--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

design gráficoRelacionado a
Limpar filtros
250 itens encontrados
a-z crono

Evelyn Grumach

Everton Avila de Lima

Experiência e visualidade do fonograma. Da audição analógica à digital

Através de uma análise histórica, a pesquisa se propõe a investigar o papel da visualidade nas transformações da experiência de consumo de música impostas pela evolução tecnológica. Se o surgimento do fonógrafo confere potencialidades inéditas à escuta, a ausência da performance determina a perda da visualidade como complemento à audição musical. O processo evolutivo da embalagem do fonograma fez surgir um conceito de projeto que se transfigurou como alternativa à privação dessa visualidade, graças à criação de um layout específico para aquele conteúdo musical. Com o advento do fonograma imaterial e sua transmissão em streaming, nota-se mais uma importante mudança nos processos de consumo de música, alterando as funções da visualidade e, por extensão, do designer na geração de soluções criativas para a mediação da escuta fonográfica.

08 mai 2019

Felipe Loureiro Santos

Fernando Alvarus de Oliveira

Fernando Chaves de Cerqueira

Festa dos Calouros 2016

Filipe Rodrigues Nóbrega

Filippo Martucci

Francisco José Donato Neto

Gabriel Andrade

Gabriel Fernandes Lima

Gabriela Dionizio

Gamboa: O tempo em alto contraste

O bairro da Gamboa, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, é um territóriopro fundamente marcado por sua rica história e por dinâmicas sociais, culturais e urbanas que atravessam séculos. Desde o século XVIII, sua localização estratégica próxima ao porto conferiu-lhe importância no cenário econômico e social da cidade. Ao longo do tempo, a Gamboa tornou-se um território de confluência de diferentes populações, culturas e histórias. No entanto, também foi palco de episódios que expõem as contradições da modernização e do progresso, como a escravização, a segregação social e a descaracterização urbana.

No contexto contemporâneo, a Gamboa enfrenta desafios relacionados à preservação de sua memória e identidade em meio aos processos de urbanização e requalificação, como o projeto Porto Maravilha. Iniciativas culturais e educativas buscam resgatar as memórias históricas do bairro, promovendo a valorização de sua rica herança. Nesse sentido, o projeto “Gamboa: o tempo em alto contraste” propõe uma abordagem para conectar passado e presente do bairro. Por meio da criação de conjuntos de cartazes lambe-lambe, afixados em pontos estratégicos da Gamboa, o projeto apresenta contrastes visuais e narrativos entre o que o bairro foi e o que é hoje. A proposta busca ampliar o acesso à memória local, valorizar a identidade cultural da Gamboa e estimular novas formas de engajamento com a história urbana do Rio de Janeiro.

03 out 2025

Giovanni Vieira de Oliveira

Gisela Costa Pinheiro Monteiro

Glifos para identificação de embalagens na movimentação

Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) trata conceitos de signos e grifos na sua percepção e como eles se comunicam. A pesquisa tem enfoque em estudar e analisar símbolos de embalagem de movimentação e como objetivo final o redesenho de algumas desses símbolos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974

Graziele Araujo dos Santos

Guilherme Cruz Santos de Oliveira

Helena de Barros

Helio Malka Y Negri

Hello World!

Helvecio da Silva

Iconografia do médio São Francisco

Tese (hoje TCC) da diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise profunda sobre a iconografia e a sinalização encontradas no Médio São Francisco, parte do Vale de São Francisco, e o que as originou.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
1... 3 4 5 6 7... 11