Processo seletivo

Stephanye Karoline

O design em lugar nenhum: uma empreitada moral de William Morris
Nesta pesquisa, buscamos desenvolver um olhar ampliado sobre William Morris, encontrando na ideia de "empreitada moral" um fio condutor capaz de agregar os diferentes tipos de produção e diferentes fases desse personagem histórico.

Cenários futuros para o ensino de design
A presente pesquisa foi elaborada com o propósito de contribuir com o entendimento dos impactos da pandemia no ensino, com objetivo principal de desenvolver cenários futuros para o ensino do Design no Brasil

Paola de Lima Vichy

Joalheria, projeto e produção: ferramentas do Design para a ourivesaria de pequeno porte

Um estudo de técnicas de usabilidade e experiência do usuário para interfaces de Realidade Aumentada
Investiga o design de interfaces de realidade aumentada (RA), com objetivo de identificar lacunas nos métodos e técnicas de UX/UI Design no seu desenvolvimento e avaliação.

O processo criativo do design de moda aliado à Inteligência Artificial
O processo criativo do design de moda aliado à Inteligência Artificial

Até onde vai o design de serviços em governo? Uma análise de projetos de laboratórios de inovação no setor público
Investiga e delineia elementos cruciais relativos ao emprego do design na geração de ações governamentais

Lara Pessoa Silva

Entre a ferida aberta e a sutura: o corpo discente frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ
A pesquisa procura investigar, junto ao corpo discente da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design.

Amanda Rosetti

Aghata Oliveira

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers
Este projeto visa registrar a análise de experiência do usuário de uma plataforma online para o desenvolvimento colaborativo dos projetos de alunos de Design da ESDI. Seu principal objetivo foi a criação de uma plataforma que permite e incentiva os usuários a divulgarem seus projetos desde a concepção, recebendo feedbacks de outros alunos e, assim, melhorando-os de forma colaborativa. Por focar mais no processo de desenvolvimento do que no produto final, recebeu o nome provisório de Processofólio. Posteriormente, esse termo foi substituído por PROJEKT, nome escolhido durante o desenvolvimento do branding da plataforma.

Deseduca em Ação
Contribuição do Laboratório Deseduca para a coleção Laboratórios do PPDESDI

Imaginação, participação e correspondência
Publicação do Laboratório de Design e Antropologia na Coleção Laboratórios

Quando fazer é pensar
Livro do DEMO para a coleção Laboratórios

Monitoria na elaboração de projetos de pesquisa
Curso de apoio e monitoria na elaboração dos projetos de pesquisa para ingresso no PPDESDI

Autenticidade Padronizada? A Produção de Subjetividade do Designer em Meio aos Discursos Estéticos no Instagram
Este trabalho investiga como a produção de subjetividade e o consumo estético no Instagram são moldados pelas dinâmicas do neoliberalismo contemporâneo, destacando o papel central da parceria entre design e branding na padronização de discursos e estéticas. Fundamentado teoricamente na Arqueologia do Saber e na Genealogia do Poder de Michel Foucault, o estudo explora o discurso de autenticidade e como ele opera enquanto ferramenta de normatização visual, reforçando padrões hegemônicos alinhados à lógica neoliberal que detém valores como intangibilidade, exclusividade e estética no centro. A análise tem como objeto de pesquisa principal o perfil de Instagram @coolmmerce, revelando as estruturas discursivas que sustentam essa hegemonia e os elementos que asseguram sua disseminação como estratégia de mercado, levando à hiperestetização do cotidiano, marcada pela valorização de aspectos intangíveis e pela criação de experiências intensamente visualizadas e performáticas. Procura-se assim compreender as condições históricas e culturais que permitiram a emergência de tais dinâmicas, desde a virada gestorial neoliberal até o capitalismo transestético, ressaltando o papel do saber padronizado como discurso de autoridade. A conclusão reflete sobre as implicações dessas dinâmicas na criação e reprodução cega de subjetividades por parte dos designers, questionando os limites entre autenticidade e controle no ambiente digital e no cotidiano.

Bolsas de doutorado sanduíche no exterior
Está aberto o edital interno para duas bolsas CAPES PDSE para realizar pesquisa no exterior por três meses

Ana Carla Pinheiro

Projeto de uma cafeteira elétrica para bares
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma cafeteria elétrica destinada a bares.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial : projeto de um fogão residencial a gás
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre o papel do desenhista industrial na indústria e no mercado, considerando a posição do profissional como mediador entre as condições da indústria e as necessidades do mercado. Posteriormente desenvolve o projeto de um fogão residencial a gás.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Fechadura. Cofre de parede.
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre os diferentes modelos de fechaduras e seus avanços ao longo da história. Aborda questões relacionadas aos design de produto e o privilégio da função em relação a estética.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.