Processo seletivo

Orlando Marques Filho

Oportunidades de Interação em Aplicativos Voltados para a Aprendizagem de Línguas
Este trabalho busca identificar e analisar oportunidades de interação em aplicativos móveis voltados à aprendizagem de idiomas, considerando que o contato social é essencial para a aprendizagem de línguas. Partindo da premissa de que muitos aplicativos atuais focam excessivamente em exercícios de repetição e práticas individuais, a pesquisa explora teorias da Aquisição de Segunda Língua (ASL) e princípios de Experiência do Usuário (UX), investigando como estratégias específicas podem melhorar a interação comunicativa entre usuários. Foram realizados levantamentos e análises detalhadas dos aplicativos Tandem e Busuu, aplicando métodos como questionários, entrevistas e análises temáticas de avaliações dos usuários. Os resultados destacam que, apesar do grande potencial tecnológico disponível, poucos aplicativos oferecem oportunidade de interação comunicativa suficientemente estruturadas ou eficazes, revelando uma lacuna significativa no mercado.

Ontologia de Notícias: Um modelo para Classificação do Conteúdo dos Jornais ON-Line Brasileiros, Segundo a Lógica da Web Semântica
Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de ontologia simples e generalista, capaz de descrever os conceitos mais básicos que permeiam o domínio de conhecimento dos jornais on-line brasileiros não especializados, fundamentado tanto na prática quanto conceitualmente, em conformidade com os princípios da Web Semântica. A partir de uma nova forma de classificação e organização do conteúdo, a ontologia proposta deve ter condições de atender as necessidades comuns de ambas as partes, jornal e leitor, que são, resumidamente, a busca e a recuperação das informações.

Online launch of "Everyday Acts of design: learning in a time of emergency"
We are delighted to invite you to the online launch of our book "Everyday Acts of design: learning in a time of emergency", which has just been published by Bloomsbury's "Designing in dark times" collection.

Oficinas de metodologia de pesquisa para o Design
Nossa área tem uma tradição forte de metodologia de projeto, e isso causa confusão com a metodologia de pesquisa, que é algo completamente diferente - e por isso nossos pesquisadores não utilizam as ferramentas de investigação necessárias para compreender o design.
Venha aprender mais sobre Metodologia de Pesquisa. Inscreva-se já!
Organização: Marcio Baraco
18/09
25/09
02/10
09/10
sempre as 16h no PPDESDI
tinyurl.com/MetPesqDesign

Oficinas de Materiais

Oficina, faça, crie, projete. Uma imersão no processo de mudança em uma escola pública.
O projeto trata-se de uma experiência de desenvolvimento de projeto realizada inicialmente com um grupo de alunos na escola Rui Frazão Soares através da oficina de projeto: Faça, Crie, Projete. A oficina teve como principal objetivo desenvolver a ideia de resolução de problemas no ambiente escolar, promovendo relações de parceria e cooperação, aliadas ao desenvolvimento de certas competências, habilidades e capacidades nos alunos, adquiridas através da “experiência do fazer”, ou “experiência de projetar”, ideia defendida por diversos pesquisadores. A conceitualização dessa oficina foi desenvolvida seguindo a corrente pedagógica de ensino por projeto, pois essa se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, modelo que faz parte do projeto político-pedagógico da maior parte das escolas públicas no país. Na oficina tivemos o desenvolvimento de um desafio real: pro- mover uma mudança na escola, realizada pelos alunos, ideia proposta nesta oficina pelo tema “mudança no espaço”. Esse desafio se transformou na realização do projeto de montagem da biblioteca anexo aquela escola, que atualmente está em processo de reativação, desenvolvido e administrado por um grupo de voluntários moradores da região. O projeto BEM – Biblioteca Engenho do Mato pretende ser um ponto de leitura, cultura e lazer para o uso dos alunos e moradores da região, um projeto que irá beneficiar diretamente os alunos daquela escola.

Oficina Gráfica

Oficina de Metal

Oficina de materiais 2

Oficina de materiais 1

Oficina de Madeira

Oferta de Disciplinas 2025.2
Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no segundo semestre de 2025.

Oferta de Disciplinas 2025.1
Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no primeiro semestre de 205.

