--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Ricardo Artur Pereira Carvalho

Professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ). Bacharel, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Leciona disciplinas de Design de Interação na graduação enquanto na pós-graduação orienta leciona disciplinas vinculadas à linha de pesquisa Teoria, Informação, Sociedade e História. É um dos coordenadores do Laboratório de Design e Educação (DesEduca Lab), onde pesquisa as relações entre Design, Cultura e Educação, com ênfase no ensino do design e na dimensão dos discursos e práticas. Dentre os interesses, destacam-se questões como as práticas pedagógicas, linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, os materiais didáticos, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas. É integrante e complicador da Rede Design e Opressão.

Interesses de pesquisa

Práticas pedagógicas, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas nos contextos de formação de designers. Tem se dedicado também aos estudos das relações entre design e opressão a partir da perspectiva crítica freiriana e autores afins. Valoriza como abordagem metodológica estudos críticos apoiados por processos empíricos, como pesquisas de campo, estudos de caso, observação-participante e pesquisa-ação.

Bibliografia fundamental

BAKHTIN (VOLOCHINOV), Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014 [1968].
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva; Guacira Lopes Louro. 11a. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2006.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

Participantes

15 abr 2025

Contribuições do design para promoção da saúde na FIOCRUZ através da divulgação científica

Convite para defesa da dissertação de Raquel Leal Cunha - 15 de abril de 2025, 13h.

ver evento
10 abr 2025

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram

Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

ver evento
27 mar 2025

Dispostivos de agenciamento na formação continuada: Pensamento projetual e design thinking na eduação básica

Convite para defesa da tese de Victor Silba - 27 de março de 2025, 08h.

ver evento
26 mar 2025

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência

Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

ver evento
De 26 mar 2024 a 26 mar 2024

O Design no processo de aprendizagem de Artes na Educação Básica

O trabalho reflete as trajetórias acadêmica, profissional e pessoal que venho construindo, em que permeiam as áreas da educação e a da criatividade, em especial o Design.

ver evento
De 16 nov 2023 a 16 nov 2023

Lançamento: Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab

Lançamento do livro Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab, parte da Coleção Laboratórios do PPDESDI.

ver evento
16 fev 2023

Defesa de TFG: “É provável que eu me apaixone” O design na criação de um webtoon

Apresentação:  Gabriela Alcantara Costa Sarmento

ver evento
21 set 2022

Defesa de TCC: Design de Superfície - Oportunidade de conhecer um Brasil

Apresentação: Marina Albuquerque Silva
Orientação: Lígia Medeiros

ver evento

Rede Design e Opressão

Design & Opressão é uma rede de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão fundada em 2020. O objetivo da rede é estabelecer laços de solidariedade entre todas as lutas contra a opressão que passam pelo design como ferramenta, espaço, ou questão a ser transformada. Essa rede estende a tradição de pensamento crítico latino-americano da Educação, Artes e Sociologia para o campo do Design. Além de ações voltadas à formação de designers críticos, a rede promove também ações sociais concretas e continuadas.  No momento, a rede realiza as seguintes atividades:

produção de textos e materiais didáticosgrupo de estudos semanal aberto (temporariamente inativo) série de transmissões em vídeo ao vivo que sintetizam as discussões realizadas pelo grupo de estudoscursos de extensão como o Designs of the Oppressedparticipações em eventos e discussões públicas

Site: https://www.designeopressao.org

Revista Arcos Design

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design

O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.