Processo seletivo

Método para análise de movimentos gestuais e sua aplicação em design de interação
A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a morfologia de gestos interativos freehands, gestos realizados com as mãos livres, considerados pelos usuários como naturais, executados em diferentes contextos culturais. Para a realização deste trabalho, foi necessário a abordagem de conhecimentos referentes ao Design de Interação, à interação gestual com o paradigma freehands, às interfaces naturais de usuário e aos conceitos referentes à cultura, que estruturaram uma base teórica pertinente ao objeto de estudo. Foi realizada uma simulação de interação gestual, seguida de uma entrevista semi-estruturada, tendo como amostra populacional discentes de pós-graduação em Design de duas instituições de ensino superior, em cidades com distintas origens e contextos culturais: a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís (MA) e a Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/UERJ, no Rio de Janeiro. A referida simulação consistiu em interpretações gestuais das ações resultantes de comandos comuns, no cenário de interação com software gráfico 3D, pelos usuários voluntários. Devido os cuidados para a contenção do contágio do Coronavírus, ainda muito intenso, as simulações ocorreram através de videoconferência, o que, de alguma forma, certamente influenciou na cognição das interpretações e construções dos movimentos interativos. Os dados obtidos através dos gestos executados foram descritos e analisados sob quatro parâmetros: postura assumida pela mão, localização, movimento e lateralidade, o que permitiu identificar detalhes pertinentes à sua morfologia e naturalidade, com valor para perceber os contrastes e similaridades entre os gestos interativos executados pelos usuários, discentes das escolas de Design. Em conjunto com os dados colhidos nas entrevistas e o arcabouço teórico delineado, a pesquisa concluiu que os atributos culturais assumidos pelos voluntários influenciaram no contraste entre os movimentos interativos realizados. Entretanto, a cultura tecnológica assumida por eles, em seus variados níveis de experiência, se apresentou como fator para a convergência das construções de modelos mentais e interpretações gestuais, resultando em movimentos interativos similares. Também foi observada a relevância do envolvimento direto do usuário nos estudos objeto da pesquisa, compreendendo sua forma de pensar a interação na simulação proposta. O que contribui para tornar a interface mais amigável e com a usabilidade positiva, para usuários de diferentes contextos culturais. Como desdobramentos da pesquisa, propõe-se a aplicação desta experiência para o desenvolvimento de interfaces gestuais freehands para artefatos tecnológicos destinados ao auto-atendimento público, visto a necessidade de evitar o toque nestes dispositivos, como forma de contenção do contágio do Coronavírus e suas variações.

método Montessori

Método de projeto de Produto.

Método de design

"Metamorfose" - Coletânea "Ou Isto ou Aquilo"

"Metamorfose" - Coletânea "Ou Isto ou Aquilo"

Metamorfose

metáfora

meta-design

mestrado_dissertacao_parte1de7.pdf

mestrado_2025.pdf

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MESTRADO Roteiro de proposta de projeto de pesquisa

MESTRADO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E PATRIMÔNIO DA UERJ
O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UERJ PETRÓPOLIS ACABA DE APROVAR NA CAPES O PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E PATRIMÔNIO.

Mestrado Acadêmico

Mestrado - Aptos prova de inglês.pdf

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição, receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

Meritocracia

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mercado

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