Oferta de Disciplinas 2024.2
Confira as disciplinas do PPDESDI ofertadas no segundo semestre de 2024.

Oferta de Disciplinas 2024.1
Confira as disciplinas do PPDESDI que serão ofertadas no primeiro semestre de 2024.

Oferta de Disciplinas 2023.2
Confira as disciplinas do PPDESDI que serão ofertadas no segundo semestre de 2023.

Octaviano Pereira de Mello Filho

Objetos ordinários: processos históricos de exclusão e de patrimonialização do design no Brasil
A história do design possui diferentes origens, no entanto, a escolha por narrativas que privilegiem uma ou outra filiação depende do discernimento e da influência política e cultural de quem está no lugar de decisão. Uma das origens das histórias do design brasileiro, no ensino e na produção, se vincula às artes aplicadas e industriais. Contudo, as artes aplicadas no Brasil possuem uma trajetória enigmática, tanto na maior instância de preservação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quanto na literatura. Sem assumir a ideia de um percurso histórico linear, das artes aplicadas ao design contemporâneo, esta tese argumenta que objetos ordinários que lhes são decorrentes estão espraiados em nossa vida pessoal e na esfera coletiva, seja pela presença física ou pelas memórias a vinculadas a eles. Sob o ponto de vista da história do design, a tese analisa dois momentos em que as artes aplicadas foram postas em foco ou em xeque nos debates de âmbito educacional, de produção (industrial e da cidade) e da preservação patrimonial – o ecletismo e o modernismo. Propõe-se um convite aos designers para refletir sobre o porquê do lugar dado a esta parte da história do design brasileiro e sobre os motivos que fazem com que designers não a reconheçam como elemento da história da cultura projetiva do país.

Objetos de criação residual: processos criativos em design como dispositivo facilitador da tomada de consciência e diálogo social
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.

O Vidro e a Manufatura de Mário Seguso.Cristaleria Cá d’oro, um Estudo de Caso

O videografismo (motion graphic design) na TV Brasil: as condições da prática
Esta pesquisa se propõe a investigar o videografismo – ou motion graphic design (MGD) – realizado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com ênfase na programação da TV Brasil. Trata-se de uma pesquisa sobre o modus operandi e a cultura de projeto dos profissionais que atuam fazendo vinhetas – e outras peças de MGD – para atender às demandas da instituição. Desenvolve-se uma definição dessa área de estudo, onde são analisadas as principais terminologias do campo como videografismo, motion graphics, motion design, animação, vinheta etc. A dissertação traz uma contextualização da TV Brasil e da EBC, traçando um histórico da comunicação pública no Brasil até a criação da empresa. Em seguida promove uma caracterização e sistematização dos artefatos de MGD, com base nas transmissões da TV Brasil. Sua programação foi gravada durante uma semana ininterruptamente para serem analisadas todas as ocorrências de MGD transmitidas ao público, seja em programas de produção própria ou naqueles simplesmente veiculados, assim como as inserções nos intervalos da programação. Como objetivo principal temos a caracterização da cultura de projeto na TV Brasil, a partir de entrevistas com os profissionais atuantes. Foram realizadas diversas reflexões acerca do videografismo, levando-se em conta elementos como transmissão da informação, design, movimento, narrativa, som. Também foi analisada a importância do videografismo e seu papel potencializador do alcance da programação ao deixá-la mais agradável e atraente ao espectador, produzindo uma camada de prazer e agradabilidade no conteúdo exibido. Também foi discutido o papel da TV Brasil e da EBC na comunicação pública brasileira, e a possibilidade de sua extinção. Concomitantemente, foi organizada uma seleção em vídeo de trabalhos realizados pela equipe de videografismo da TV Brasil, escolhidos pelos próprios profissionais, disponível noendereço online: ttps://vimeo.com/videografismotvbrasil.

O uso da metodologia de personas na produção de hipermídia adaptativa para auxílio a visitas guiadas a museus

O tratamento da fotografia no jornal brasileiro
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) busca mostrar como a fotografia é importante na comunicação jornalística, destacando a necessidade de integração entre designer e jornalista para alcançar eficácia na mídia.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.