--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9729 itens encontrados
a-z crono

Política cultural

Política

Poiésis, téchne, projectum: uma abordagem filosófica da atitude projetual e de sua contribuição para a consolidação e/ou o questionamento do tecnicismo planetário contemporâneo

Este projeto visa definir e situar o lugar e a atuação do design – enquanto um dos instrumentos historicamente assumidos pela mentalidade tecnicista – no projeto de concepção e consolidação da modernidade, aqui chamado provisoriamente de “normalização técnico-científica”. Tem por objetivos, entre outros: 1) oferecer novos subsídios teóricos acerca da atuação do design na contemporaneidade, visando reforçar a conscientização dos profissionais dessa área em relação às principais questões que marcam os nossos recorrentes debates e discussões acerca dos rumos da cultura e das alternativas para o reequilíbrio ecológico do planeta; 2) remapear a tradição milenar de pensamento que conduziu o Ocidente ao chamado “tecnicismo planetário”, destacando, para tanto, vários posicionamentos crítico-reflexivos frente à atuação das tecnociências e à sua crescente inserção no contexto pluricultural pós, neo, hiper e crítico-moderno; 3) favorecer uma consideração não só multidisciplinar, mas também inter e transdisciplinar do design, a partir de pontos de vista e referenciais teóricos oriundos, principalmente, do pensamento filosófico recente; 4) favorecer uma visão mais ampla e matizada do design, que corresponda e atenda ao seu atual nível de complexidade e problematicidade; 4) fornecer subsídios teórico-conceituais para/sobre a ação (ou potência de ação) e a intervenção do designer no mundo de hoje sobretudo em seus estágios sociopolítico e simbólico-cultural; 5) avaliar em que medida este poderia contribuir tanto para a consolidação quanto para o questionamento do já referido “tecnicismo planetário”, nos termos em que este foi/vem sendo definido e redefinido no/pelo próprio projeto tardo-moderno de ”normalização técnico-científica”; e 6) avaliar as efetivas possibilidades de se estar “a caminhar para uma era do design total, ou seja, de um mundo integralmente concebido, desenhado pelo homem, do mais íntimo detalhe ao mais amplo ambiente”, assim como os aspectos possivelmente negativos desta tendência.

Poesia Concreta

poesia

Poeira

poder judiciário

pnld

Plínio Balbino

Playtesting

Plataformas Digitais

Plataforma online: Comissão de Divulgação Científica sobre a Casa do Barão do Rio Branco

https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs

ver notícia

plataforma digital

Plataforma de compartilhamento para materiais para o ensino de desenho

A pesquisa propõe uma reformulação curricular no ensino de Desenho na educação básica, expandindo seu foco além da representação geométrica e projetiva para uma abordagem mais ampla da linguagem gráfica, incluindo graficacia, desenhística e modelagem. O objetivo é proporcionar um ensino mais abrangente e acessível, não apenas para escolas com uma disciplina de Desenho estabelecida, mas para todos os alunos, independentemente do nível de formação. A proposta visa fornecer aos educadores ferramentas para preparar os alunos para interagir com o mundo projetado e material, desenvolver a coordenação motora fina e analisar criticamente a cultura visual, promovendo uma sociedade mais igualitária no consumo de imagens e artefatos.

plataforma

plástico

plastic lumber

Plantar

Plano para criação de coleção de estampas: método específico para design de superfície

A prática do design de superfície em empresas de vestuário voltadas para o mercado da moda exige do profissional de design conhecimentos além do seu campo de origem para que a sua atuação seja mais efetiva. A atividade é exercida por meio de processos projetuais, necessita de conhecimentos tecnológicos, transita entre o campo artístico e técnico da representação gráfica e se valoriza pela conscientização de conceitos mercadológicos na elaboração de projetos. A elevada oferta de produtos de vestuário, especialmente no Sudeste, maior região de confeccionados do país, aponta para a necessidade de diferenciação para se obter vantagens comerciais. Nesta pesquisa entende-se que o design de estamparia pode ser uma das áreas estratégicas para a gestão de marcas de moda. Para contribuir com a participação do design de estamparia na qualificação dos produtos de vestuário e nos processos de criação, realizou-se um plano para criação de coleção de estampas, método específico para design de superfície. Partiu- se da revisão da literatura de design de superfície e questões de mercado para definição de termos e conhecimento do estado da arte. Diante da constatação da carência na literatura acadêmica de métodos específicos para a criação de coleções de estampas aplicadas ao vestuário, recorreu-se a literatura sobre metódicas gerais de projetação, metodologias de design e estudos mercadológicos. Utilizou-se a técnica de observação participante em três experimentos visando o registro e a análise do fluxo de trabalho de equipes durante a tarefa de criação de estampas. O material obtido a partir destes experimentos foi confrontado com os conceitos extraídos da revisão de literatura. Além dos experimentos, realizou-se uma entrevista com uma profissional com larga experiência no setor a fim de complementar o entendimento das questões práticas do mercado de trabalho. A principal contribuição desta dissertação é um plano aplicável em departamentos de empresas de moda para processos de criação de coleções de estampas. Os resultados metodológicos também se destinam a reprodução em ambiente acadêmico com fim de fornecer aos estudantes recursos projetuais para que, no futuro, eles possam estar melhor preparados para atender às demandas profissionais. O produto resultante dessa pesquisa é um conjunto de mapas, fichas e quadros que permitem que o processo seja replicado em outros casos, possibilitando uma expansão do modelo e do conhecimento em torno do tema.

20 mar 2020

Plano de turmas 2023-1

Plano de Turmas 2022.2.pdf

Plano B Design

Planejamento urbano e regional

Planejamento urbano e regional

1... 89 90 91 92 93... 406