Processo seletivo

avaliação de ideias

Avaliação de indicadores de desempenho na experiência do usuário em produtos digitais financeiros
O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.

Avaliação de Técnicas de Produção de Materiais Compósitos
Desenvolvimentos de eco-produto feitos de eco-compósito com matriz de polímeros de origem vegetal ou sintética com reforço de fibras celulósicas virgens ou a partir de resíduos de pós consumo ou pré consumo com o objetivo de proporcionar um conjunto de atividades práticas e agradáveis ao estudante fazendo uso de uma metodologia simples, com recurso de registro e análise de imagens e da descrição objetiva de dados coletados. O caráter prático exploratório foi o principal motivador educacional, passando a proporcionar aos jovens designers, o uso de metodologia cientifica de caráter observacional e experimental,fazendo-os refletir de maneira crítica sobre o resultado dos experimentos e a importância de um método cientifico, abordando conceitos e conhecimentos de disciplinas diversas como: materiais e processos de fabricação, metodologia, física, química, informática , ergonomia e eco design.

Avaliação de usabilidade do sistema Dosvox na interação de cegos com a web
Este relatório apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa sobre a usabilidade do Dosvox, sistema gratuito desenvolvido na UFRJ e utilizado por cegos no desempenho de suas tarefas com o uso de computadores, inclusive para interação com a Web. Por meio de pesquisa exploratória baseada na observação da interação de estudantes cegos com a Web, foram identificados problemas de usabilidade na interface do Dosvox e do Webvox, programa que faz parte do sistema e é utilizado no acesso a sítios eletrônicos na Web. Embora tenha havido uma grande preocupação em se desenvolver o Dosvox com foco no usuário iniciante, em entrevistas estruturadas com os desenvolvedores descobriu-se que os problemas estavam relacionados com o fato de a interface ser projetada de acordo com o modelo mental desses profissionais de Informática. Isso dificulta o seu uso por pessoas menos habituadas com estes conceitos. Somou-se a esses resultados informações encontradas na observação de cegos especialistas em acessibilidade usando o Dosvox na interação com a Web. Após a observação, foram realizadas entrevistas estruturadas, permitindo que fossem apontados outros problemas do sistema, além de caminhos de melhoria para a usabilidade do Dosvox.

Avaliação de usabilidade em jogo eletrônico: um estudo de caso de um jogo desenvolvido por uma empresa do Rio de Janeiro
Esta pesquisa tem como objetivo documentar o processo de redução de riscos e incertezas de um jogo eletrônico em desenvolvimento por meio da aplicação de métodos de avaliação de Usabilidade. Foi realizado um estudo de caso da utilização de métodos e técnicas de avaliação de Usabilidade durante a produção do jogo eletrônico Dungeonland , conduzido entre 2010 a 2013 ao longo de diversas iterações do produto, da pré-produção ao lançamento. Foram utilizados os métodos de observação direta baseada em problemas, avaliação cooperativa, questionário e entrevista semi-estruturada. Os dados coletados demonstram a evolução do design do jogo, as diferentes metodologias empregadas em cada estágio de desenvolvimento, e o impacto da avaliação no projeto. Apesar de problemas e limitações no emprego dos testes de Usabilidade no produto em questão, o impacto da avaliação foi visto como muito grande e muito positivo pelos desenvolvedores - através de dados qualitativos como protocolos verbais e de gameplay de usuários, e de dados quantitativos sobre suas experiências com o produto que possam ser comparados estatisticamente, os desenvolvedores de jogos têm à sua disposição poderosas ferramentas para estabelecer processos de Design claros, centrados no usuário, e que ofereçam um ambiente onde problemas são rapidamente identificados e soluções são validadas com usuários reais.

Avaliação e autoavaliação

avenida brasil

Aventurando
Trata do desenvolvimento de um sistema de jogo de tabuleiro baseado no Role Playing Game ( RPG ) redesenhado para o público infantil e integrado a plataformas digitais. Tem como objetivo potencializar a interação entre pais e filhos e os beneficios que decorrem dessa relação. Além disso, espera-se que o jogo , ao colocar as crianças em uma situação de interpretação de papeis em histórias , incentive sua criatividade e imaginação, de modo a desenvolver maior senso crítico pessoal e coletivo.

avião

Aviso de Suspensão das Aulas por um Período de 15 dias
A partir de 16 de março, todas as modalidades de aulas e demais atividades acadêmicas estão suspensas.

