Processo seletivo

Matheus Graciano

Mauro Pinheiro

Noni Geiger

O Corpo Carioca
Cariocas é uma série de 50 cartões postais ilustrados sobre os corpos do Rio de Janeiro, onde através da linguagem caricatural valoriza-se o corpo real seja ele, gordo, magro, negro, branco ou tendo qualquer diferença em seu fenótipo.
Sendo vendido em dois pontos específicos (livrarias e bancas de jornal), os postais possuem duas versões diferentes, no formato de livro e avulsos nas bancas de jornal.
O objetivo principal desses postais é transmitir com humor uma crítica sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade que valoriza o corpo como possível instrumento de capital.

O display do pequeno comércio tradicional no centro do Rio de Janeiro
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) consiste na análise de fachadas de lojas do Centro do Rio de Janeiro. O estudo investiga o tipo de produtos expostos, sua disposição, cores usadas e elementos arquitetônicos. Também é usada a fotografia como forma de documentação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Padronização da imagem visual de uma empresa
Tese (atualmente conhecida como TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1971). Consiste na análise da marca do SENAC de 1969 e na criação de um manual de marca para o SENAC.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Patricia Ferreira dos Santos

Pedro Cruz

Pedro Herzog

Pela tela, pela janela: a fotografia em fluxo e a colagem como um projetar-se
Na contemporaneidade, a fotografia parece ganhar novos enquadramentos no contexto das comunicações em rede. A virtualização de atividades cotidianas está diretamente conectada ao campo do visível e cada vez mais rápido o estatuto da imagem se modifica. A parte inicial dessa pesquisa é dedicada a entender alguns processos com relação à produção de fotografias na atualidade que impactam esse estatuto e que podem vir a instaurar novos sentidos para o projeto e para o design. A fotografia como janela para o passado e como emanação do real são ideias que permeiam o contexto desse trabalho, porém outros fatores são considerados: a participação ativa dos usuários das redes, não mais espectadores, na produção dos conteúdos que circulam nas mídias sociais; a disseminação de ferramentas de produção e edição de imagens— e a consequente naturalização da manipulação digital — e a instauração no interior do fluxo de uma temporalidade própria. Investiga-se a tela como janela do Eu na dinâmica da produção de fotografias através do celular, por meio do aplicativo do Instagram. À imagem atribui-se a metáfora de um tipo de espelho no qual se vê o olhar do outro. Nesse sentido, uma figura se destaca e aparece no centro da pesquisa: o Eu em fluxo. A pesquisa aborda ainda o que seria um tipo de projeto não entendido como tal pelo campo do design: o projetar-se. O projetar de si é tratado a partir de aproximações com o design, pelo uso das ferramentas para produção das imagens, mas também a partir de diferenças sobre aquilo que é projetado em imagem: o Eu. Através da análise de elementos conceituais e formais de colagens, a pesquisa identifica nessa técnica uma metodologia de produção convergente à dinâmica participativa e à temporalidade dos fluxos. Percebe-se que a colagem se manifesta hoje como forma de expressão que conversa com as ferramentas digitais disponíveis e com a urgência do tempo presente. A serviço de artistas e designers em diferentes tempos, a colagem permite hoje aos usuários das redes sociais, a despeito dos limites impostos pelo meio, a criação de imagens de si abertas ao outro. A pesquisa conclui que, desafiando as molduras dos espaços de interface dos meios digitais, as imagens são também janelas que podem ser atravessadas promovendo e multiplicando conexões.

Percepção de sinais. poluição visual
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972) aborda a percepção dos sinais, considerando a semiótica e a psicologia para debater sobre a sinalização de trânsito. Posteriormente foi elaborada uma estrutura que possibilita a criação de um ambiente de trabalho, funcionando também como uma forma de sinalização.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Perturbações perceptivas por superposição de padrões regulares em espaço e tempo : considerações sobre o "moiré", o movimento estroboscópico e um estudo sobre sua aplicação
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise do moiré, um movimento estroboscópio e o estudo de sua aplicação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Princípio básico para sistematização do uso das cores em televisão
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda a sistematização do uso das cores em televisão, focando na integração entre cenografia, iluminação e operação de vídeo, aspectos fundamentais da direção de fotografia. O objetivo principal é desenvolver uma escala cromática baseada no conceito físico de luminosidade, que permita uma previsão mais precisa da forma como as cores serão reproduzidas no vídeo. A partir da escala de cinzas pre determinada pelos fabricantes de câmeras, que é utilizada para contrastes em preto e branco, o trabalho propõe uma escala cromática destinada a ajudar técnicos de TV a prever o comportamento das cores em diferentes esquemas de iluminação. Através deste estudo, busca-se oferecer aos profissionais da televisão uma ferramenta para otimizar o uso das cores e melhorar a qualidade visual das produções.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Priscila Andrade Silva

Priscilla Alves de Moura

Programação visual e livro didático
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Comunicação Visual, versando sobre esse aspecto na produção de um livro didático. O trabalho consiste numa análise em três partes: na primeira, observou-se os fatores que influenciam o ensino; na segunda, analisou-se a programação visual e seu impacto na linguagem visual educacional; e na terceira, elaborou-se uma proposta de atuação baseada nessa análise, aberta a críticas e sugestões.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Que leão é esse? Significados de leões em marcas comerciais em Pernambuco entre 1904 e 1920
No Brasil, Juntas Comerciais, leis e demais instituições que têm por finalidade proteger marcas por meio de registro começaram a ser criadas em 1876. A Junta Comercial de Pernambuco remonta a essa data. O acervo relativo aos seus primeiros 50 anos se encontra digitalizado e é objeto desta pesquisa. Nesse acervo, é possível constatar que algumas representações são recorrentes e, entre elas, a de maior incidência é a do leão, em especial o “Leão do Norte”. O leão se tornou representante de Pernambuco e muitas vezes representa também pessoas ou grupo de pessoas que por lá nasceram. Nesta dissertação, sob a luz da semiótica de Charles Sander Peirce, são traçados os caminhos dos vetores socioeconômicos e culturais que conferem significação ao signo do leão tornando o Leão do Norte um símbolo de Pernambuco e dos pernambucanos e como ele passa a operar em marcas comerciais. A descrição desses vetores teve por objetivo buscar respostas para alguns dos muitos questionamentos suscitados, entre eles: Que Leão é esse? De onde vem esse codinome “Leão do Norte”? Como ele passa a fazer parte do mundo comercial e industrial do Estado no registro oficial de diversas marcas no período em foco? Por fim, foram analisados individualmente doze registros, num recorte temporal entre 1904 e 1920, que apresentam o leão. Nesses registros, observam-se as transformações na apresentação visual e na identidade por que passa o leão, para melhor se adequar à atividade de leão vendedor.

Rafaela Gonçalves da Nóbrega

Ricardo Artur Pereira Carvalho

Roberto Verschleisser

Rodolfo Capeto

Semiologia da comunicação visual : trabalho prático e teórico
Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1970). Consiste na análise da semiologia da comunicação visual, abordando conceitos como código, signo, palavra e metalinguagem.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.
