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Cyntia Santos Malaguti de Souza

Cyntia Motta de Oliveira Martins

Cynthia Santiago Barbosa Bravo

Cursos superiores de graduação tecnológica em design: expansão e contexto atual da oferta no Brasil

Esta pesquisa apresenta dados sobre a configuração dos cursos superiores de tecnologia em design no Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro. O levantamento inicial foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir de referências publicadas em artigos, livros, dissertações e teses relacionadas ao tema Educação Profissional no Brasil . As análises quantitativas da pesquisa documental foram representadas por meio de figuras e gráficos gerados através de informações fornecidas dos portais responsáveis pela regulação do ensino superior no país, além de linha do tempo sobre a História dos cursos superiores de tecnologia em Design no Brasil. Para a verificação da hipótese, entrevistou-se os atuais coordenadores cariocas dos cursos superiores tecnológicos em Design com perguntas de opinião focadas nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior ─ Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Exame de Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) ─ para saber se expressam ou não a qualidade das Instituição de Ensino Superior (IES) atuais. Para análise da técnica da Entrevista Semiestruturada, confrontaram-se dados e opiniões, visando identificar pontos comuns e divergentes que foram classificados em pauta de acordo com os seguintes critérios: perfil do aluno tecnólogo, inserção no mercado de trabalho, indicadores de qualidade, habilitações em Design e pesquisa em Design. Os resultados indicam que os cursos superiores tecnológicos em Design Gráfico são de curta duração e com o perfil do profissional de conclusão voltado para a prática profissional, porém estão sendo avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) praticamente no mesmo formato que os cursos de bacharelado (longa duração e perfil teórico) através do ENADE, que não avalia corretamente o conhecimento de seus alunos tecnólogos. Mais especificamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza tipos de provas diferentes para os tecnólogos e bacharéis em Design, mas exige em seus conteúdos competências muito parecidas. Tudo indica que os cursos tecnológicos devam reavaliar seus currículos e inserir mais disciplinas teóricas, porém os estudantes tecnólogos têm maiores chances de se tornarem empregáveis se estiverem atualizados com os conhecimentos práticos exigidos constantemente em seu currículo pelo mercado de trabalho. Finalmente, verifica-se a importância de um equilíbrio entre teoria x prática através da implantação de unidades de apoio profissional (incubadoras, escritórios modelo de Design, etc).

12 dez 2017

Cultura Contemporânea

Croqui em movimento: um experimento de intervenção sobre o processo criativo da moda

“CROQUI EM MOVIMENTO “ é um projeto experimental que visa realizar uma intervenção no processo criativo da Moda com a utilização da linguagem visual dos croquis, antes presentes apenas na fase inicial da criação das peças. O experimento traz  uma ressignificação do croqui, reforçando sua relevância e o colocando como foco no resultado final de quatro peças de roupa. A autora realiza primeiramente uma contextualização sobre o processo de criação de uma coleção de moda e a importância do croqui nesse contexto, juntamente com suas referências de estilistas que utilizam essa técnica de forma expressiva. A outra parte se aprofunda no desenvolvimento de sua coleção , a escolha do material e as técnicas necessárias para a realização de cada estampa.

2013

Critérios de inclusão de componentes em Design System

O principal objetivo deste trabalho é estudar como engenheiros de software e designers cooperam para a criação de um DS. Neste sentido buscamos compreender quais são as nuances da tomada de decisão na etapa de levantamento de requisitos e como essa tomada de decisão se limita ou se expande de acordo com as capacidades tecnológicas e organizacionais. Assim, observaremos a interação entre esses dois agentes, que definem como os módulos do DS existem e como se encaixam de modo a maximizar a produção. Além de definir as características do DS, suas capacidades, limitações e regras de utilização por outras equipes.

Cristine Nogueira Nunes

Cristina Lopes Cavallo

Cristina Jardim Batista

Cristina Helena de Toledo Rocha

Cristina Cordeiro Juliano

Cristina Barbosa Soler

Cristina Alves da Silva

Cristiano Lanna Rangel

Cristiana Vieira Pastusiak

Cristiana Faria Valente do Couto

Criatividades

O projeto "Criatividades" tem como proposta a divulgação de pontos culturais e criativos na cidade do Rio de Janeiro, estimulando a sua valorização pela população local e/ou turista. Foram criadas três peças gráficas, um folder e postais impressos, e um site, com representações de mapeamento e dados quanto às áreas: arquitetura, arte, artes cênicas, cinema, design, fotografia, moda e música. Foi dado ao projeto o recorte das regiões de Centro, Zona Portuária e Santa Teresa. Todas as peças gráficas apresentam um mapa da região, em que cada atividade é indicada com um número correspondente, na legenda sendo dados os nomes, as áreas em que se encaixa, endereço e website.

2012

Criança, apropriação do sentido do objeto : brinquedo, peças grandes para construção

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1971). Consiste em uma pesquisa em relação aos brinquedos, abordando estudos de cor, faixa etária e função do brinquedo, entre outros. Resultando na projeção de um móvel-brinquedo para crianças entre 3 e 5 anos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971

Criação de uma linha de embalgem para derivados de Petróleo em uso doméstico

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) consiste na criação de uma linha de embalagem para derivados de Petróleo. Aborda as etapas de construção técnica, paleta de cores e escolha tipográfica.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973

Cozy Games: Uma busca pelo bem-estar mental

Cozy Games

Os Cozy Games, ou Jogos Aconchegantes — jogos eletrônicos cujo principal objetivo é entregar conforto emocional e bem-estar mental aos jogadores — estão em ascensão, provando que, além de existir um grande público a ser considerado, os jogos podem ir além do estereótipo violento e evocar sentimentos positivos. O principal objetivo desta pesquisa é discutir a questão: devido à falta de categorização clara da indústria, jogadores que se preocupam com sua saúde mental — assim como os que procuram maneiras de se sentirem bem mentalmente — se frustram ao buscarem jogos eletrônicos que os fazem sentir-se acolhidos.

Cozinho com o vizinho

O projeto "Cozinho com o Vizinho" de um sistema de mobiliário para cozinhas coletivas em condomínios representa uma proposta de criar um espaço que promova a transformação da maneira como as pessoas vivem. O intuito é provocar maior aproximação para que possam ser desenvolvidas relações de confiança, respeito e amizade, e acima de tudo, uma capacidade maior de lidar com pessoas e conflitos. Em contrafluxo à tendência do atual mercado de mobiliário e decoração característicos do sistema socio- econômico, esse projeto foi pensado a partir de uma perspectiva da integração, simplicidade e resistência. Nesse TCC, estão presentes os materiais necessários para a confecção do mobiliário, desenhos técnicos, fluxogramas e mockups da proposta.

2014

cozinha+ projeto de website para dispositivos móveis focado em auxiliar iniciantes no processo de cozinhar

O cozinha+ é um site projetado para dispositivos móveis que  tem como finalidade ajudar iniciantes na cozinha com todo o processo relacionado ao ato de cozinhar, facilitando os momentos mais difíceis, antecipando as possíveis dúvidas e entregando soluções efetivas em uma interface simples e de fácil navegação.  Para isso foram feitos testes ao longo do processo junto do público-alvo a fim de entender quais são suas principais questões relacionadas à cozinha, além de também validar se o projeto criado estava atendendo tanto o usuário iniciante quanto quem se considera mais especialista no assunto.

2017
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