Processo seletivo

Igor Postiga Tavares

Igor Pigozzo Mendes Silva

Igor Cesar Rosa da Silva

Igor Arume de Souza

Identidade visual da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ)
Em setembro de 2016 a ESDI iniciou a etapa de desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual da Policlínica Piquet Carneiro como parte de uma ampla parceria entre essas duas instituições. O projeto de identidade visual teve como objetivo criar uma comunicação institucional equalizada entre os diversos setores, laboratórios e serviços que a Piquet Carneiro oferece à população.

Identidade visual da exposição Atravessar o Presente

Identidade Visual CAPO

identidade visual

Identidade Carioca: Resgate a História Cultural
O projeto monográfico “Identidade Carioca: resgate a história cultural”, de José Joaquim de Barros desenvolveu um vídeo que faz parte de uma exposição transitante que conta a história da Revolta da Vacina, tendo como base a busca pela cidadania e pelos direitos de autonomia individual. Assim, sobre a reflexão temática da identidade de um povo construído a partir da história de uma determinada sociedade e suas transformações sofridas ao longo do tempo, a ideia foi resgatar a história cultural da cidade do Rio de Janeiro por meio de situações e manifestações em que se buscou cidadania. Portanto, a proposta foi desenvolver um projeto sobre um dos momentos mais tensos e intensos da história do Rio de Janeiro de busca pelos direitos e democracia. Contudo, foi desenvolvido uma seção do que seria uma exposição itinerante destinado a ser apresentada em ruas da cidade sobre a busca pela cidadania popular durante a Revolta da Vacina.

Iconografia do médio São Francisco
Tese (hoje TCC) da diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise profunda sobre a iconografia e a sinalização encontradas no Médio São Francisco, parte do Vale de São Francisco, e o que as originou.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Hyprbol Plataforma Online de Edição Colaborativa de Música

Hylder Rodrigues Barbosa

Humberto Souza Machado

Hugo Luiz Gadea

Hugo dos Santos Teixeira

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Convite para a defesa de tese de Gustavo Cossio.

História, Design e Cultura Material

História do design via redes de conhecimento aberto

História do Design no Brasil

história do design brasileiro

História do design 3

História do design 2
