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Tiago Cambará Aguiar

The Wide World

The Wide World é uma proposta de narrativa experimental baseada na multiplicidade de pontos de vista. Assumindo que uma narrativa convencional é por si só condicionada ao ponto de vista de um narrador, o projeto propõe romper essa unanimidade ao introduzir a possibilidade de interpretações distintas sobre uma mesma história. O intuito é que as impressões do leitor acerca do que foi lido sejam, ao fim, uma síntese das diferentes perspectivas apresentadas, mais que a assimilação de uma única perspectiva. O projeto faz uso de aparatos tecnológicos recentes como plataforma de funcionamento, que proporcionam uma experiência intuitiva e dinâmica.

2014

Taís Fernandes Costa

Sofia Jordão Ferreira de Mendonça

Ricardo Oliveira da Cunha Lima

Renato Faccini

Preceito

Esse documento é o relatório fi nal do trabalho de conclusão de curso de graduação em design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no ano de 2021, orientado pela professora Noni Geiger.

“Preceito” é título desse projeto, é um curta metragem de animação do gênero suspense, baseado no cotidiano; nos pequenos sustos em situações íntimas e banais que as pessoas passam no dia-a-dia. O curta narra um dia da rotina de um homem comum e entediado fazendo faxina na sua casa, até que ele encontra sinais misteriosos desenhados em seus braços, ligados a situações enigmáticas que o impedem de completar seus afazeres. O roteiro é inspirado no meu pai, que desenvolveu a mania de escrever “X” nas mãos para marcar algo de que não podia se esquecer.

O trabalho tem como característica entender a importância da narrativa em um projeto de design, para que se consiga com êxito evocar sentimentos em seus usuários - nesse caso é o espectador -, bem como lidar diretamente com a capacidade humana de simbolização. O principal objetivo do curta é direcionar e estimular o público em meio a um mistério para que tentem buscar respostas para as informações que propositalmente foram escondidas.

O projeto parte de um interesse pessoal pelo gênero, tanto na literatura quanto no cinema, somado a um fascínio pelo mundo da animação. O curta foi feito na técnica cut-out, e os softwares utilizados para as ilustrações do cenário e personagem foram Adobe Photoshop e Adobe Illustrator; para a animação, Adobe After Eff ects; e edição fi nal do curta no Adobe Premiere.

2021

Pictorial: projeto de website voltado para o uso da ilustração em produtos digitais

Pictorial é um site focado no uso da ilustração em produtos digitais. O projeto visa orientar designers e ilustradores que pretendem escolher a ilustração como um recurso visual e estratégico para melhorar a experiência do usuário em seus projetos de interfaces web ou móvel e reforçar o branding da empresa envolvida.

O site tem como objetivo mostrar as possibilidades que a ilustração pode trazer para o projeto, sendo pensada como um recurso de design em primeiro lugar. Nesse sentido, tem como foco ajudar a explicar ao público, de forma simples, diretrizes que podem ser levadas em consideração, servindo de referência para fornecer possíveis etapas, fundamentos e estudos de caso que auxiliem nesse processo.

2018

Marias: Projeto Editorial

Marias: projeto editorial apresenta como objetivo ressaltar a importância da visibilidade da literatura preta lésbica no circuito literário. O projeto questiona a atual representatividade de mulheres múltiplas que vivenciem suas sexualidades fora do padrão pré-estabelecido pela sociedade. O livro seleciona quatro autoras, duas estrangeiras e duas nacionais no qual suas produções textuais exaltam o afeto entre mulheres.

O conteúdo é formado por trechos de ensaios, contos, crônicas e poemas dessas escritoras, além de experimentações cartográficas e aplicação de ilustrações das autoras para compor o editorial. O projeto foi desenvolvido por Suellen de Oliveira como projeto de conclusão na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

2021

Mariana Mansur Figueiredo

Marcelo de Carvalho Pereira

Marcela Dias Pinto

José Carlos Braga Cabral de Menezes

Joab Alves dos Santos

Ivo Nunes Moreira

Intenção e resultado da linguagem pictórica na visualização de dados

O objetivo desta pesquisa é investigar como o uso de ilustrações afeta a visualização de informação orientada à apresentação, verificando seu efeito na percepção, interpretação e aprendizado de leitores, e avaliando como esse efeito se compara às intenções de designers da informação. Como objetivo secundário, se espera validar processos de avaliação para peças de design de informação ilustradas e orientar a direção de arte de sistemas e visualizações. Assim, ela pode contribuir para que o processo decisório da construção estética de peças de disseminação seja mais bem informado e justificado.

Ingrid Araujo da Silva

Herick Lemos Fagundes

Helvecio da Silva

Guilherme da Costa Garcia

Gabriela Alcantara

Gabriel Fernandes Lima

Emílio Rangel Carneiro

Eduardo da Silva de Alencastre Ceva

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