles, em seus variados níveis de experiência, se apresentou como fator para a convergência das construções de modelos mentais e interpretações gestuais, resultando em movimentos interativos similares. Também foi observada a relevância do envolvimento direto do usuário nos estudos objeto da pesquisa, compreendendo sua forma de pensar a interação na simulação proposta. O que contribui para tornar a interface mais amigável e com a usabilidade positiva, para usuários de diferentes contextos culturais. Como desdobramentos da pesquisa, propõe-se a aplicação desta experiência para o desenvolvimento de interfaces gestuais freehands para artefatos tecnológicos destinados ao auto-atendimento público, visto a necessidade de evitar o toque nestes dispositivos, como forma de contenção do contágio do Coronavírus e suas variações.

03 set 2021

método Montessori

Método de projeto de Produto.

Método de design

"Metamorfose" - Coletânea "Ou Isto ou Aquilo"

"Metamorfose" - Coletânea "Ou Isto ou Aquilo"

Metamorfose

metáfora

meta-design

mestrado_dissertacao_parte1de7.pdf

mestrado_2025.pdf

mestrado_2025.pdf

MESTRADO Roteiro de proposta de projeto de pesquisa

MESTRADO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E PATRIMÔNIO DA UERJ

O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UERJ PETRÓPOLIS ACABA DE APROVAR NA CAPES O PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E PATRIMÔNIO.

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24 set 2024

Mestrado Acadêmico

Mestrado - Aptos prova de inglês.pdf

16 nov 2017

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição,  receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

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Meritocracia

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