--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

design editorialRelacionado a
Limpar filtros
48 itens encontrados
a-z crono

Ísis Helena Daou

Igor Cesar Rosa da Silva

Helvecio da Silva

Helena de Barros

Giselle Barreto Martins

Fernando Chaves de Cerqueira

Evelyn Grumach

Ester Sousa de Oliveira

Emmanuel Bellard

Discussões sobre qualidade de projeto em capas de livro – uma investigação a partir do Prêmio Jabuti (2000 a 2018)

Este trabalho propõe uma investigação sobre os diferentes discursos sobre qualidade de projeto das capas de livros brasileiros, a partir de um recorte de capas premiadas pelo Prêmio Jabuti entre 2000 e 2018, e através de depoimentos obtidos por entrevistas qualitativas com os agentes envolvidos no processo de execução, venda e avaliação das capas: designers gráficos, editores, livreiros, jurados e curadores do prêmio. Procura oferecer uma visão heterogênea e multifacetada sobre a importância da capa do livro brasileiro, seu desenvolvimento histórico e seu papel na realidade atual do país. Na pesquisa, investiga-se o que chancela a ideia de qualidade de uma capa de livro, através da percepção dos profissionais que produzem, articulam e promovem o fluxo deste mercado de atuação. Evidencia-se a importância e o papel da capa que, em primeira instância, informa e sintetiza o livro e a natureza do texto contido nele.

23 mar 2020

Design

Design

Davi Braga da Silva Vianna

Cyntia Motta de Oliveira Martins

Cinema + escola

O projeto pedagógico "Cinema + escola" visa abordar a importância do recurso cinematográfico na formação de jovens, e tem como objetivo cadastrar obras do cinema brasileiro no formato de um catálogo, para assim auxiliar educadores que desejarem usar desse meio para transmitir conhecimento, com foco maior na área da Sociologia. Dos filmes selecionados, são apresentados seus dados técnicos, resenhas e linha de tempo, e são organizados de acordo com os assuntos abordados, como preconceito, identidade brasileira e engajamento político.

2010

Christiane Mello

Bruno Lemgruber Garcia

André Victor A. Ramos

Ana Júlia Mello Coelho

Álvaro Franca

Aline Machado Carrer

Alessandra Nunes Nogueira Brown Duarte

A identidade visual da Coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil, 1943/1969

Este trabalho versa sobre a identidade visual de uma coleção de livros sem um projeto gráfico com padrão de repetição entre eles. A coleção em questão é da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, editada por Raymundo Ottoni de Castro Maya, entre as décadas de 1940 e 1960. A contribuição do estudo desta Coleção ao campo do design é a reflexão sobre quais as considerações de identidade visual são necessárias para se projetar, no caso, uma coleção de livros, mas que se estende às demais áreas do design gráfico.

12 jun 2008

A arquitetura carioca em Dom Casmurro: uma releitura ilustrada

O presente trabalho insere-se no campo do design editorial e possui como temática as possíveis relações entre a literatura clássica brasileira e o design gráfico. O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso é a produção de um projeto gráfico editorial para um livro em comemoração aos 125 anos da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis — comemorados em 2024. Esse projeto aborda, por meio de imagens e ilustrações, a arquitetura, o urbanismo e o design de interiores presentes na narrativa textual, de modo a trazer ao jovem leitor um olhar inédito que vai além da famosa questão do possível adultério retratado na obra. Para isso, inicialmente é feita, neste relatório, uma pesquisa acerca de Dom Casmurro, Machado de Assis e o Rio de Janeiro da época retratada no livro. Ademais, é feito um breve estudo sobre o campo do design editorial, além de análises de alguns projetos gráficos ilustrados já produzidos para a obra Dom Casmurro. Por fim, é apresentado o projeto gráfico proposto, com o qual pretende-se levar ao público leitor um livro que o motive à leitura de literatura clássica brasileira e o incentive ao desenvolvimento de novos olhares sobre a obra. Desse modo, busca-se evidenciar a necessidade e o papel do designer no campo editorial, mostrando como esta relação pode contribuir para tornar a leitura de obras clássicas mais fluidas e atraentes.

2024
1 2