Axel Hermann Sande

axel.pdf

Azulejaria do Coletivo MUDA: burburinho visual na paisagem urbana
A arte do Coletivo MUDA que se apresenta por meio da criação de painéis de azulejaria aplicados nos muros das cidades, e suas possíveis interferências nas cenas urbanas, se constitui no objetivo de pesquisa desta dissertação. O estudo apresenta e discute a formação de um possível novo capítulo na história da azulejaria brasileira a partir do trabalho desenvolvido pelo MUDA, no qual a cultura do grafite soma-se à tradição azulejar brasileira. No processo criativo realizado de forma coletiva, adotado pelo MUDA, observa-se a influência da filosofia de trabalho de coletivos contemporâneos, nos quais a criação e autoria são compartilhadas por meio da troca de saberes de seus integrantes. A literatura apresenta poucas referências sobre o coletivo carioca, sendo este um dos motivos pelos quais a pesquisa mergulha no trabalho de campo junto ao coletivo, mais especificamente em seu ateliê, acompanhando o processo de criação no ambiente em que nascem os projetos. O método de pesquisa adotado se deu primeiramente a partir da Revisão Bibliográfica Sistemática sobre o tema azulejaria tradicional e moderna, processos criativos colaborativos em coletivos atuais e visitas ao ateliê para observação dos métodos de trabalhos adotados pelo coletivo. A pesquisa apresenta ao final, um panorama sobre a trajetória criativa do MUDA, relacionando sua produção com os temas sobre o coletivo e a intervenção urbana. O trabalho busca contribuir assim com a disponibilização de material bibliográfico e visual sobre as atividades artísticas culturais produzidas na cidade do Rio de Janeiro, ampliando-se também para outros territórios, pois o alcance do MUDA é internacional. Mais do que lançar luz sobre o trabalho do Coletivo MUDA, a pesquisa buscou exaltar o modo de criação coletiva do grupo, pois as obras ao final ganham a assinatura de todos os integrantes. Este pensamento garantiu uma das características fundamentais deste coletivo e ajudou a sustentar o pensamento presente neste trabalho: somos seres coletivos. O fomento e a ampliação desta ideia podem trazer resultados interessantes tanto para o universo do design, quanto para os demais campos de atuação humana.

Azulejaria Portuguesa

Azulejaria Portuguesa no Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX: um estudo de caso das fases de produção
Herança de um passado colonial, a azulejaria portuguesa na cidade do Rio de Janeiro possui raros exemplares que datam do século XVII presentes na antiga portaria do Mosteiro de São Bento, entretanto é no XVIII e no XIX que seu uso torna-se mais difundido. Inicialmente utilizada como revestimento decorativo e educativo-religioso em igrejas e con-ventos, no século XIX a azulejaria amplia o seu caráter utilitário, ao ser aplicada em hospitais e principalmente, em fachadas de edificações. É a partir deste novo uso que o azulejo se afirma no Brasil enquanto cultura somada. Os dois gêneros de azulejos aqui representados historiado e de padrão existentes no interior da Igreja Nossa Senhora da Penna e na fachada da edificação à rua Teófilo Otoni, 93 pertencem a diferentes fases históricas de produção: a artesanal e a semi-industrial. Estudar no âmbito do design os aspectos históricos, técnicos, formais e funcionais das fases representativas do azulejo português do XVIII e XIX presentes nestas edificações da arquitetura brasileira é o que este trabalho de dissertação se propõe.

azulejo

B003_Lourdes_Patricia_Schrunder_Madrid.png

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Baía de Guanabara

Bailarina e Borboleta

Baixada correndo solta
Tornar visíveis produções culturais independentes e locais na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, pode contribuir para uma nova percepção sobre essa região cercada de estigmas de periferia. Buscando evidenciar o valor de tais iniciativas no contexto cultural local, este trabalho tenta desvelar e, ao mesmo tempo, registrar o atual panorama cultural independente dessas cidades. Além disso, empenha-se em refletir sobre a importância do design como agente provocador de novos modos de perceber e discutir as dimensões da sociedade e da cultura. Para isso, o projeto expõe as etapas do processo de mapeamento, as visualizações dos dados colhidos e o projeto gráfico do fanzine, suporte final de apresentação de pesquisa.

Baixada Fluminense

Baixada.pdf

Bancas de TCC 2023.2
A ESDI convida para a apresentação dos TCCs de seus alunes