--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9729 itens encontrados
a-z crono

Eluiza Bortolotto Ghizzi

Rafael Vitor da Silva

Beatriz Padilha Campello

Miguel Moreira Guimarães

Design de serviços de saúde

Como projetar serviços de saúde que entregam valor para o usuário, segurança assistencial e produtividade? Este Projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver soluções e/ou artefatos de projeto de serviços (na tríade Processos-pessoas-tecnologias) que promovam melhorias nas funções assistenciais (fim), administrativas e de formação (meio) para a entrega de saúde de qualidade à população. Entende-se que o desenvolvimento deste conhecimento se dará a partir da tradicional tríade pesquisa, ensino e extensão, a partir do trabalho colaborativo entre docentes dentro e fora do Programa de Pós-Graduação em Design, dos alunos deste programa, bem como instituições internas e externas à UERJ que servirão como cases de pesquisa.

Aline Pina

RESULTADO DA PROVA - DESIGN DE INTERAÇÃO.pdf

RESULTADO DA PROVA - DESIGN DE PRODUTOS.pdf

RESULTADO DA PROVA - DESIGN DE SERVIÇOS.pdf

poster design

design de sinalização

edição de imagem

matte painting

quando fazer e pensar.jpg

Atravessar o presente

Livro do CURA, parte da Coleção Laboratórios

atravessar.png

Edital de Convocação para Integração à Equipe da Navezinha do Conhecimento 2024 - Unidade ESDI/UERJ

Edital de Convocação para Integrar da equipe da Navezinha do Conhecimento 2024, que terá um polo na ESDI Lapa.

ver notícia
26 jun 2024

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas à implementação do design moderno no Brasil na década de 1960

A implementação do ensino do design moderno ocorreu a partir da década de 1950 no Brasil. A década seguinte foi muito promissora e fértil em ideias educacionais para a profissão porque, além das instituições acadêmicas estarem sendo postas em questão pelos estudantes no mundo todo, aqui, ainda não se havia institucionalizado o ensino de design, que se consolidaria com a regulamentação do currículo mínimo obrigatório adotado no final da década. Essa pesquisa, inserida no campo da história em design, centrou-se em 3 projetos de escolas de design que tentaram, sem sucesso, ser implementados no Brasil nesse momento: a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi inserido no Complexo do Solar do Unhão, Salvador, Bahia, de 1961-64; o Centro de Estudos Universitários do Parque Lage, em 1965, também projeto de Bo Bardi; e a paralisação de 14 meses da Escola Superior de Desenho Industrial, entre 1968-1969, uma tentativa coletiva de reforma estrutural da escola. Desenvolvendo uma abordagem decolonial sobre a história do design no Brasil, buscou-se recuperar um debate entre visões divergentes que guiaram os primeiros anos de instauração da educação e prática de design moderno no país, olhando para projetos que ofereciam alternativas ao que estava sendo consolidado como modelo de ensino. Após extensa pesquisa arquivística, como uma maneira de imaginar como essas escolas poderiam ter funcionado, já que ficaram em projeto, as fabulações especulativa e crítica (foram mobilizadas como ferramentas metodológicas.

Lonas

Movimento Pendular

Práticas Culturais Periféricas

Impresso no Pará: 1820-1910 A memória gráfica como composição do espírito de época

Este trabalho tem por objetivo investigar a história do produto impresso no Pará no século XIX. Para tanto, foi realizado o mapeamento das oficinas tipográficas que operaram no período e sua produção. Partiu-se do levantamento bibliográfico sobre o tema e de pesquisas em bibliotecas e arquivos no Rio de Janeiro, Belém e São Paulo, elencando jornais, almanaques, cartazes, cartões postais, impressos oficiais tais como editais, ofícios e relatórios, reunindo material visual relativo ao período. Foram desenvolvidas metodologias para a visualização das questões pertinentes ao material coletado, do qual foram selecionados exemplos relevantes, analisados a partir da sua configuração gráfica. Associando-se aos estudos dedicados à memória gráfica, procurou-se relacionar os temas do design gráfico aos contextos socioeconômicos e à influência da evolução tecnológica na configuração gráfica dos impressos. Foram considerados autores clássicos no campo do design gráfico, como Michael Twyman; estudos em cultura material; e o Capitalismo Tipográfico, desenvolvido por Benedict Anderson. Oficinas tipográficas são empreendimentos industriais capitalistas, logo a atuação dos tipógrafos e os impressos que produzem são fruto de relações sociais e econômicas pertinentes ao momento histórico em que estão inseridos, ao mesmo tempo que contribuem para a construção do espírito de época.

20 mar 2017

Pará

História da Tipografia

1... 335 336 337 338 339... 406